sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Presidente da Câmara Municipal de Macapá Rilton Amanajás apresenta resultados em um ano e oito meses de gestão

Quando assumiu a presidência da Câmara Municipal de Macapá, em janeiro de 2009, o Vereador Rilton Amanajás (PSDB) tinha um grande desafio pela frente, evidenciar o compromisso da casa com os interesses da população e transformar a Câmara em um espaço para discussões que proporcionasse ações imediatas.
O Vereador Rilton Amanajás com sua meta de trabalho, conseguiu transferir o horário das plenárias da noite para a manhã, atraindo a participação da comunidade nas decisões da Câmara de Vereadores e facilitando a cobertura da impressa local. Também reativou a sala de atendimento médico, que hoje oferece serviços de prevenção na área de saúde, além de distribuição de material informativo e realizando palestras educativas.
Metas de Trabalhos:
Como meta de trabalho, efetivou o projeto que valoriza e capacita o servidor da Câmara Municipal através de treinamentos. Já formou a primeira turma do curso de informática em parceria com o SENAC, e vários outros cursos estão previstos para serem realizados em sua gestão.

Projetos Recentes:

O Presidente da Câmara Rilton Amanajás teve seu projeto de Lei 076/2009 – CMM- aprovado por unanimidade e sancionado pelo Prefeito Roberto Góes. O projeto institui o “Dia Municipal do Rio Amazonas” a ser comemorado atualmente, no dia 06 de setembro. Com isso, a data fica incluída no calendário oficial de eventos do município. O objetivo do projeto é mobilizar a sociedade e os poderes públicos sobre adoção de medidas de preservação e utilização racional dos recursos oferecidos pelo Rio Amazonas. O Poder Executivo através das secretarias municipais em parceria com entidades com a sociedade civil serão realizadas em todo município como: palestras, debates e discussões de temas relacionados ao mesmo, além da importância econômica, histórica e social que o Rio Amazonas representa em especial para o Município de Macapá.
“Precisamos lutar e conscientizar a população da importância do Rio Amazonas para que mais tarde não seja apenas uma lembrança, exemplo disso tem o Rio Tietê no Estado de São Paulo. Nós somos responsáveis por nossas riquezas e o Rio Amazonas é patrimônio de todos”, afirmou Rilton Amanajás, Presidente da Câmara de Vereadores de Macapá.

Ações e Gestão:

Reinaugurou o Espaço Cultural: que tem a finalidade de oportunizar toas das formas de cultura do município. Com apresentação de shows, exposição de artes acém de recitais de poesia e oficinas de teatro.
Reativou a Sala de Atendimento – Médico que oferece serviços de prevenção palestras educativas, campanhas de vacinação e distribuição de preservativos.
Projeto e Capacitação para o Servidor: oferece cursos aos funcionários da casa de leis, como forma de reciclagem. Melhoramento assim, o atendimento ao público.
Disk Câmara – um projeto que tem como objetivo, criar um canal de comunicação com o cidadão e a bancada de Vereador na realização de ações imediatas. O Disk Câmara funciona diariamente pelo telefone 3212-8366.
Ainda realizou ações como: Varias ações sociais, reformas na infra-estrutura da Câmara de Vereadores, implantação de votação on-line, audiência públicas, audiências itinerantes e o site da câmara.

Presidente Rilton Amanajás em Ação: (PARA BOX)
O Vereador é uns dos mais atuantes na Câmara Municipal de Macapá. Autor dos projetos:
Projeto de Lei 016/2009 - CMM, que dispõe sobre a criação de Incentivo Fiscal para a realização de projetos não profissionais no âmbito da capital do Estado do Amapá.
Projeto de Lei 026/2009 – CMM, que dispõe sobre a concessão de estágio a estudante no âmbito da Administração Pública Municipal.
Projeto de Lei 042/2009 – CMM- revoga a Lei Nº. 1449/05, que dispõe sobre o Parlamentar Jovem no âmbito do Município de Macapá.
Projeto de Lei 050/2009 – CMM institui o “Dia Municipal da Capoeira” a ser comemorado anualmente no dia 04 de outubro.
Projeto de Lei 076/2009 – CMM institui o “Dia Municipal do Rio Amazonas” a ser comemorado anualmente no dia 06 de outubro.
Projeto de Lei 101/2009 – CMM cria no âmbito do Município de Macapá, o Fundo Municipal de Participação dos Esportes (EMPE).

Criação de outras Leis:
Criou através da lei nº. 1.676/2009 – PMM a criação do Programa Municipal de Assistência Integral aos asuários de álcool e outras drogas. O projeto poderá integrar ação conjunta e articulada de todos os órgãos federais, estaduais e municipais, responsáveis pela gestão de políticas de prevenção, tratamento e inserção social, objetivando a promoção da saúde física e psíquica.
Assim, preocupado com a segurança pública e com os crescentes índices de violência no município, o presidente consegui sancionar junto ao Poder Executivo Municipal a Lei de nº. 1.677/2009 – PMM que trata da proibição do uso de arma branca em locais considerados inadequados e de permanência pública.
Além disso, no mês de abril o presidente da casa, atendendo a uma solicitação da comunidade de Goiabal, colocou á apreciação da bancada de vereadores, o projeto de lei nº. 005/2009 – CMM com a proposta de elevar a localidade à condição de bairro. Aprovação por unanimidade na casa de leis o projeto seguiu para a sanção do executivo municipal.

Inovações:
Uma das inovações que serão apresentados para a população durante a reinauguração do plenário será o sistema de informatização wireless. O nome wireless vem do inglês, significado “sem fio” (wire=fio, less=sem), sendo comumente utilizado no meio da informática para designar as teologias que permitem comunicação sem conexão física direta entre os equipamentos. O sistema de acesso wireless (via rádio) é a maneira mais eficiente de acesso à internet por banda larga. Podem ser obtidas as velocidades de 64 kbps, 128 kbps, 256 kbps e 512 kbps podendo chegar a 11 Mbits. O sistema é ligado através de uma antena e um transmissor, sem a necessidade de aquisição de nenhum tipo de equipamento, como roteadores ou cable modems. Outra novidade é que a pauta das sessões será realizada por meio eletrônico e as votações das parlamentares será on-line, assim como acontece na Câmara Federal.


Histórico do Vereador Rilton Rodrigues Amanajás:
Natural da cidade de Macapá, nascido no dia 04 de julho de 1969, casado com: Tatiany de Paula Amanajas, pai de três filhos: Kethellen, Vinicius e Ingrid Amanajás. O vereador é Evangélico, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Formação Superior:
- Bacharel e Licenciado em Geografia pela UNIFAP – 1999;
- Bacharel em Direito pelo CEAP – 2008;
- Pós-Graduação no curso de Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Mestrado Auditoria Ambiental pela FUNIB.
Carreira Política:
Vereador Eleito para a Legislação 2005 – 2008
1º Secretário da mesa Diretora da CMM, biênio, 2007-2008.
Vereador Reeleito para a Legislação 2009-2012
Presidente da CMM, biênio, 2009-2010.

Reflexo para a População:
Esses projetos e muito outros podem surgi e ser aprovados através da gestação do Vereador Rilton Amanajás Presidente da Câmara Municipal de Macapá. Menos de dois anos vem trabalhando no embasa dos projetos de leis das necessidades cotidianas da população, entre elas a utilização do transporte coletivo, saúde, educação, esporte, estruturação da Câmara Municipal e saneamento básico. Além de contribuir com audiências públicas itinerantes de relevância para a sociedade amapaense, o vereador busca um canal de ligação com a comunidade e a câmara.

Nenhum comentário: