terça-feira, 23 de novembro de 2010

LIESA DECIDE QUE PIRATÃO VOLTA AO CARNAVAL EM 2011 NO GRUPO DE ACESSO

No último fim de semana a Liga das Escolas de Samba do Amapá-LIESA reuniu os conselheiros para uma votação que trouxe a Escola de Samba Piratas da Batucada de volta ao carnaval amapaense no Grupo Acesso. O Conselho, que reúne representantes das 10 agremiações carnavalescas do Estado, decidiu por unanimidade perdoar excepcionalmente Piratão e evitar a punição de afastá-lo do carnaval amapaense por 2 anos. Somente a perda do título de campeã do carnaval 2010 permanece. “O Conselho tomou uma decisão que vai enriquecer o carnaval 2011 que foi o perdão, que traz de volta o Piratão, a comunidade da Zona Sul não poderia ser penalizada por uma atitude isolada, nem os brincantes, nem o nosso carnaval, sem Piratão o carnaval iria diminuir bastante”, fala o presidente da LIESA, Orles Braga.
Piratas da Batucada foi penalizada pelo Conselho da LIESA este ano com a perda do título e afastamento do carnaval após os fatos que causaram um desastre no carnaval amapaense. Tida como a campeã pelo público e os próprios adversários, a Universidade da Samba Boêmios do Laguinho, foi anunciada na apuração como detentora do segundo lugar, o que resultou em uma ação da Universidade dentro da LIESA contra o resultado e denúncia de compra de notas e jurados. Mesmo aclamada como campeã, Piratas da Batucada perdeu o título após a decisão do Conselho que acatou a denúncia do presidente de Boêmios, Vicente Cruz, que acusou a indicação de jurado para favorecer Piratas. Em maio o Conselho decidiu que Boêmios era campeã do carnaval 201A penalidade imposta pelo Conselho da LIESA à Piratas da Batucada não foi contestada porque a escola encontrava-se em crise interna com o término do mandato de Gilson Rocha e vacância do cargo de presidente por sucessivas ações movidas entre as próprias chapas que concorriam à presidência. Por este motivo a escola perdeu os prazos para recorrer da decisão e o presidente da LIESA anunciou o Carnaval de 2011 com 9 escolas. Para resolver a crise instalada no Piratas, um grupo de fundadores formados pela ala jovem, convocou uma assembléia para formar uma Junta Diretora, o que resultou novamente em ação na Justiça movida por adversários para evitar a formação da Junta. O juiz Normandes Antônio de Souza deu ganho de causa aos fundadores e a Diretoria Executiva Provisória foi constituída pelo ex-presidente Reginaldo França, Alex Pereira no setor administrativo e Ilka Carrera no financeiro.
A Diretoria Provisória entrou com uma ação na última sexta-feira, 19 de novembro, na LIESA pedindo a recondução da Piratas ao carnaval amapaense, o que foi aceito no sábado pelos conselheiros. “Após esse período dramático lutamos dentro da escola e fora dela para que Piratas pudesse voltar ao carnaval, desfilaremos no grupo de acesso, mas não vai impedir que façamos um lindo carnaval e não vai nos diminuir em nada, temos o compromisso de trazer de volta os brincantes que estão afastados e voltarmos para o primeiro grupo grandiosos”, fala França. A decisão veio a tempo de Piratas gravar o samba para o CD de 2011, cuja gravação encerra esta semana. Piratas traz para o Sambódromo o enredo campeão de 1997, “Corpo de Mani, Dádiva de Tupã”, numa homenagem a Mestre Monteiro, piratista falecido este ano e que passou por todos os setores da escola e foi o primeiro presidente da LIESA. Um dos compromissos assumidos por França na LIESA foi o de apurar os fatos e punir o causador de acordo com o estatuto da agremiação. O presidente França já solicitou à LIESA cópia do processo administrativo que puniu o Piratão para que a Escola tome uma decisão para que casos como estes não prejudiquem o carnaval amapaense.

Nenhum comentário: