O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 95/2013, de autoria da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP), que declara o ambientalista Chico Mendes patrono do meio ambiente no País. Como já foi aprovado na Câmara dos Deputados e não foi alterado no Senado, o projeto vai agora para sanção presidencial.
A autora lembra, emocionada, a história de Chico Mendes. “Do seio da floresta, na sua fala e hábitos simples, levou para o mundo a pauta da sustentabilidade, quando o mundo engatinhava para a ECO92”. E compara com o período, no seu estado. “No Amapá, dávamos os primeiros passos, com João Capiberibe na prefeitura, para implantar as diretrizes do desenvolvimento sustentável. Chico Mendes tinha por objetivo preservar e proteger as terras indígenas, a floresta, a extração e catação sustentáveis, e os trabalhadores dessas atividades, além de tratar do uso dessas terras pelo homem da Amazônia como uma ação de reforma agrária, ainda uma grave lacuna no Brasil. A luta de Chico Mendes é absolutamente atual”.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que Chico Mendes queria desenvolver a economia do Acre e da região amazônica e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Arruda lembrou que o ambientalista, que era cearense, tornou uma figura importante na história país, além de um símbolo mundial da defesa da natureza. “É uma figura emblemática, que defendia a natureza e a distribuição de renda”, declarou Inácio Arruda.
Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Chico Mendes era uma referência no desenvolvimento sustentável. Ele elogiou a iniciativa da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), autora da matéria, e disse que o efeito simbólico do projeto é muito grande. Na visão do senador João Capiberibe (PSB-AP), relator do projeto no Senado, a homenagem é justa e merecida. “Chico Mendes será lembrado, pelo futuro afora, como aquele que imolou a sua vida em defesa da floresta e do planeta”, afirmou.
Outro projeto da deputada Janete nomina “Chico Mendes” o plenário da Comissão da Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário