terça-feira, 10 de junho de 2008

SENAI – DR/AP enviará 06 estudantes para a Olimpíada do Conhecimento que será realizada em Blumenau, Santa Catarina, de 10 a 15 de junho.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (SENAI – DR/AP), entidade componente do Sistema FIEAP enviará 06 estudantes para a Olimpíada do Conhecimento que será realizada em Blumenau, Santa Catarina, de 10 a 15 de junho; em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 23 a 28 de julho, e em Curitiba, Paraná, de 11 a 16 de agosto.
Os estudantes selecionados são das áreas de Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Refrigeração, Eletrônica, Informática e Confeitaria.
De acordo com o diretor do SENAI/AP, Marcílio Oliveira, para participar da competição os estudantes precisam dominar habilidades técnicas, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. “Os competidores serão observados durante as provas por avaliadores. O sucesso no processo depende de muito treinamento e o desempenho pode contribuir para o ingresso no mercado profissional”, explicou Oliveira. O processo de seleção teve a participação de instrutores e alunos da instituição.

Os participantes terão que interpretar e resolver situações nas provas, semelhantes às que enfrentariam no ambiente de trabalho. Para os competidores, é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional e o desempenho pode abrir as portas do mercado de trabalho.

Cícero Santos de Santana, 20 anos, foi selecionado para a prova de Confeitaria. Ele conta que passou os últimos 45 dias treinando e espera se classificar entre os primeiros. “Essa é a primeira vez que participo de uma competição nacional, estou treinando muito. O que quero mesmo é trazer o certificado de Excelência para o Amapá”, disse o estudante, que trabalha no ramo. Cícero, que foi o campeão do 1º Torneio de Panificação do Amapá realizado em dezembro de 2007, está sendo treinado pelo instrutor do SENAI, Armando Moraes Ribeiro Jr.
Criada em 2001, como sucessora do Torneio Nacional de Formação Profissional, a Olimpíada avalia o ensino técnico do SENAI e é uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. É também uma exposição das novas tendências nos processos industriais e dos perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho.

Os vencedores concorrerão às vagas do WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que será disputada em 2009 no Canadá. No ano passado, a equipe do SENAI ficou em segundo lugar em Shizuoka, no Japão.
Na competição com representantes de 48 países, a pontuação obtida pelos brasileiros foi inferior apenas a dos estudantes da Coréia e ficou na frente dos concorrentes da Suíça, de Cingapura, Austrália e Japão.



COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP

Nenhum comentário: