sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Osmar Junior e Amadeu Cavalcante celebram os 20 anos de Sentinela Nortente

POR:Renivaldo Costa,Assessor de Imprensa
Contatos 96 8121 1566

Um show de Osmar Júnior e Amadeu Cavalcante vai relembrar os 20 anos do mais importante registro fonográfico da música amapaense nas últimas duas décadas: o LP Sentinela Nortente. O disco é o primeiro registro do Movimento Costa Norte e abriu espaço para outros long plays como “Formigueiro”, de Val Milhomem, e “Vida Boa”, de Zé Miguel.
O show, que acontece nos dias 29 e 30 de dezembro, tem a direção musical de Cleverson Baía e reúne músicos consagrados como João batera (bateria), Pingo (teclado), Rogerinho (contra-baixo), Bebeto Nandes (teclado) e Sérgio Gato (percussão). Como convidados estarão Val Milhomen e Zé Miguel.
De acordo com Osmar Junior, Sentinela Nortente foi concebido durante um final de semana em que passou isolado numa fazendo no Maruanum, apenas com a companhia do violão e da namorada. Ali surgiram boa parte das composições, como “Coração tropical” e a m´sucia tema do disco. Depois vieram outras composições, como “Tajá”, primeira parceria de Osmar Junior com Fernando Canto.
Encerrada a fase de composição, Osmar Junior escolheu como intérprete de seus manifestos Amadeu Cavalcante, músico que já se destacava na noite amapaense. Surgia então, o “Sentinela Nortente”, o compacto que representou o grande suspiro da música regional. Sob a influência dos ritmos caribenhos, da salsa, do merengue, e também do brega e da toada, Osmar Júnior compôs clássicos do cancioneiro regional, que são cantados até hoje.
O disco foi gravado em Belém na Gravason e teve a participação dos músicos amapaenses Zenor Silva, João batera, Ednilson e Manguinha além de Téo Lima, do Pará.
Sentinela Nortente é, em termos históricos, sociológicos, estéticos, filosóficos, um repositório do universo sócio-cultural que Osmar Junior tão brilhantemente captou e Amadeu Cavalcante soube interpretar com maestria.


Contatos para entrevistas com os artistas
Osmar Junior 8132 7530
Amadeu Cavalcante 9126 6262

Nenhum comentário: