sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Espetáculo teatral Bonequinha de pano

O espetáculo teatral Bonequinha de pano, primeiro e único texto de Ziraldo escrito especialmente para ser encenado, estréia neste domingo em frente à Casa do Artesão pelas mãos do encenador Claudio Silva. Trata – se da mais recente empreitada do Ói Nóiz Aqui Traveiz, que contou com o talento a sensibilidade da atriz Sabrina Zahara, que vive dois personagens: a bonequinha Pitucha e sua dona, Leninha, narrando com humor e emoção, a trajetória da criança ao mundo adulto, com todas as suas alegrias, mas também com os seus momentos difíceis. Na equipe constam ainda as participações do cantor e compositor Cléverson Baía que assina a direção musical, Bruno Nunes nos figurinos e adereços e o artista visual Agostinho Jasaphat na cenografia.
A peça é dividida em dois atos. No primeiro, a bonequinha Pitucha, há muitos anos esquecida no sótão da casa da avó, relembra os momentos marcantes da vida da menina Leninha, numa vivência ambientada em cenários e adereços construídos do ponto de vista da boneca. No segundo ato, a menina, já adulta, reencontra sua antiga bonequinha, descobrindo que o espírito de criança ainda vive dentro dela. Neste reencontro as duas revivem as lembranças de grandes momentos da infância: as brincadeiras de criança, a separação dos pais e o primeiro beijo são apenas alguns dos acontecimentos da vida de Leninha, narrados pela boneca, que conta ainda o seu próprio nascimento, quando sua avó a fez.
Rica em imagens e conteúdos como deve ser uma peça infanto-juvenil, Ziraldo em sua obra trata temas importantes que geralmente são ensinados para as crianças de forma pejorativa, assim, a encenação valoriza todos estes temas abordados pelo autor a fim de garantir um espetáculo para o público de todas as idades. O espetáculo será apresentado às 19:00 horas deste domindo em frente à Casa do Artesão, e faz parte do Projeto Jornada Cultural.
O Ói Nóiz Aqui Traveiz é uma companhia de artes compromissada com a transformação social de nossas crianças, jovens e adolescentes, preparando – as para um futuro promissor, onde viver em harmonia seja a arma principal de construção da cidadania e da paz. Assim, sempre buscamos concepcionar espetáculos no qual seja possível visualizar mensagem de amor e respeito à vida. Tal preocupação tem nos rendido prêmios nacionais, como: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e em dezembro de 2010 o Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua, com o projeto de circulação do espetáculo A Chegada de Marculino no Purgatório. Em anexo segue fotos do espetáculo.

FICHA TÉCNICA
Texto: Ziraldo
Atuação: Sabrina Zahara
Encenação: Claudio Silva
Preparação e Direção Musical: Cléverson Baía
Concepção de Cenários e Figurinos: Bruno Nunes
Confecção de Cenários: Josaphat Barbosa
Confecção de Figurinos: Rosa
Maquiagem: Sabrina Zahara
Iluminação: Claudio Silva
Programação Visual: Edvaldo Costa
Produção Executiva: Claudio Silva
Direção Geral: Ói Nóiz Aqui Traveiz

Nenhum comentário: