quarta-feira, 11 de junho de 2008

CONSELHOS COMUNITÁRIOS RECEBEM INVESTIMENTOS DO GEA

A Federação Amapaense dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Fesap) assinou,na terça-feira, 10, um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Amapá. O acordo vai permitir maior e melhor atuação da instituição junto à sociedade civil organizada. A solenidade aconteceu às 10 horas, no Palácio do Setentrião, com a presença do governador Waldez Góes e do conselheiro José do Espírito Santo Galvão, presidente da Fesap.
O Termo de Cooperação Técnica, além habilitar a Fesap para assinar convênios com o Governo do Estado, permitiu a doação de dois carros, quota de combustível, kits de informática, câmeras filmadoras e máquinas fotográficas, além de 31 aparelhos celulares. O secretário especial de Desenvolvimento da Defesa Social Aldo Alves Ferreira, ressaltou que as doações anunciadas para a Fesap somam investimento de mais de R$ 600 mil. O secretário garantiu que ano passado o Governo do Estado havia assinado outro Termo de Cooperação Técnica com a Fesap, também com o objetivo de melhorar a infra-estrutura da federação.
Abrangência
Atualmente são 43 Conselhos Comunitários de Segurança Pública federados. A proposta da Fesap é ampliar a criação desses conselhos para todos os 16 municípios do Amapá. Hoje 12 dos 16 municípios do Estado dispõem desses organismos.
Para o governador Waldez Góes, a participação efetiva dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública junto à população nos diversos bairros da capital e das demais cidades é fundamental para garantir a redução da criminalidade no Estado. “O reflexo dessa parceria está na redução dos índices de violência, associado à qualidade dos serviços de segurança pública oferecidos a população”.
Redução
Waldez diz que os investimentos do Governo do Amapá feitos no Sistema de Defesa Social, aliados à parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança Pública, também foram decisivos e refletiram na redução dos índices de homicídios no Amapá.
Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população de Macapá cresceu 11,28% em 2007, em relação a 2004, e a taxa de homicídio por cada 100 mil habitantes diminuiu 1,06%, respectivamente.
“Hoje as ações implementadas pelo Governo do Estado apresentam resultados positivos, haja vista que a população cresceu enquanto o homicídio diminuiu. Isso significa que houve substancial melhora na qualidade do serviço prestado pelo Sistema de Defesa Social”, observou Waldez Góes.

INFORMAÇÕES:3212-4217/9126-1375/9126-2359

Nenhum comentário: