sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Festival do Abacaxi 2010 em Porto Grande já tem data definida

O município de Porto Grande se prepara para realizar o 19º Festival do Abacaxi, a maior festa do agricultor amapaense. A festa acontece nos dias 17,18 e 19 de setembro, no entorno do balneário da cidade. A realização do evento é da Prefeitura de Porto Grande e Associação dos Agricultores da Perimetral Norte, em parceria com o Governo do Amapá.
A cada ano o Festival do Abacaxi se transforma num atrativo para a população portograndense, uma vez que a cidade fica tomada por pessoas vindas de outros municípios e até de outras regiões do país. Uma grande estrutura de som, shows de bandas locais e nacionais, venda de comidas, bebidas, artesanato e outras atrações está sendo preparada para receber o público nos três dias do festival.
A festa aproveita a farta colheita do abacaxi no mês de setembro para estimular a comercialização de doces, compotas, licores e outras iguarias produzidas, tendo a fruta como ingrediente. Os principais fornecedores são agricultores do km 117 da Perimetral Norte e estrada de ferro. Em 2009, o festival reuniu mais de 150 agricultores.
Para garantir a melhor apresentação dos derivados do abacaxi aos visitantes, além das barracas, também foram padronizadas camisetas, aventais, toucas de cabelo, luvas e rótulos para os produtos que serão comercializados. Outra atração do festival é o Concurso Rainha do Abacaxi.
A pequena cidade está passando por um processo de revitalização para receber os brincantes. Os órgãos da Defesa Social estão montando um esquema para reforçar o policiamento ostensivo para que os visitantes possam se divertir com segurança.
ACESSO
O acesso ao município é pela rodovia BR-156, distante cerca de 110 quilômetros de Macapá. Porto Grande está localizado no sudeste do Estado. A população estimada pelo IBGE 2009 é de aproximadamente 14,9 mil habitantes, com um terço da população na faixa etária de 14 a 34 anos.

Nenhum comentário: