sábado, 15 de novembro de 2008

SESA PRETENDE REALIZAR 4 MIL ATENDIMENTOS

O Governo do Estado do Amapá (GEA) preparou uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro (próxima segunda-feira) –, onde a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Vice-Governadoria e o Laboratório Central (Lacen), estará disponibilizando uma equipe estruturada para fazer 4 mil exames de PSA (proteína Antígeno Prostático Específico), teste que pode diagnosticar o câncer na próstata.
O evento ocorrerá de 8 às 16h, no Lacen, que fica localizado na Rodovia Tancredo Neves, nº 2118, bairro São Lázaro, zona norte de Macapá. Os exames fazem parte das ações do Projeto de Prevenção do Câncer da Próstata, que tem como idealizador o médico urologista, Pedro Paulo Dias de Carvalho, secretário estadual de saúde e vice-governador do Estado.
A subgerente do plano, Rosinete Dias, informa que não é necessário estar em jejum para se submeter ao exame. O público-alvo são homens com idade a partir de 40 anos. Na ocasião, também serão desenvolvidas ações educativas que fazem parte da IV Campanha de Prevenção no Estado do Amapá. “O objetivo é conscientizar a população masculina quanto a importância de se fazer a prevenção. O câncer de próstata é o 2º causador de óbitos no Brasil, só perdendo para o câncer de pulmão”, explica Rosinete.
O secretário estadual de Saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho, ressalta que a função principal do exame é dar um diagnóstico precoce da doença. “A prevenção ainda é o melhor remédio e que a ação realizada nos municípios é uma espécie de monitoramento da doença. Todo ano, os homens com essa idade, devem fazer o exame de próstata, que dá oportunidade de detectar e corrigir, mesmo que precocemente. Se for um caso de ser um tumor maligno, quando você descobre na fase inicial, a cura é cem por cento, você opera e o paciente fica curado”, alertou Pedro Paulo.
O Projeto
Desde o ano de 2005 a Sesa, através do Lacen, tem incentivado maciçamente a Prevenção ao Câncer de Próstata, por meio teste de PSA, em ações itinerantes por todo o Estado. Já foram atendidos mais de 26.000 homens. Foram detectadas 6% de dosagens acima do valor normal e 3% de casos para intervenção cirúrgica.
Médico urologista, o vice-governador do Estado, Pedro Paulo Dias, é o autor do projeto para combater o câncer de próstata. A campanha atende os 16 municípios do Estado. O objetivo das campanhas é fazer com que os homens percam o medo de realizar os exames urológicos e sangüíneos necessários para detectar a doença em fase inicial, para que se tenha 100% de chance de cura.
Dados atuais da Sesa apontam que a cada cinco homens que possuem a doença, três morrem. Estas pessoas são, em sua maioria, de classes menos favorecidas, nunca realizaram nem um tipo de exame ou tiveram acesso a um urologista.
De acordo com Pedro Paulo, a grande preocupação é combater este número e direcionar o projeto – principalmente – para pessoas de baixa renda e aquelas com dificuldade de ir freqüentemente a um médico.

Assessora de Comunicação Social
Departamento Central de Notícias (DCN)
Telefones: (96)3212-1169/ 9902- 5780.

Nenhum comentário: