quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alunas da Escola Estadual Josefa Jucileide ganham Concurso Cultural de Contos

As alunas da Escola Estadual Josefa Jucileide, Sandra Oliveira e Samara Nascimento, ganharam, respectivamente, o 1º e 2º lugares do Concurso Cultural "Contadores de Histórias Encantadas". As estudantes, que cursam a 4ª série do ensino fundamental, concorreram com mais de nove mil participantes.
A professora Gercilene dos Santos explica que a escola vinha trabalhando um projeto que visa estimular a leitura e descobrir novos talentos de contadores de histórias e escritores.
"O projeto começou com as duas turmas de 4ª série da escola. Destes, 15 alunos participaram do concurso. Nós trabalhávamos todos os dias no contraturno das aulas na sala de leitura. A participação dos alunos foi surpreendente, eles abraçaram esse projeto junto com os professores", disse a docente.
A pedagoga Cilene Cardoso diz que o resultado do projeto foi tão bom que, independente do resultado do concurso, os professores já tinham decidido publicar os textos escritos pelos alunos devido a alta qualidade dos mesmos.
"O livro será publicado em parceria com a Confraria Tucuju, onde um dos objetivos é levar as obras para outras escolas estaduais como uma forma de incentivar a leitura e a escrita nesses locais", enfatizou.
A ganhadora do 1º lugar no concurso, Sandra Oliveira, escreveu o conto "Homem Cobra". Ela conta que fez vários textos durante as oficinas.
"Com isso, eu aprendi as pontuações, minha letra ficou melhor e agora tudo que eu aprendi vou utilizar no meu dia a dia", disse a aluna.
A aluna Samara Nascimento ficou com o 2º lugar, com o conto "Chico e o rei dos peixes". A pequena afirma que aprendeu a escrever e ler melhor com o projeto.
"Sempre gostei de escrever, tanto é que eu copiava as histórias que lia nos livros e agora gosto de escrever histórias encantadas", afirmou.
A vencedora, juntamente com a professora orientadora, irá ao Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro para receber a premiação. A escola ganhará um kit multimídia com data show, notebook e tela para projeção.
História vencedora
Homem-Cobra
Há muito tempo, ocorreu um fato muito interessante no lago Ipiraba. As pessoas diziam que o lago era escuro, rodeado de matos e tinha muitos jacarés. O lago Ipiraba ficava no Estado do Pará, na divisa com o Amapá.
Esse fato ocorreu com um pescador, que não revelou seu nome. Ele sempre saía de canoa e remo para pescar: tucunaré, piranha, jacundá, apaiari e acará.
Sua companhia no lago eram os pássaros, as árvores e a água. Um dia, o sol estava muito brilhante. O pescador saiu para pescar em sua canoa. Jogou seu anzol e foi fazer sua refeição. A linha se mexeu. Rapidamente, o pescador levantou a linha e teve uma grande surpresa: ele pescou uma criatura estranha que lhe deixou muito assustado.
O pescador, cheio de coragem, amarrou àquele ser, jogou dentro da canoa. Foi quando descobriu que o monstro tinha a cintura de gente, ou seja, a metade era humana e a outra metade era de cobra, o rosto era verde e roxo, mãos de galinha e no resto do corpo tinha alguns pelos loiros.
O pescador teve a ideia de chamar a criatura-gente de homem-cobra. Como a criatura era da água, ela morreu sufocada por causa do sol. E o tal fato tornou-se um mistério, pois ninguém soube explicar o que era aquilo.
Os outros pescadores ficaram com medo de pescar no lago, porque acharam que a criatura era um ser encantado e que poderia fazer mal a eles. Se esse fato é verdade ou mentira, eu não sei. Mas a história existe de verdade.

Nenhum comentário: