segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SHOW “CANTIGA DE AMIGOS” COM SILVIO CARNEIRO E YAN FERNANDO RESGATA MÚSICA BRASILEIRA DE RAÍZ







Silvio Carneiro e Yan Fernando encontram-se no Sesc Centro, amanhã, 30 de novembro, no show Cantiga de Amigos onde interpretam canções consagradas no disco Cantoria 1, gravado em 1984 na Bahia. O show faz parte do Projeto Botequim e traz para o palco músicas de Elomar, Geraldo Azevedo, Xangai e Vital Farias que retratam a vida sertaneja cantada por autênticos nordestinos que traduzem o sertão brasileiro como poucos no show que deu origem ao disco. O sucesso do primeiro lançamento os levou de volta aos palcos para gravar o Cantoria 2, em 1988.
Os músicos- Os dois artistas comungam da mesma paixão por músicas brasileiras e a diferença de idade não impediu as afinidades. Silvio Carneiro tem 33 anos, nasceu na Paraíba é jornalista e chegou no Amapá em 2005. Tem a música como companhia desde a infância, cresceu ouvindo de clássicos eruditos a populares e aprendeu violão com amigos. Fã de Raul Seixas, deixou que o rock entrasse em seu repertório na sua passagem pelo movimento estudantil. Integrou bandas de rock ainda no nordeste, mas a tendência pelo estilo progressista de Raul e Zé Ramalho levou Silvio para as rodadas de violão entre amigos acadêmicos onde fazia imitações de seus ídolos. Além de excelente intérprete, Silvio compõe e depois de alguns anos dedicado ao jornalismo, retornou em 2010 à música com o show “Raul Seixas-21 Anos Sem Luar”. Logo após apresentou no Sesc o “Nordeste Independente” e no Complexo Araxá, “As Aventuras do Maluco Beleza no Reino de Avohai”.
Yan Fernando é um jovem amapaense de 19 anos que descobriu muito cedo a música. Assim como Silvio, Yan cresceu escutando músicas de artistas consagrados e se aventurou primeiro na percussão em festas particulares e ampliou esse conhecimento nas baterias de diversas escolas de samba no Amapá. Yan tenta unir o talento nato ao conhecimento acadêmico. Aos 8 anos entrou na Escola de Música Walkíria Lima mas o tempo dispensado com teorias não estava nos planos do garoto que já queria tocar instrumento. Desistiu, mas ao completar 15 anos retornou à Escola de Música onde decidiu se aperfeiçoar de fato em música estudando violão erudito. Aluno de Beto Oscar, Fabinho Costa e André Pantoja, Yan atuou como tenor na Orquestra Oscar Santos durante dois anos e participou de vários recitais da escola de música. Suas influências musicais vão de Villa Lobos à Paulinho Nogueira, Elomar, Chico Buaque, Belchior, Turíbio Santos e muitos outros. Em 2010 foi convidado por jovens artistas amapaenses para participação em shows, como a exemplo de Rebeca Braga e o próprio Silvio Carneiro.
O Show- Em Cantiga de Amigos a dupla vai interpretar músicas como Sete Cantigas Para Voar, Kukukaya, Ai Que Saudade D’ocê, ABC do Preguiçoso, Saga da Amazônia, Moça Bonita, Arrumação e outras que não fazem parte do repertório do disco, como as de autoria de Renato Teixeira, Almir Sater e Paulinho Pedra Azul. “Podemos definir este show como um resgate da música brasileiríssima de raiz”, fala Silvio.

SEMSA e SEAMAST Realizarão Ação Social na Subprefeitura

Nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Assistência Social e
do Trabalho – SEMAST e a Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA vão
realizar uma Ação Social na Subprefeitura de Macapá para a comunidade
da Zona Norte, a partir das 8h. A Ação visa dar acessibilidade aos
bens e serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Macapá de
forma integrada. O esforço conjunto tem o objetivo assegurar à
população o exercício de seus direitos no campo da cidadania. A Ação
Social é aberta a toda comunidade, mas para ter acesso aos serviços,
basta que a pessoa esteja com sua documentação civil.

Serviços que serão oferecidos:
Ø Atendimento Social- CRAS Minha Gente;
Ø Atendimento Médico: Clínico Geral e Ginecologista;
Ø Atendimento Odontológico;
Ø Teste Rápido de HIV e Aconselhamento;
Ø Farmácia;
Ø Imunização (Vacinação);
Ø Exames de PCCU;
Ø Palestras temáticas: DST/AIDS; Natalidade; Prevenção a Violência
Sexual e outros.
Ø Teste de glicemia;
Ø Verificação de PA;
Ø Corte de Cabelo;
Ø Emissão de Carteira do SUS.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CONCURSO PÚBLICO PARA O IAPEN SERÁ NESTE DOMINGO

19 mil e 69 (dezenove mil e sessenta e nove) candidatos estão inscritos para concorrerem as 320 vagas disponíveis no concurso do Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN), que será realizado no próximo domingo, dia 28.
A execução da primeira fase do concurso (prova objetiva) é da Fundação Marco Zero (FMZ). A comissão organizadora do concurso é a Secretaria de Estado da Administração (SEAD).
São 42 escolas que funcionarão como locais de prova, além da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), nesta última onde está a maior parte dos candidatos portadores de necessidades especiais, no total 112 inscritos.
Cerca de 2 mil pessoas, entre servidores públicos, fiscais, coordenadores, assessores, segurança, apoio além de outros estarão envolvidos no dia das provas.
A Fundação Marco Zero dispõem de um super esquema de segurança para a elaboração e realização das provas, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança pública. Polícia militar e polícia federal, além de equipamentos, como detectores de metais e detectores de sinais eletrônicos (celulares) para proibir qualquer tipo de fraude.
As 320 vagas foram divididas entre escolaridade e cargos. Veja abaixo:
NÍVEL MÉDIO:
250 AGENTE PENITENCIÁRIO
30 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO
NÍVEL SUPERIOR:
03 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-PEDAGOGO
06 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-ADVOGADO
01 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-ANALISTA DE SISTEMAS
06 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-ASSISTENTE SOCIAL
01 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-CONTADOR
03 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-ENFERMEIRO
01 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-ENGENHEIRO CIVIL
03 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-MÉDICO CLINICO GERAL
01 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-MÉDICO GINECOLOGISTA
04 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-MÉDICO ODONTÓLOGO
03 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-MÉDICO PSIQUIATRA
02 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
06 EDUCADOR SOCIAL PENITENCIÁRIO-PSICÓLOGO

* A realização do concurso público para o IAPEN que seria no dia 24 de outubro foi transferida para o dia 28 de novembro, conforme recomendação do Ministério Público Estadual

Lançamento do Livro de escritor Paulo de Tarso Barros

A ideia principal do projeto é a publicação de várias antologias literárias de poemas, contos e crônicas tendo em vista a enorme dificuldade que alguns autores têm de conseguir publicar livros individualmente. Primeiro, pelo alto custo; segundo, pela falta de patrocínio, a precária distribuição e divulgação. Já uma antologia reúne muitos autores, e cada um já trabalha no mesmo sentido, ou seja, a somatória de esforços é canalizada com um só objetivo: a divulgação da obra.
Em 2009 houve o lançamento da primeira antologia, que reuniu 16 poetas contemporâneos e teve sua apresentação assinada pelo professor Manoel Azevedo, da Unifap.
Neste segundo volume, são reunidos 28 contos de 17 autores, dentre os quais o poeta e jornalista Alcy Araújo. A coordenação e organização do projeto ficou sob a responsabilidade de Manoel Bispo Corrêa, poeta, artista plástico e compositor de larga experiência nas artes e cultura do Amapá, que atualmente é o líder do Grupo Universo. Esta se constitui em uma obra que é um referencial na historiografia literária, pois trata-se da primeira antologia de contos a ser publicada no Amapá.
Ainda estão previstas os lançamentos de mais duas coletâneas: uma de crônicas e mais uma de poemas, o que deverá acontecer em 2011, dando oportunidades a autores que desejam mostrar suas produções.
Atualmente, várias universidades e escolas de nível médio estudam os textos de autores locais, cuja inserção no currículo está sendo feita gradativamente, pois ainda é muito pequena a produção local. Mas, com esse estímulo e o crescente interesse escolar, provavelmente dentro de pouco tempo teremos muitas obras literárias relevantes circulando aqui no Amapá. A cada vestibular da Unifap e UEAP, pelo menos 3 ou 4 autores são indicados como leitura obrigatória, o que acaba gerando uma correria em busca desses textos que nem sempre estão disponíveis.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

LIESA DECIDE QUE PIRATÃO VOLTA AO CARNAVAL EM 2011 NO GRUPO DE ACESSO

No último fim de semana a Liga das Escolas de Samba do Amapá-LIESA reuniu os conselheiros para uma votação que trouxe a Escola de Samba Piratas da Batucada de volta ao carnaval amapaense no Grupo Acesso. O Conselho, que reúne representantes das 10 agremiações carnavalescas do Estado, decidiu por unanimidade perdoar excepcionalmente Piratão e evitar a punição de afastá-lo do carnaval amapaense por 2 anos. Somente a perda do título de campeã do carnaval 2010 permanece. “O Conselho tomou uma decisão que vai enriquecer o carnaval 2011 que foi o perdão, que traz de volta o Piratão, a comunidade da Zona Sul não poderia ser penalizada por uma atitude isolada, nem os brincantes, nem o nosso carnaval, sem Piratão o carnaval iria diminuir bastante”, fala o presidente da LIESA, Orles Braga.
Piratas da Batucada foi penalizada pelo Conselho da LIESA este ano com a perda do título e afastamento do carnaval após os fatos que causaram um desastre no carnaval amapaense. Tida como a campeã pelo público e os próprios adversários, a Universidade da Samba Boêmios do Laguinho, foi anunciada na apuração como detentora do segundo lugar, o que resultou em uma ação da Universidade dentro da LIESA contra o resultado e denúncia de compra de notas e jurados. Mesmo aclamada como campeã, Piratas da Batucada perdeu o título após a decisão do Conselho que acatou a denúncia do presidente de Boêmios, Vicente Cruz, que acusou a indicação de jurado para favorecer Piratas. Em maio o Conselho decidiu que Boêmios era campeã do carnaval 201A penalidade imposta pelo Conselho da LIESA à Piratas da Batucada não foi contestada porque a escola encontrava-se em crise interna com o término do mandato de Gilson Rocha e vacância do cargo de presidente por sucessivas ações movidas entre as próprias chapas que concorriam à presidência. Por este motivo a escola perdeu os prazos para recorrer da decisão e o presidente da LIESA anunciou o Carnaval de 2011 com 9 escolas. Para resolver a crise instalada no Piratas, um grupo de fundadores formados pela ala jovem, convocou uma assembléia para formar uma Junta Diretora, o que resultou novamente em ação na Justiça movida por adversários para evitar a formação da Junta. O juiz Normandes Antônio de Souza deu ganho de causa aos fundadores e a Diretoria Executiva Provisória foi constituída pelo ex-presidente Reginaldo França, Alex Pereira no setor administrativo e Ilka Carrera no financeiro.
A Diretoria Provisória entrou com uma ação na última sexta-feira, 19 de novembro, na LIESA pedindo a recondução da Piratas ao carnaval amapaense, o que foi aceito no sábado pelos conselheiros. “Após esse período dramático lutamos dentro da escola e fora dela para que Piratas pudesse voltar ao carnaval, desfilaremos no grupo de acesso, mas não vai impedir que façamos um lindo carnaval e não vai nos diminuir em nada, temos o compromisso de trazer de volta os brincantes que estão afastados e voltarmos para o primeiro grupo grandiosos”, fala França. A decisão veio a tempo de Piratas gravar o samba para o CD de 2011, cuja gravação encerra esta semana. Piratas traz para o Sambódromo o enredo campeão de 1997, “Corpo de Mani, Dádiva de Tupã”, numa homenagem a Mestre Monteiro, piratista falecido este ano e que passou por todos os setores da escola e foi o primeiro presidente da LIESA. Um dos compromissos assumidos por França na LIESA foi o de apurar os fatos e punir o causador de acordo com o estatuto da agremiação. O presidente França já solicitou à LIESA cópia do processo administrativo que puniu o Piratão para que a Escola tome uma decisão para que casos como estes não prejudiquem o carnaval amapaense.

sábado, 20 de novembro de 2010

ASSOCIAÇÃO GRUPO DAS LÁGRIMAS - PAUTA DE JULGAMENTO PARA O MÊS DE NOVEMBRO

A Associação Grupo das Lágrimas, entidade beneficente que luta em prol da comunidade, de igualdade social, centraliza o serviço próximo da população e tem por sua presidente de honra Helena Guerra, convida todos os seus associados para assistirem o julgamento do acusado de assassinar Mauro da Silva Mendes. O julgamento será no dia 22 de novembro de 2010, segunda-feira, às 08:00 horas, na 1ª Vara Tribunal do Júri (prédio anexo - Manoel Eudóxio).

Réu: Paulo Ricardo da Silva Barbosa

Resumo da denúncia: No dia 28 de fevereiro de 2006, por volta das 16:00 horas, em via pública, no bairro Central, o acusado Paulo Ricardo da Silva Barbosa munido de arma de fogo (revólver calibre 38), desferiu dois disparos contra a vítima Mauro da Silva Mendes causando-lhes gravíssimos ferimentos e o evento morte por choque hemorrágico. Segundo apurado, o acusado sabedor que a vítima iria passar pelo local na passagem do bloco de sujos ‘A Banda’, aguardou o momento oportuno para se vingar face de desentendimentos anteriores, disparando contra seu desafeto em meio a um número significativo de pessoas.

A Associação Grupo das Lágrimas,convida todos os seus associados para assistirem o julgamento do acusado de assassinar Eberson do Nascimento Cardoso. O julgamento será no dia 23 de novembro de 2010, terça-feira, às 08:00 horas, na 2ª Vara do Tribunal do Júri (prédio da Avenida FAB).

Réu: Adelson Monteiro Pereira

Resumo da denúncia: No dia 10 de dezembro de 2005, por volta das 20 horas, em via pública, na Vila das Oliveiras (Pedrinhas), o denunciado em comunhão de desígnios de ações com terceira pessoa, fazendo uso de arma branca tipo faca, lesionou a vítima com duas facadas causando-lhes deste modo o evento morte.

A Associação Grupo das Lágrimas, convida todos os seus associados para assistirem o julgamento do acusado de assassinar Raimundo Nonato Ataíde dos Santos. O julgamento será no dia 24 de novembro de 2010, quarta-feira, às 08:00 horas.

Réus: Cleonice Barata de Souza e Elielson Barata de Souza.

Resumo da denúncia: No dia 15 de janeiro de 2006, por volta das 19:00 horas, na residência da vítima e da denunciada (concubina), situada à Rua Plebeus, no Renascer, os acusados em comunhão de vontades em conjunção de esforços, munidos de uma marreta (não apreendida), executaram a vítima Raimundo Nonato. Diz o RPM que a vítima tomou conhecimento de que os denunciados haviam furtado determinado valor da casa da patroa da primeira acusada e ameaçou deletar os acusado, e diante disso, os acusados decidiram executar a vítima. No início da madrugada do dia 16 de fevereiro de 2006, os acusados em companhia do menor de idade Elielson, filho da primeira acusada, transportaram o corpo do interior da residência jogando-o em via pública a uma distância de aproximadamente 50 metros da residência do casal.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

XVI ENCONTRO DOS TAMBORES/SEMANA CONSCIÊNCIA NEGRA










A União dos Negros do Amapá (UNA) realiza no período de 20 a 26 de novembro a “XVI Encontro dos Tambores/Semana Consciência Negra”. O evento vai iniciar às 19 horas na UNA.
Preparativos:
Responsável pela coordenação do XVI Encontro dos Tambores, que faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, a diretoria da União dos Negros do Amapá (UMA), começa os preparativos para a maior manifestação afro-descendente do Norte do Brasil. Este ano a festa sofreu algumas alterações e terá uma proporção menor com relação às anteriores, mas a coordenação afirma que mesmo com pouco recurso o público não vai se decepcionar com a programação. Em todo o Estado está confirmadas a presença de 36 grupos de variadas manifestações afro.
Apresentação Confirmada:
A programação da Semana da Consciência Negra inclui não apenas apresentação de danças, mas também capoeira, hip-hop, samba, e religiões de matriz africana, como umbanda e tambor de mina. Cada um destes segmentos é responsável pela sua programação e a UNA cabe a responsabilidade da realização do Encontro dos Tambores e Feira de Artesanato e Comidas Típicas, que também está sendo preparada. As palestras e seminários do calendário são organizados por outras entidades ligadas a movimentos negros amapaenses.
Histórico do evento:
A Semana da Consciência Negra obedece há 16 anos um calendário oficial instituído pelo Governo do Estado e representantes de comunidades afro-descendentes através da UNA. Com a situação econômica atual do Estado, representantes do Governo chegaram a cogitar a transferência da festa para a Expofeira Agropecuária, o que não foi aceito pela diretoria da UNA. “Todos os anos começamos a Semana no dia 13 de novembro e encerramos no dia 20, Dia da Consciência Negra, mas este ano, diante da situação em que o Estado se encontra, tivemos que alterar a data. Motivo a qual o Governo programou a Expofeira para o mesmo período, e não aceitamos que o Encontro dos Tambores seja realizado fora do Centro de Cultura Negra”, fala Aluísio Carvalho, da coordenação.
Aluísio fala que a festa vai iniciar no dia 20, com a tradicional Missa dos Quilombos e garante que o Encontro dos Tambores será no espaço construído para este tipo de manifestação e as comunidades apresentarão suas danças e mostrarão que a cultura permanece viva em cada negro ou descendente. Marabaixo, batuque, tambor de crioula, sairé e zimba estão confirmados assim como o banho de cheiro, queima de fogos e rufar dos tambores. No dia 26 acontece o encerramento, nesta data a União dos Negros do Amapá completa 24 anos de fundação. “Iremos comemorar com muita dança e fogos a criação desta entidade que hoje representa os negros e continua brigando por nossos direitos”, acrescenta Aluísio.
Homenagem:
Além de apresentações, está confirmada e realização da escolha de “A Mais Bela Negra” e seminários educativos relacionados à cultura e luta afro. Este ano os grupos irão homenagear o filho de escravos João Cândido que há 100 anos iniciou a Revolta da Chibata, acabando com essa punição corporal no Brasil. Outra homenageada pelos grupos é a amapaense e matriarca da família Congó, dona Dica, que faleceu em fevereiro deste ano e foi uma das principais lideranças do movimento de Marabaixo na Favela. Dona Dica Congó realizou durante quase 50 anos o Almoço dos Inocentes em homenagem à Santíssima Trindade.
Repasse de Verbas:
O repasse para a realização da festa foi realizado no dia 17, assim, foi confirmada a data pelo Governo do Estado e deve sair na última sexta-feira, um dia antes do início da festa. “Vamos fazer porque temos compromisso com as comunidades e população em geral. Mas as lideranças estão conscientes que é possível que não recebam a tempo o dinheiro para a compra de roupas das apresentações e nem para a despesa com alimentação, todos os anos é o mesmo problema, mas assim mesmo todos querem participar e vão fazer bonito. Mesmo com todos os problemas que enfrentamos, todos os anos fazemos uma festa linda o Centro lota todas as noites do Encontro dos Tambores e conseguimos nosso objetivo, que é a integração das comunidades, nestas noites, eles são as autoridades” explicou Aluízo Carvalho, Coordenador do evento.
PROGRAMAÇÃO:
Dia: 20/11
19 Horas – Rufar dos Tambores e Salva de Fogos
20 Horas – Missa dos Quilombos
21:30 Horas – Apresentação do Marabaixo do Artur (infantil)
22 Horas– Rodada de Marabaixo com todos os grupos presentes em homenagem à dona Dica Congó e João Cândido
DIA: 21/11
21 Horas - Concurso “A Mais Bela Negra”
23 Horas – Show com artistas locais
00 Hora - Apresentação do grupo Yalodês- Mulheres Guerreiras
DIA: 22/11
20 Horas – Apresentação de Candomblé- Pai Salvino
DIA: 23/11
20 Horas – Apresentação do Tambor de Mina – Mãe Iolete
DIA: 24/11
08 às 13horas – Seminário Negro no Amapá: Educação – Sociólogo Marco Antônio
20 Horas – Abertura do Encontro dos Tambores com apresentação das comunidades
DIA: 25/11
08 às 13 Horas – Seminário Negro no Amapá: Educação – Raimunda Ramos
20 Horas – Apresentação de comunidades
DIA: 26/11
08 Horas – Café da manhã em comemoração ao aniversário de 24 anos de fundação da UNA
20 Horas – Apresentação de comunidades e encerramento da festa

Prefeitura de Macapá realiza troca de cargos

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Prefeita de Macapá em Exercício
Helena Guerra deu posse aos novos secretários da Secretaria Municipal
de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eraldo Trindade, e Secretaria
Municipal de Manutenção Urbanística, Marcos Jucá. As cerimônias
aconteceram no auditório de cada instituição com a presença de
servidores, secretariado municipal e imprensa.
* SEMDUR - Eraldo da Silva Trindade: casado, três filhos, engenheiro
florestal, jornalista, radialista e bacharel em Direto. Cargos que
ocupou: Deputado Federal por três mandatos, Representante do GEA em
Brasília, Presidente de Desenvolvimento Urbano na Câmara Federal e da
Comissão de Direitos Humanos, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Macapá.
* SEMUR - Marcos Alberto de Souza Jucá: amapaense, 37 anos, casado,
dois filhos, engenheiro civil formado pela UNAMA, especialização em
Gestão e Administração Pública pela FAMA. Cargos que ocupou: Diretor
de Obras da SETRAP (2002), Diretor Técnico da CEA (2005), Diretor e
Coordenador de Obras e Fiscalização da SEINF (2006).

Esporte Cidadania acontecerá no município de Porto Grande

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) e o Serviço
Social da Indústria promovem neste sábado, 20 de novembro, das 8h00 às
17h00, na Escola Estadual Maria Cristina Botelho, no município de
Porto Grande, mais uma edição do Projeto Esporte Cidadania.
O evento é realizado simultaneamente em todo o País em parceria com a
Rede Globo, com o objetivo de difundir o esporte como ferramenta de
inclusão social e estimular a prática esportiva para: crianças,
adolescentes e adultos. O evento, que também conta com o apoio de
parceiros e voluntários oferecerá diversos serviços para a comunidade.
A meta é receber cerca de 1 mil e 500 pessoas e prestar 3 mil
atendimentos.
Durante todo o dia a população de Porto Grande terá acesso a oficinas,
jogos e brincadeiras. Serão oferecidos serviços na área da saúde,
cidadania, educação, lazer, cultura esporte e responsabilidade social,
corte de cabelo, orientação e distribuição de material informativo
sobre temas diversos.

IJOMA realiza Semana Estadual do Combate ao Câncer

O Instituto de Câncer Joel Magalhães com objetivo de divulgar os trabalhos e serviços prestados aos pacientes portadores do câncer realizam no período de 22 a 27 de novembro a “Semana Estadual do Combate ao Câncer”

Programação Alusiva:
Dia: 22 de Novembro – Segunda-Feira:
Local: Assembléia Legislativa – Às 8 horas
Pauta: Política de Prevenção do Câncer (Prevenção)
Apresentação dos Projetos Passes Livre e Coordenadoria Estadual do Câncer. Logo Depoimentos, Reflexão e Apresentação da Cantora Verônica do Marabaixo.

Dia: 23 de Novembro - Terça-Feira:
Local: Praça da Bandeira – Às 8 horas
Evento: Ação de Cidadania: Massoterapia, relaxamento, prevenção e informação jurídica e orientação de Saúde Bucal.

Dia: 24 de Novembro – Quarta-Feira:
Local: Centro Cultural Jorge Basile – Às 18 horas
Evento: Aça de Reflexão, Debates, Apresentação de filmes e Luau de Voz e Violão.

Dia: 25 de Novembro – Quinta-Feira:
Local: Centro de Eventos da Paróquia Jesus de Nazaré – Às 19 horas
Evento: Celebração Pela Vida – Trazer um kilo de alimento não perecível para doação.

Dia: 26 de Novembro – Sexta-Feira:
Local: Centro de Eventos da Paróquia Jesus de Nazaré
Evento: Desfile com as mulheres da ACAMAP, Ação de Lazer e Educativa: Distribuição de Folders, Banners, Orientações Diversas, Vendas de Produtos, Amostras e outros.

Dia: 27 de Novembro – Sábado
Local: Praça Veiga Cabral – Às 8 horas
Evento: Caminhada Contra o Câncer de Mama

Local: Centro de Eventos da Paróquia Jesus de Nazaré – As 19h30
Evento: Show Beneficente com Cantores da Terra, Desfile e Danças – Trazer um Kilo de alimento não perecíveis para doação.

Sobre o Instituto:
Instituto de Câncer Joel Magalhães
Fundado: 21 de Abril de 2010
Presidente: Padre Paulo Roberto
Finalidade: Ajuda as pessoas doentes no tratamento de câncer, principalmente em fase de tratamentos e que são mais carentes. Possui 300 voluntários e atender mais de 70 pacientes em faze de tratamentos.
Assistência: Ajudam em custo de medicamentos, passagens (porcentagem do custo), exames, cestas básicas, quimioterapias e psicólogos.
Localizado: Centro de Eventos da Quadra da Paróquia Jesus de Nazaré.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

HELENA GUERRA FALA DOS DOIS ANOS DE GESTÃO MUNICIPAL

Na manhã desta quarta-feira, enquanto o Prefeito de Macapá Roberto
Góes estava visitando as Unidades Básicas de Saúde da capital, a
Vice-Prefeita Helena Guerra participou de uma entrevista no Programa
‘Luís Melo Entrevista’, na rádio 102 FM. No bate-papo, Helena Guerra
contou, entre outras informações, sobre a inovação da gestão
compartilhada com Roberto Góes, Marcha das Marias, além de uma
avaliação dos dois anos de mandato.
Violência contra a mulher
A Marcha das Marias foi um projeto da então Vereadora Marivalda, onde
Helena Guerra foi a relatora. Feito na Orla de Macapá, este ano a
marcha será no bairro Congós, devido uma constatação através de
estatísticas que o local é o mais violento em relação a violência
contra a mulher. De acordo com Helena Guerra, no evento haverá um
lugar para esclarecer informações sobre esse tema e trabalhar com os
agressores para que esse tipo de situação não continue. “Temos
aproximadamente 3.000 famílias entre Macapá e Santana e todos os dias
antes de ir para a Vice-Prefeitura, atendo na Associação Grupo das
Lágrimas pelo menos uma vítima de violência e isso me assusta muito”,
conta ela, ainda mencionando que é preciso agir mais nessa situação em
escolas, associações de bairro, conselhos tutelares com palestras e
ações diversas.
Gestão compartilhada
Na entrevista, Helena Guerra disse como começou o modelo de gestão
compartilhada, uma inovação onde a Vice-Prefeitura também entra em
ação nos momentos de determinações na Prefeitura. “Passei 20 anos na
Câmara de Vereadores e sempre presenciei que o vice somente preenchia
a ausência do titular. Quando formamos a chapa para a Prefeitura de
Macapá, falei com o Roberto que queria ajudá-lo nessa missão. Claro
que existem algumas discordâncias, mas nunca brigamos e sempre
chegamos a um consenso. Hoje, nós fazemos um governo de união e de
mãos dadas, unimos nossa experiência e não existe ciumeira como alguns
já falaram, muito pelo contrário, nos damos muito bem, temos
determinação”, diz ela contando ainda que administrar é razão e não
coração, por isso semanalmente são realizadas reuniões com o
secretariado municipal para saber como está cada secretaria. “Queremos
que a coisa aconteça e logo, a população espera”.
Dois anos de administração
A Vice-Prefeita de Macapá Helena Guerra conta que o segredo de
qualquer sucesso é a humildade e que para esses dois anos de mandato
junto com Roberto Góes foram feitos muitos benefícios em prol a
população macapaense. “Pegamos a cidade com uma lacuna, porém nesses
dois anos já fizemos muitas coisas e queremos fazer muito mais. O
Roberto vem me surpreendendo a cada dia, porque ele é incansável como
administrador e prezo por isso. Cada dia tem uma coisa para fazer,
todos os projetos de campanha estão sendo cumprindo e até o fim do
nosso mandato temos muitas coisas para fazer. Hoje, nossa cidade está
bonita, limpa, todo mundo vê isso e é o que todo mundo quer. A cidade
mudou e mudou para melhor”, finaliza Helena Guerra.
----------------------------
Ascom/Gabiv/PMM
(96) 3213-1355

Projeto Esporte Cidadania 2010.

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) e o Serviço
Social da Indústria (SESI) realizarão dia 20 de novembro, em parceria
com o SENAI, IEL, Rede Globo, Eletronorte, Eldorado Veículos,
Sorveteria Q-Sabor e Governo do Estado – através da Politec, Lacen e
CEA, mais uma edição do Projeto Esporte Cidadania.
O evento acontecerá na Escola Estadual Ana Cristina Botelho, no
município de Porto Grande, das 8h às 17 h.
O objetivo do Projeto é contribuir para a elevação da qualidade de
vida do trabalhador da indústria, seus dependentes e comunidade,
possibilitando sua inclusão social por meio do esporte.
Durante o dia, a população participará gratuitamente de atividades
físico – esportiva (recreativas e artísticos – culturais) e terá
acesso à informações nutricionais, educativas e preventivas.

SESI a serviço da Indústria do Amapá.
COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

Hemoap previne estoque para as festas de fim de ano

O Hemoap realizará no período de 22 a 26 de novembro a SEMANA DE DOAÇÃO DE SANGUE. A exemplo dos demais Hemocentros do Brasil, o Hemoap busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de manter um estoque preventivo de sangue no período dos festejos e férias de final de ano. A semana de doação de sangue do Hemoap conta com reforço especial. 25 de novembro é o dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
Venha ao Hemoap fazer a sua doação.
Obs: solicitamos aos colegas da imprensa que nos ajudem a divulgar esta informação.

Asscom/Hemoap
Contato: 9124-5267/3212-6139
Ramal: 216

Vereador Rilton Amanajás (PSDB) realiza Audiência Pública sobre aumento da Tarifa de Ônibus

Vereador Rilton Amanajás (PSDB) juntamente com bancada de Vereadores
do Município de Macapá, irá realizar dia 18 (Quinta-Feira) Audiência
Pública a partir das 9hs, no plenário da CMM para debater com a
Sociedade Civil Organizada e os órgãos competentes sobre o possível
aumento da Tarifa do Transporte Coletivo. Estarão presentes no evento
o Prefeito de Macapá Roberto Góes, Representante do Ministério Público
Pedro Rodrigues, Promotoria de Cidadania Marcelo Moraes, Diretor da
EMTU Haroldo Matos, Diretor do SETAP Antônio Carlos, Presidente da
UECSA Pedro Filé, Presidente da Associação dos Idosos Ozenda Barbosa
entre outros.
Em Macapá existem aproximadamente 379.459 habitantes, atualmente a
tarifa de ônibus é de R$ 1,90 e a proposta de aumento é para R$2,55.
Fazendo um comparativo com alguns Estados Brasileiros Populosos como:
São Paulo (SP): R$ 2,30 com 39.807.392 habitantes
Rio de Janeiro (RJ): R$ 2,20 com 14.821.348 habitantes
Belém (PA): R$1,85 com 1.408.487 habitantes
Fortaleza (CE): R$ 1,80 com 2.431.415 habitantes

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CMM realiza Natal Solidário

Pela primeira vez a Câmara Municipal de Macapá, através do Presidente
Rilton Amanajás (PSDB) e toda bancada de Vereadores irão realizar o
Natal Solidário. O objetivo principal da ação é aproximar cada vez
mais a Câmara da Comunidade.
A abertura da Campanha Natal Solidário será realizado dia 11 de
Novembro (Quinta-Feira) no Espaço Cultural Maria Rodrigues Alves, na
CMM, de 9:00 às 13:00hs. O evento é aberto ao público e a entrada é
1kg de alimento não perecível.
Durante o lançamento, acontecerão shows de Artistas locais como; Show
de Amadeu Cavalcante, Marcelo Dias, do artista Jackson Amaral, Cantata
de Natal. Além, de apresentações de Capoeira, Batuque, Marabaixo,
Peças teatrais, Exposição de Artes, Exposição de Artesanatos
regionais e Serviços de utilidade pública como; aplicação de flúor,
vacinação, corte de cabelo, verificação de pressão, massoterapia entre
outros serviços.
A população terá mais de um mês para colaborar doando alimentos,
roupas e brinquedos. A Kombi Itinerante percorrerá vários bairros
arrecadando doações, que serão distribuídos nos dias 17 e 18 de
Dezembro nos bairros carentes da Cidade de Macapá e Instituições
Filantrópicas como; Projeto Cova dos Leões no Bairro Murici, e Projeto
Mariza Nicolóide no Pólo da Fazendinha.

ASCOM-CMM
3212-2149/9908-2261

terça-feira, 9 de novembro de 2010

I CONGRESSO DE MULHERES, TEMA: MULHERES HONRADAS, PERÓLAS GERADAS PARA VENCER

A abertura esta marcada para quinta feira (11), as 19 horas na IGREJA BETEL, e o encerramento acontece no domingo a noite (14), serão 4 dias, a expectativa é reunir 500 mulheres
O evento esta sendo organizado pelo Apóstolo Elias e Apóstola Simone, que juntos presidem o Ministério Betel . Esta confirmada a presença da Apóstola, Ana Marita, de Manaus, que ao lado do esposo, Apóstolo Renê Terra Nova, consolida um dos ministérios mais influentes na Visão Celular no Modelo dos 12.
È um novo tempo! Este CONGRESSO DE MULHERES é o primeiro de muitos que ainda serão realizados pelo Ministério Betel, garante Apóstola Simone que destacou “ Deus fará muito mais do que pensamos e imaginamos ,experimentaremos o que DEUS tem reservado para nós nestes dias que , com certeza, serão inesquecíveis. Nosso Pai nos marcará de forma sobrenatural, porque somos ‘Uma Geração de Mulheres Honradas ‘. Estamos entrando num tempo profético, tempo de muitos milagres. Precisamos entender a importância da benção de uma cobertura espiritual para nosso crescimento pessoal e para a obra como um todo”.
As inscrições para o Congresso podem ser feitas na secretaria do MINISTÉRIO BETEL, ao preço de R$ 30.00 ( trinta reais )
AV. Mendonça Furtado,1741-Santa Rita Fone- 32230467

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Lançamento Livro
Título: "CASAMENTO, ASPECTOS JURÍDICOS E BÍBLICOS". O livro trata do casamento como um instituto jurídico do Direito de Família e sua natureza jurídica e também seu conceito bíblico e o porque de ser considerado um projeto de Deus para as famílias.

O lançamento será às 17hs do dia 12.11 na livraria Amapaense.
Autora
SIMONE MARIA PALHETA PIRES, pastora, advogada, professora titular da Universidade Federal do Amapá da cadeira de Direito Processual Civil, mestranda em Filosofia da Religião, esposa do Apóstolo Elias Rodrigues da Fonseca e juntos presidem o Ministério Betel.

Atletas Amapaenses conquistam Medalhas na Copa Norte

A VIII Copa Norte de Karatê, realizado entre os dias 15 a 17 de outubro na Escola Superior de Educação Física na cidade de Belém do Pará, os atletas amapaense conquistaram 06 medalhas. Os atletas representado o estado do Amapá ficaram em 8º lugar na classificação geral.
Apoio e Colaboração:
A Federação Amapaense de Karatê (FAK) através do Presidente Rilton Amanajás acompanhou os atletas até o evento oferecendo seu apoio, tranqüilidade e segurança.
Participação dos Estados:
Mais de 300 atletas participaram da competição, foram 23 associados dos seguintes estados: Amapá, Pará e Maranhão. Durante o evento foram oferecidos aos participantes cursos de clínicas e arbitragem, após, foi realizada a competição.
Atletas Vencedores de Medalha:
Os atletas de Karatê representando o Estado do Amapá vencedores das modalidades: Kumite e Kata foram:
Thiago Diniz Medalha de Ouro( Kumite)
Herinck Santos de Souza Medalha de Ouro (Kumite)
Jair Brito de Souza Medalha de Prata (Kumite)
José Ronaldo da Silva Medalha de Prata (Kumite),
Carlos Nelson Santos Medalha de Bronze(Kumite) e Jameson Oliveira
Medalha de Bronze (Kata).

CMM realiza Natal Solidário

A Câmara de Vereadores do Município de Macapá, através do Presidente e Vereador Rilton Amanajás (PSDB) com objetivo de aproximar a comunidade junto à câmara irá realizar o “Natal Solidário”. A abertura da campanha será no dia 11 de novemb(quinta-feira) No Espaço Cultural Rodrigues Alves (CMM), a partir das 9 às 14 horas.
Durante o lançamento, acontecerá Shows Artísticos e Mostras Culturais, o espaço é aberto a população que poderá contribuir levando 1kg de alimento não perecível e usufruir de todos serviços disponibilizados como corte de cabelo, massoterapia, aplicação de flúor dentre outros.
“Só a solidariedade pode construir um país de fartura para todos. A solidariedade é em si uma postura política diante da vida e é dessa forma que trabalhamos, nos colocando no lugar do outro, observando a necessidade de cada um para construir uma sociedade mais justa e fraterna” disse Rilton Amanajás, Presidente da Câmara de Vereadores de Macapá.
A população terá mais de um mês para colaborar com alimentos, roupas e brinquedos que serão distribuídos nos dias 17 e 18 de Dezembro nos bairros carentes na Cidade de Macapá.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Novos formandos do Projeto Macapá Digital



A Secretaria Munipal de Assistência Social e do Trabalho ( SEMAST)comemorou a formatura da terceira turma do Projeto Macapá Digital desde sua fundação em março do ano passado. A solenidade aconteceu no auditório da escola Visconde de Mauá - SESI na tarde desta quarta-feira (04) e foram entregues mais de 2.600 certificados.
O Projeto Macapá digital já certificou mais de seis mil alunos em diversas áreas do conhecimento como: inclusão social e digital básica, cursos nas áreas de informática avançada, iniciação profissional e outros.
Com o objetivo de transformar o ser humano em cidadão, o Projeto vem por meio do acesso ao conhecimento, ampliando sua qualidade de vida e suas chances de conquistar emprego e renda. Tal iniciativa é viabilizada por uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio -MDIC, Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA e pela Prefeitura Municipal de Macapá, através de suas Secretarias e parceiros, utilizando-se de Centros de Capacitação Tecnológica implantados pelo Projeto em locais estratégicos da cidade e por parceria com outros pontos de inclusão já implantados.
Durante a solenidade foram apresentados depoimentos de alunos, de diversas idades, que expressaram sua satisfação em fazer parte do projeto. Cleonice Barbosa, dona de casa que aos 70 anos já participa do terceiro curso oferecido pelo Projeto falou da alegria de poder crescer e aprender mais a cada dia: “ Não tem idade para o conhecimento, eu fico feliz em poder participar do Macapá Digital”, agradeceu Dona Cleonice.
O Projeto contempla atualmente três centros de capacitação tecnológica localizados na zona norte de Macapá, Centro e Congós. A vice-prefeita Helena Guerra, durante seu pronunciamento, manifestou o desejo da gestão municipal em fazer este projeto crescer e alcançar mais munícipes. “ Esta formatura é um sinal de progresso, e nós da gestão municipal apoiamos este projeto e desejamos fazer com que ele cresça e alcance cada vez mais is jovens, os adultos e os idosos”, concluiu a vice-prefeita.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (SEMAST) promoveu ao fim da solenidade um sorteio de um notebook para os formandos e a distribuição de um coquetel. Na oportunidade estiveram presentes gestores municipais e representantes dos parceiros do Projeto.

PREFEITURA DE MACAPÁ/ASCOM
3223-4291

Vereador Marcelo Dias (PSDB) discute com a Sociedade sobre Infraestrutura da Cultura em Macapá

Vereador Marcelo Dias (PSDB) discute com a Sociedade sobre
Infraestrutura da Cultura em MacapáA Câmara Municipal de Macapá
através do Vereador Marcelo Dias (PSDB) realizará dia 09 de novembro
Audiência Pública com o Tema “A Infraestrutura da Cultura em Macapá”.
O objetivo da Audiência é discutir com o Poder Público e com a
Sociedade Civil Organizada a estrutura física das instituições
culturais, que estão em péssimas condições. Durante a Audiência será
apresentado fotografias e um vídeo documental mostrando a atual
situação do Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima,
Escola de Artes Cândido Portinari e a Biblioteca Pública Estadual Elcy
Larceda.

Participarão da Audiência Pública;
João Milhomem Secretário Estadual de Cultura
José Augusto Cardoso Coordenador de Cultura do Município de Macapá
Camilo Capiberipe Governador Eleito do Amapá
Dep. Estadual Michel JK
João Porfírio Conselho de Cultura
Cleverson Baía – AMCAP
Orlens Braga Figueiredo – LIESA
Telma Terezinha –Confraria Tucujus
Cristina Mendonça a Diretora da Escola Cândido Portinari
Rosiane Sirqueira a Diretora do Centro de Educação Profissional de
Música Walquíria Lima
José Queiroz Pastana Diretor da Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Daniel Rocha Federação Amapaense de Teatro

Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima
A Escola de Música Walquíria Lima tem 58 anos de existência e
inicialmente era chamado de Conservatório Amapaense de Música, exerce
grande influência na vida cultural da Sociedade Amapaense. Atualmente
no Centro Walquíria Lima estão matriculados mil alunos com idades de 8
a 79 anos, nos cursos de piano, flauta doce, violino, violoncelo,
trompete, violão (popular e erudito), bateria, clarinete, canto
lírico, contrabaixo elétrico, saxofone e regência de bandas. O Centro
de Música está fechado aproximadamente um ano.

Escola de Artes Cândido Portinari
A Escola de Artes Cândido Portinari foi fundada há 36 anos e oferece a
comunidade cursos de aperfeiçoamento artístico gratuito e mais de mil
alunos matriculados. Segundo a Diretora do Centro Cristina Mendonça, o
prédio não se encontra em condições para funcionamento. O Corpo de
Bombeiros e Secretária de Infraestrutura (Seinf), emitiram sete
laudos atestando a necessidade de reparos, hidráulicos e elétricos.
Por medida de segurança as aulas do centro estão sendo ministradas em
outro prédio.

Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda
A Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda conta com um acervo de
aproximadamente 55 mil volumes e a estimativa de público é de 200 mil
pessoas por ano. Dispõe das seguintes salas: Literatura Amapaense;
Periódicos, onde existem jornais antigos; Obras Raras; Livros Técnicos
Científicos; Coleção Circulante, com literatura brasileira e
estrangeira; Ensino Fundamental; Videoteca; as salas Elcy Lacerda e
Janary Nunes, com acervo pessoal, uma sala específica para o
Pesquisador e a de Direitos Autorais, onde funciona a representação
estadual da Fundação Biblioteca Nacional. Com prazo de 90 dias para
ser reformada, Biblioteca está fechada desde agosto de 2009.

ASCOM-CMM
3212-2149/ 9908-2261

www.camarademacapa.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Brasil tem a primeira mulher presidente: Dilma Rousseff





Brasil tem a 1ª mulher presidente: Dilma Rousseff. O Brasil elegeu hoje, 31 de outubro de 2010, a primeira mulher presidente da República. Dilma Rousseff venceu com 56,05% dos votos válidos. Seu adversário do PSDB, José Serra, teve 43,95%.
Os brasileiros foram às urnas no domingo que antecede o feriado de 2 de Novembro com a convicção de que o projeto iniciado pelo governo Lula em 2003 será aprofundado e aprimorado por Dilma. Ainda hoje, a presidente eleita deve fazer um pronunciamento no hotel em Brasília onde acompanha a apuração dos votos com seus aliados.
Reunidos num hotel em Brasília para acompanhar a apuração dos votos, aliados da candidata Dilma Rousseff traçaram o caminho que deve ser seguido pelo novo governo. Mais do que a continuidade, Dilma vai imprimir seu estilo no governo que vai aprimorar os programas sociais e garantir o crescimento econômico.
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Dilma vai cumprir a meta de erradicação da miséria e manter a integração entre crescimento econômico e inclusão social. “O governo Dilma vai ser um outro governo. Ela vai dar seu tom e estilo, e aprofundar o que governo Lula começou. O Brasil pode e tem que erradicar a miséria. E a integração entre crescimento e divisão da riqueza vai ser a marca do governo da presidenta Dilma Rousseff”, acrescentou Temporão.
Continuidade
Na mesma linha, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, não prevê um governo idêntico ao de Lula, mas aposta que Dilma Rousseff vai continuar com a política de valorização do salário mínimo, por exemplo. “A Dilma vai manter a nossa política de valorização todos os anos do salário mínimo com aumentos acima da inflação. E, de certa forma, isso já está contemplado no Orçamento”, explicou.
Para o ministro, com Dilma na presidência da República, o Brasil vai continuar crescendo, com inflação sob controle, geração de emprego e investimentos em infraestrutura. “A continuidade significa manter os programas, a linha, mas vai sair um presidente e vai entrar outra. Com a caneta cheia para nomear quem quiser”, brincou Paulo Bernardo.
Na avaliação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o país está pronto para seguir mudando. “Vamos deixar uma herança do bem. Um país ajustado, pronto para continuar crescendo e reduzindo a pobreza.”
Balanço
No balanço sobre a campanha eleitoral, o assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, lamentou a mobilização de “setores do submundo da política” que evitou uma discussão politizada. Segundo ele, a campanha foi exaustiva e Dilma deve tirar uns dias de descanso.
“O resultado revela que houve mais acertos que erros. Sempre que foi necessário, ela insistiu muito no projeto nacional de desenvolvimento, nas grandes políticas que foram as do governo Lula, que devem ganhar em qualidade neste governo”, disse Marco Aurélio Garcia. “O momento agora, como se diz em linguagem futebolística, é correr para o abraço.”

Fonte: dilma13.com.br

Sucessos nacionais vão sacudir a 47ª Expofeira do Amapá

“Vamos sacudir a Expofeira”. A promessa é de Ivo Canuti, da Associação das Empresas Produtoras de Eventos Artísticos e Culturais do Amapá (Apecap), responsável pela programação artística nacional da 47ª Expofeira que vai reunir a comunidade amapaense e de fora do estado no período de 12 a 21 de novembro, na arena de shows do Parque de Exposições de Fazendinha. O evento acontece anualmente há 47 anos e tem público esperado de cerca 1 milhão. “Estamos preparando uma bela programação e com certeza irá levantar o povo com muita alegria”, disse Ivo Canuti.
São cantores conhecidos do público. Alguns já pisaram em solo amapaense, outros não. Além da banda Destak e Ramon Frazely, irão subir no principal palco da 47ª Expofeira o forró contagiante de Calcinha Preta, o pagode apaixonado de Alexandre Pires, a religiosidade de Regis Danese, o sambista Dudu Nobre, o tecno brega do poderoso Tubinambá e o rock em dose dupla com Detonautas e Raimundos.
Estilos diferentes. Do samba ao forró, do rock a música gospel. Com tantas variedades musicais, a diversão está garantida na Expofeira. A população poderá assistir às apresentações gratuitamente, nos espaços das arquibancadas e na arena central.
Apenas a área de camarotes será comercializada, os espaços serão vendidos no Bloco Malagueta. Os preços variam de 3 mil a 3.500, para vinte pessoas, dependendo da localização. Uma mega estrutura está sendo preparada pelo Governo do Estado, o maior incentivador do evento.
A festa começa com a banda Destak e Ramon Frazely. Uma mistura de ritmos que traz melode, axé, pop rock e se junta ao forró rasgado de Frazely. Uma noite totalmente amapaense.
PROGRAMAÇÃO
No sábado, 13, a festa fica por conta do Forró da Calcinha Preta. No feriado do Dia 15, os amapaenses vão dançar ao som do pagode de Alexandre Pires. Dia 17 a arena receberá o cantor gospel Regis Danese. No dia 19 será a vez do Tupinambá balançar os amantes do tecno brega. Dia 20, Dia da Consciência Negra, o palco será ocupado pelo sambista Dudu Nobre. O encerramento, dia 21, a festa será em dose dupla para o delírio dos amantes do rock, Detonautas e Raimundos.
Lilian Guimarães
Assessora de Comunicação

Mulher: divulgado cronograma de marchas contra a violência

A programação da Marcha das Marias este ano ocorrerá dia 26 de novembro. A estimativa dos organizadores é de que mais de cinco mil mulheres participem do evento. O objetivo é sensibilizar cada vez mais a sociedade amapaense do combate à violência doméstica. A Marcha das Marias faz parte das políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado no combate à violência masculina contra a mulher. No Amapá, a cada 17 minutos uma mulher é vítima de violência masculina. Em Santana, a Marcha das Josis será realizada no dia 25. Haverá marcha nos 16 municípios.
Conforme a assessora técnica de projetos da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (Sepm), Eldalice Fernandes, durante todo o mês de novembro técnicos da Sepm e de outras instituições vão estar mobilizados para a realização de marchas em todo o Estado. A primeira acontece dia 6 de novembro nas cidades de Ferreira Gomes e Porto Grande e a última será no dia 1º de dezembro, nos municípios de Tartarugalzinho e Calçoene.
Nas marchas serão distribuídos panfletos educativos, haverá shows artísticos culturais, testemunhos de mulheres vítimas de violência e exibição de peças lúdicas e de dramatização que tratam do tema. As marchas envolvem estudantes de escolas públicas e particulares, integrantes de igrejas, de associações de bairros, de movimento de mulheres, entre outras instituições da sociedade civil organizada.
Eldalice Fernandes destacou que a iniciativa em realizar as marchas nos 16 municípios reforça o compromisso da Sepm na defesa e na valorização de centenas de mulheres, vítimas de violência, cujo agressor na maioria das vezes é o marido, namorado, companheiro, amigo ou parente.
CRONOGRAMA DAS MARCHAS 2010
MUNICÍPIOS:
06/11/10 - (Marcha das Helenas) em Ferreira Gomes
06/11/10 - (Marcha das Graças) em Porto Grande
11/11/10 - (Marcha das Julias) em Mazagão
12/11/10 - (Marcha das Isabeis) em Cutias do Araguari
13/11/10 - (Marcha das Mulheres de Pedra Branca) em Pedra Branca do Amapari
13/11/10 - (Marcha das Maria de Nazares) em Serra do Navio
17/11/10 - (Marcha das Francileides) em Oiapoque
24/11/10 - (Marcha das Mulheres de Itaubal) em Itaubal do Piririn
25/11/10 - (Marcha das Josys) em Santana
26/11/10 - (Marcha das Marias) em Macapá
27/11/10 - (Marcha das Mineiras) em Laranjal do Jari
27/11/10 - (Marcha das Nubias) em Vitória do Jari
30/11/10 - (Marcha das Anas) em Amapá
30/11/10 - (Marcha das Mulheres) em Pracuúba
01/12/10 - (Marcha das Isadorias) em Tartarugalzinho
01/12/10 - (Marcha das Maria das Dulces) em Calçoene.

Edy Wilson Silva

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Governador eleito do AP promete 'transparência total' na gestão





Político mais jovem eleito governador nas eleições deste ano, Camilo Capiberibe (PSB), 38 anos, assumirá o estado do Amapá em 1º de janeiro com a responsabilidade de reorganizar uma gestão sob suspeita de abrigar um suposto esquema de corrupção que se alastrava por ao menos nove órgãos estatais.
As irregularidades são investigadas pela Polícia Federal na Operação Mãos Limpas. Deflagrada em 10 de setembro, a menos de um mês do primeiro turno da eleição, a operação prendeu 25 pessoas sob suspeita de envolvimento em desvios de recursos públicos do estado e da União.
Entre os presos estão o ex-governador Waldez Góes (PDT) e o atual governador, Pedro Paulo Dias (PP), que passou nove dias detido e transmitirá o cargo a Capiberibe, após perder a disputa pela reeleição.

A própria eleição de Capiberibe foi resultado direto da crise política que se abateu sobre o estado. De quarto colocado nas primeiras pesquisas eleitorais, o filho do ex-governador João Capiberibe (PSB, 1995-2002) levou a disputa ao segundo turno e virou o jogo contra Lucas Barreto (PTB), em eleição em que ambos procuraram erguer a bandeira da mudança.
Em entrevista ao G1, Capiberibe aponta consequências positivas da operação da PF, que, segundo ele, introduziu na campanha o tema da transparência na gestão pública. Diz que desde domingo (31) ainda não conseguiu falar com o governador Dias, mas que o procurará oficialmente nesta quarta (3) para começar a organizar a transição.
O governador eleito disse que irá promover "transparência total" nos gastos do governo. Afirmou que a situação da gestão hoje é crítica, com dívidas acumuladas com fornecedores e prestadores de serviço. Apesar disso, reiterou a viabilidade de propostas de sua campanha, como a cessão de um notebook a cada professor da rede pública.
Leia abaixo os principais tópicos da entrevista com o governador eleito do Amapá, ex-território federal de 626 mil habitantes e que representa 0,2% do Produto Interno Bruto do país:
Operação Mãos Limpas
Capiberibe afirma que a ação da PF é "positiva" por "exigir da sociedade uma grande reflexão sobre o que vinha acontecendo e o que ela quer que aconteça". Reconhece que a corrupção estava "entrincheirada" na máquina pública, e que a revelação das supostas irregularidades motivou demandas na sociedade por combate ao desvio de recursos públicos.
O governador eleito disse que irá reforçar o papel de órgãos de controle da administração. Afirmou, por exemplo, que transformará a Auditoria Geral do Estado em Controladoria Geral do Estado.
"Vamos implantar transparência total no governo. Todos os gastos vão ser transparentes, de uma caneta que se compra ao metro de construção. E o problema não é só de corrupção. Há problema geral de gestão, dívidas paradas. A situação do estado é crítica, e isso vai exigir um exercício grande de concentração em torno de superar isso", disse.
Transição de governo
O socialista diz que já tentou, sem sucesso, contato com o governador Pedro Paulo Dias (PP). Defende uma transição sem sobressaltos, mas reconhece que a atual gestão pode dificultar o acesso de sua equipe aos dados da gestão.
"Não consegui conversar com o governador [desde domingo, 31]. Já tentei ligar, mas o telefone está fora de área. Minha expectativa é que ele atenda. O que pode acontecer é adiar o acesso aos dados, mas impedir não tem como. Amanhã [3], passado o feriado, pretendo procurá-lo institucionalmente para debater os mecanismos para a transição", afirmou.
Promessas de campanha
Ainda que aponte dificuldades financeiras do estado, Capiberibe defende a viabilidade de algumas de suas propostas de campanha, como a entrega de notebooks a professores.
"Já governamos [seu grupo político] o estado, os recursos eram menores e fizemos muito. Um dos problemas hoje é o desperdício de recursos e a corrupção. Não há dinheiro para fazer tudo, mas não é problema de falta de dinheiro. Temos R$ 170 milhões do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento, federal] para o Amapá e nem 10% foi executado. Temos dois empréstimos captados no BNDES, de R$ 204 milhões e R$ 980 milhões. Vamos montar uma equipe muito capaz para poder captar recursos do governo federal. Isso me dá uma certa tranquilidade", disse Capiberibe.
Pais barrados pela Lei da Ficha Limpa
Camilo Capiberibe foi alvo de críticas durante a campanha em razão de os pais, João e Janete Capiberibe, estarem com as candidaturas ao Senado e à Câmara suspensas com base na Lei da Ficha Limpa. Ambos foram eleitos, mas o resultado está em suspenso em razão de terem tido os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral em 2005 sob acusação de compra de votos na eleição de 2002.
"Eles foram eleitos, João foi eleito senador e minha mãe foi a deputada federal mais votada [no estado]. Tenho convicção que vão tomar posse. Não cabe, na minha avaliação, que um, dois ou três juízes decidam sobre o voto da população. Foram eleitos porque o povo escolheu, e isso tem que ser respeitado. Afinal, quem tem o poder de decidir hoje no Brasil não é o povo? E como deputada e senador, terão em meu governo o papel de parlamentares em um governo de coalizão, assim como outras lideranças vão ter", disse.
Papel do PSB no governo Dilma Rousseff
Para o governador eleito, o bom resultado nas urnas nas eleições deste ano credencia o PSB a ter voz mais ativa no futuro governo Dilma Rousseff. A sigla hoje comanda o ministério de Ciência e Tecnologia e a Secretaria Especial de Portos, que tem status de ministério.
"Eu acho que o PSB se credenciou para ter um papel mais amplo no governo federal. Para ser mais ouvido em relação à direção que o governo vai tomar. São quatro senadores, 35 deputados federais e seis governadores. Nessa nova configuração, acho que o PSB vai ter maior influência nos rumos do governo", afirmou.