O Governo do Estado promove nesta segunda-feira, 22, uma visita monitorada com a imprensa amapaense às obras da BR-156, no trecho norte compreendido entre os municípios de Ferreira Gomes/Oiapoque, sub-trecho Rio Tracajatuba/Calçoene, lote 2 Igarapé do Breu/Calçoene.
A saída está confirmada da frente do Palácio do Setentrião às 6h30. A programação se estenderá até às 15h30. A chegada ao início do lote em construção está prevista para às 10horas. Às 10h30 a visita será a pedreira e a usina de asfalto. Às 11h visita às obras de drenagem, terraplenagem, asfaltamento, pontes ao longo do trecho, inclusive a ponte sobre o Rio Calçoene (Sete Ilhas). Às 14h pausa para o almoço no acampamento da empresa CR Almeida S/A, responsável por este trecho. E retorno previsto para Macapá às 15h30 com chegada às 18h30.
As obras da Rodovia BR-156 foram dividas em seis trechos, sendo que o perímetro entre Ferreira Gomes/Oiapoque (trecho norte) abriga dois grandes trechos para facilitar os trabalhos de organização das frentes de trabalho.
O primeiro trecho, compreendido em Ferreira Gomes e Calçoene está subdividido em dois sub trechos. Estes sub trechos também foram divididos em lotes. O primeiro deles, com 118,3 Km, já totalmente concluídos se estende do Rio Tracajatuba até o Igarapé do Breu. Neste lote foram construídas 8 pontes, no período de 2003 até 2008, de um total de 12. O segundo lote, que vai do Igarapé do Breu até o município de Calçoene, compreendendo 84,9 Km, tendo sido asfaltados 63Km, no período de 2003 a 2008, faltando apenas 21,9 Km de asfalto para conclusão. Neste lote foram construídas seis pontes em concreto, ficando apenas outras três para o próximo verão.
O segundo sub trecho compreendido entre os municípios de Calçoene e Oiapoque está dividido em quatro lotes de 56 quilômetros cada, perfazendo um total de 224 Km. E assim como no primeiro sub-trecho também foi re-dividido para facilitar as frentes de trabalho. O mais adiantado de todos é o lote 4, que parte de Oiapoque para Calçoene, composto de 10 pontes de concreto. Neste lote falta apenas o acesso à ponte internacional para a conclusão. Os outros três têm previsão para início das obras para o ano que vem.
Comparativo
Segundo dados da Secretaria de Estado de Transportes de 1995 a 2002 foram asfaltados 62 Km da BR-156 e construídas quatro pontes. Enquanto que de 2003 a 2008 foram asfaltados 171,3 Km e construídas 24 pontes de concreto. A meta do Governo do Estado é terminar toda a pavimentação da BR-156 até 2010.
Cerca de 500 pessoas trabalham nas obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação do sub-trecho Rio Tracajatuba/ Calçoene, que está sob a responsabilidade da empresa CR Almeida.
Eliane Cantuária
Assessora de Comunicação Social
Departamento Central de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário