terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que é o Marabaixo?

RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL
AUTOR: CLAUDIONOR DOS SANTOS

Das cinqüenta pessoas que fizeram a entrevista, vinte e nove (58%) falaram que o Marabaixo é uma manifestação cultural folclórica, trazida pelos negros da África, que lembra o movimento dos negros acorrentados dentro dos porões dos navios negreiros, que chegavam aqui para trabalhar na construção da Fortaleza de São José de Macapá e na Agricultura.
As outras dezenove pessoas (38%) responderam que o Marabaixo é a dança mais autêntica do Estado do Amapá. É uma tradição de sincretismo religioso, de origem Africana, descendentes dos escravos que vieram na época da escravatura para a construção da Fortaleza, e dançavam em forma de alegria para os Deuses Africanos extravasando o seu sofrimento,sendo cantado por versos improvisados que tinha referência aos seus sentimentos e aos acontecimentos vividos em seus dia a dia.
E duas pessoas (4%) entrevistadas responderam que o Marabaixo é uma festa de tradição em homenagem ao Divino Espírito Santo, e foi criada pelos escravos negros que foram trazidos da África para a cidade de Macapá com objetivo de construir a Fortaleza de São José de Macapá, assim o Marabaixo busca os seus valores éticos, morais, e de sobrevivência da raça.
A partir das declarações dos entrevistados, percebemos que a maioria considera o Marabaixo como uma manifestação cultural. Entretanto os 38% que afirmam ser o Marabaixo uma tradição do sincretismo religioso, não estão fora do conceito da maioria uma vez que o sincretismo religioso está diretamente ligado às manifestações culturais. Assim também os 4% que responderam que o Marabaixo é uma tradição em homenagem ao Divino Espírito Santo.
Percebe-se também, com relação a este primeiro questionamento, que todos os entrevistados são unânimes em afirmar que o Marabaixo tem relação direta com a cultura negra de origem africana e com a construção da Fortaleza de São José de Macapá.
Portanto, o Marabaixo, existente em Macapá que ocorre na festa do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade, nos bairros do Laguinho e de Santa Rita “é uma manifestação do folclore, com fundamento religioso romano, praticado por origem dos negros, num reduto da população negra, descendente dos escravos” (FERNANDO CANTO, 1993, p. 13). Desta forma é natural que permaneça no Marabaixo elementos da cultura negra vivida e que é representada no Estado do Amapá.
Percebe-se também que esse grupo de pessoas envolvidas no ciclo do Marabaixo, concebe de forma clara o conceito de Marabaixo e a importância que tem em preservar essa cultura no Estado.

Nenhum comentário: