
Uma vasta programação organizada pelo Governo do Estado, marcará as comemorações do aniversário de 228 anos da Fortaleza de São José de Macapá. A programação começa no próximo sábado, 6, com uma missa para os servidores da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e órgãos vinculados. A celebração é tradicional e faz parte da festividade alusiva a São José, padroeiro da capital do Estado do Amapá, organizada pela Diocese de Macapá.
Eventos serão realizados de 6 a 19 de março com visitas monitoradas, palestras, seminários, exposições, estréia do Cine Mairi, teatro, dança e shows culturais, alvoradas festivas, café da manhã e muito mais. No domingo, 7h, às 17h, saída do Santo Padroeiro com homenagem da Fortaleza de São de Macapá.
Na segunda-feira, 8, será a abertura da exposição “Etnicidade” evento realizado em parceria com as Secretarias Extraordinárias de Políticas para os Afrodescendentes e para os Povos Indígenas.
As comemorações continuam na sexta-feira, 12, com a inauguração do Cine Mairi da Fortaleza de São José de Macapá, a partir das 16h, com a exibição do documentário “Fortaleza, Nosso Forte, Nossa História”. Na ocasião haverá apresentações culturais e distribuição de pipoca com refrigerante. O evento contará com a presença de documentaristas, jornalistas, autoridades e representantes de outros Cines Clubes contemplados pelo Ministério da Cultura (Minc).
No sábado, 13 estréia no Cine Mairi, a exibição do filme “Vida de Menina” voltado para o público feminino em homenagem a semana da mulher e no domingo a sessão é voltada para o público infantil com a exibição do filme “Castelo Rá-Tim-Bum, o filme”. A programação do Cine Mairi segue até dia 27, com sessões para todas as idades e entrada franca. Ainda no domingo, à tarde haverá apresentação cultural de grupos teatrais e danças, contemplados pelo Programa Teia Cultural.
De 15 a 17, ocorre a Semana do Patrimônio promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Durante o evento no período da manhã e tarde serão realizadas oficinas sobre escavação arqueológicas e teatro de bonecos sobre a educação patrimonial para alunos do ensino fundamental da rede pública estadual.
Outra ação que também merece destaque e o IV Seminário do Museu Fortaleza de São José de Macapá realizada pela Secult entre os dias 15, 16 e 17, no Museu Sacaca, das 14h às 18h. No primeiro dia, o ciclo de palestras trata-se do Patrimônio Material, ministrada por técnico do IPHAN; Fortaleza de São José de Macapá: Memória, Educação e Cidadania; A Fortaleza de São José de Macapá e a Paisagem Urbana da Cidade de Macapá.
No segundo dia, ocorrem palestras sobre os Museus do Amapá no Contexto da Política Nacional de Museus com a coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico Simone Maria de Jesus. A gerente do Museu Fortaleza de São José de Macapá, Obde Ferreira Gadelha falará sobre a Relação Museus e Turismo. No ultimo dia, o ciclo de palestra encerram com os temas Patrimônio material e outros a definir. No dia 18, a partir das 15 h, haverá a premiação do Concurso de redação e apresentação cultural de grupos infantis.
Dia 19 de Março, data em que se comemora o aniversário de 228 anos da Fortaleza de São José de Macapá. A festa começa com alvorada festiva, salva de tiros e Rufar dos Tambores às 6 h da manhã. Seguida do café da manhã acompanhado de parabéns à Fortaleza e apresentação cultural. À tarde terá apresentação teatral e grupos de dança do Teia Cultural.
À noite, a partir das 19h, a festa de aniversário continua com show musical com apresentação de artistas amapaenses e bandas locais. O show acontecerá em frente ao mercado central ou no Anfiteatro da Fortaleza.
Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário