terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como é desenvolvida a cultura do Marabaixo no Amapá?

RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

AUTORIA: CLAUDIONOR DOS SANTOS

Vinte e cinco pessoas (50%) entrevistadas responderam que a festa do ciclo do Marabaixo tem seu calendário oficial, em Macapá, que inicia no Domingo de Páscoa, no bairro do Laguinho, depois da missa na igreja de São Benedito, o Marabaixo é dançado de manhã e a tarde na casa do festeiro, cinco semanas depois da páscoa, num sábado, a festa é chamada “cortação do mastro”.
Outras dez pessoas (20%) falaram que o Marabaixo é desenvolvido através de missas, ladainhas, festas dançantes com a presença do povo.
Sete pessoas, 14% responderam que é uma festa folclórica oriunda de origem dos escravos descendentes dos negros.
Seis entrevistados (12%) falaram que é desenvolvida através do ciclo do Marabaixo, nos meses de maio e junho, quando se comemora a festa religiosa da Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo.
E duas pessoas (4%) responderam que o Marabaixo é desenvolvida com pouca divulgação, a comunidade não prestigia como deveria, com uma participação afetiva.
As teorias do autor Luis Andrade reafirmam o que declara a maioria dos entrevistados que o desenvolvimento à cultura do Marabaixo no Amapá é praticado com maior intensidade em Macapá, no bairro do Laguinho. O Marabaixo tem inicio no Domingo de Páscoa e prossegue até o mês de junho, quando se comemora o Domingo do Senhor (2000, p. 37).

Nenhum comentário: