domingo, 27 de dezembro de 2009

Osmar Junior e Amadeu Cavalcante celebram os 20 anos de Sentinela Nortente

Um show de Osmar Júnior e Amadeu Cavalcante vai relembrar os 20 anos do mais importante registro fonográfico da música amapaense nas últimas duas décadas: o LP Sentinela Nortente. O disco é o primeiro registro do Movimento Costa Norte e abriu espaço para outros long plays como “Formigueiro”, de Val Milhomem, e “Vida Boa”, de Zé Miguel.
O show, que acontece nos dias 29 e 30 de dezembro, terça e quarta-feira no Teatro das Bacabeiras, sempre às 20h, tem a direção musical de Cleverson Baía e reúne músicos consagrados como João batera (bateria), Pingo (teclado), Rogerinho (contra-baixo), Bebeto Nandes (teclado) e Sérgio Gato (percussão). Como convidados estarão Val Milhomen e Zé Miguel.
De acordo com Osmar Junior, Sentinela Nortente foi concebido durante um final de semana em que passou isolado numa fazendo no Maruanum, apenas com a companhia do violão e da namorada. Ali surgiram boa parte das composições, como “Coração tropical” e a m´sucia tema do disco. Depois vieram outras composições, como “Tajá”, primeira parceria de Osmar Junior com Fernando Canto.
Encerrada a fase de composição, Osmar Junior escolheu como intérprete de seus manifestos Amadeu Cavalcante, músico que já se destacava na noite amapaense. Surgia então, o “Sentinela Nortente”, o compacto que representou o grande suspiro da música regional. Sob a influência dos ritmos caribenhos, da salsa, do merengue, e também do brega e da toada, Osmar Júnior compôs clássicos do cancioneiro regional, que são cantados até hoje.
O disco foi gravado em Belém na Gravason e teve a participação dos músicos amapaenses Zenor Silva, João batera, Ednilson e Manguinha além de Téo Lima, do Pará.
Sentinela Nortente é, em termos históricos, sociológicos, estéticos, filosóficos, um repositório do universo sócio-cultural que Osmar Junior tão brilhantemente captou e Amadeu Cavalcante soube interpretar com maestria.

Renivaldo Costa
Assessor de Imprensa
Contatos 96 8121 1566


Contatos para entrevistas com os artistas
Osmar Junior 8132 7530
Amadeu Cavalcante 9126 6262

Nenhum comentário: