domingo, 9 de janeiro de 2011

ARCAS DAS LETRAS ARTIGO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

O FUNCIONAMENTO DO PROPRAMA NAS COMUNIDADES RURAIS DO AMAPÁ

AUTORIA: CLAUDIONOR DOS SANTOS E RAIMUNDO GARCIA BRITO

O ACESSO AO LIVRO É UM DOS CAMINHOS MAIS CURTOS PARA A BUSCA DO CONHECIMENTO

Este trabalho materializa um estudo de caso sobre o programa de bibliotecas rurais “Arca das Letras”, iniciado em 2003, pelo Governo Federal, através da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para promover o acesso à leitura e a inclusão cultural das comunidades rurais de todo o país ao mundo do conhecimento.
O programa é destinado às comunidades do campo e regiões ribeirinhas, onde não existem bibliotecas comuns e o acesso à leitura é quase impossível. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde a criação até a data atual, o programa já implantou em todo o Brasil mais de seis mil móveis-bibliotecas, chamados de “Arca das Letras”. Já são mais de um milhão e trezentos mil livros, distribuídos para comunidades rurais de 26 estados da federação. O número de famílias atendidas chega a mais de 780 mil. Só agentes voluntários de leitura são aproximadamente doze mil. Por meio de cooperação técnica, o programa já se estendeu para Díli/Timor Leste, Havana/Cuba e Maputo/Moçambique. O programa “Arca das Letras” foi criado para incentivar a leitura no meio rural e diminuir o isolamento cultural das pessoas que vivem distantes das áreas urbanas. Cada biblioteca tem cerca de 220 livros obtidos por meio de doação, organizados em caixas de modelo estantes. Os acervos são formados por literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.
A decisão de elaborar o presente estudo está ligada à necessidade de analisar a metodologia do programa e de procurar saber até que ponto ele atende as carências no aprendizado do homem do campo amapaense. A pesquisa pretende mostrar os pontos positivos e negativos do programa, assim como as dificuldades de desenvolvimento do mesmo, de acordo com a realidade de cada região.

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