sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Semana Nacional de Trânsito vai ser comemorado com o tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (DETRAN), visando oportunizar situações de aprendizagem relacionadas à utilização dos equipamentos de retenção ou de segurança, estará realizando no período de 18 a 25 de setembro, a campanha educativa com o tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. A abertura esta confirmada no Ginásio Avertino Ramos e o termino da programação na Beira Rio.
A Campanha Educativa tem como meta proporcionar a aquisição de aprendizagem que podem contribuir a diminuição do alto índice de mortes e lesões graves ocorridos no trânsito, devido a não utilização do equipamento de retenção.
Compreendendo que através desta ação educativa o “Departamento Estadual de Trânsito do Amapá” estará prestando um serviço de relevância à sociedade amapaense, pois somente a educação de todos, poderá construir valores éticos e de cidadania, tão fundamentais à construção de um espaço trânsito seguro.
“Nosso objetivos é desenvolver intervenções educativas junto à sociedade amapaense conscientizando sobre a relevância da utilização dos equipamentos de retenção na preservação da vida e da integridade física. Ainda, demonstrar o modo correto de instalar e utilizar o equipamento de retenção: bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação. Orientar sobre a importância da certificação feita pelo IMETRO nos dispositivos de retenção: bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação. Conscientizar através de estatísticas, a eficácia da utilização dos equipamentos de retenção na preservação da vida. Sensibilizar, tanto pedestre quanto condutores e passageiros de diversos tipos de veículos, a mudar sua conduta no trânsito, respeitando as normas e leis com fundamentos na valorização da vida” explicou Adriana Leal, Coordenadora do Núcleo de Educação do DETRAN.
ESTRATÉGIAS:
A ação acontecerá através de uma grande gincana estudantil, entre as Escolas Públicas de Macapá, envolvendo os alunos do Ensino Médio. As tarefas da gincana estarão distribuídas em diversas atividades dentre elas: Workshop, Passeio Ciclísticos, Apresentação Cultural, Blitz Educativa e Dia T.
SOBRE A GINCANA:
Na abertura da campanha, será considerada uma torcida organizada com cartazes contendo frases educativas e uma estudante do ensino médio, caracterizada (Trânsito), para desfilar representando a escola.
No Workshop a tarefa da gincana será arrecadar a maior quantidade de alimentos não perecíveis, os quais serão doados às vitimas de acidentes de trânsito, segundo orientação do CREAP, que mantém cadastro dessas vitimas.
Na Blitz Educativa será considerada tarefa da gincana a organização da equipe de alunos (Máximo 15 e mínimo 10), com camisas, faixas, bonés identificação a escola. No passeio ciclístico a tarefa da gincana será reunir o maior número de alunos ciclistas no evento. Na apresentação cultural a tarefa será levar ao palco uma performance que pode ser: musical, dança, teatral entre outras, realizadas por alunos da escola.
Participarão da Gincana, apenas os alunos do ensino médio. Porém, toda sociedade amapaense será convidada a participar. Tal convite acontecerá, através da divulgação feita por um plano de mídia que envolve peças publicitárias em VTS e SPOT.
Foram formadas comissões organizadoras para cada atividade, as quais serão responsáveis pelas providências necessárias para a execução, conforme o planejado, das atividades.
DIA T
Vai ser o momento de exposição de trabalhos relacionados ao trânsito. Cada órgão terá um stand para demonstração e serviços utilizados pelos mesmos.
INFORMAÇÕES SOBRE O TRÂNSITO
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a utilização do equipamento de retenção, diminui em 50% as lesões graves e mortes em acidentes de trânsito. Mesmo assim, ainda é grande a resistência das pessoas em utilizá-los. Estudos apontam que apenas 1 em cada 10 jovens, que freqüentam o ensino médio, adota a postura consciente de utilizar o cinto de segurança. Além disso, constatou-se que a utilização do Cinto de Segurança, por parte dos passageiros que estão no banco traseiro, ainda é muito baixa.
Buscando conscientizar as pessoas sobre a relevância da utilização desse equipamento na preservação da vida. O Conselho Nacional de Trânsito e o Departamento Nacional de Trânsito orientam sobre a Campanha Educativa da Semana Nacional de Trânsito, que fará menção aos equipamentos de retenção, explorando a temática “Cinto de Segurança e Cadeirinha.”
Nos estados brasileiros a referida Campanha Educativa é desenvolvida pelos órgãos pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito e pelos órgãos que indiretamente estão relacionados e tem compromisso social com a melhoria do trânsito.
APOIO:
DETRAN, SECOM, CETRAN, BPTRAN, PRF, EMTU, TJAP, SEST SENAT, SEED, SAMU, SESA, IPEM, ADFAP, CREAP, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: