sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Funarte lança edital para contemplar projetos artísticos de rua

Nas calçadas e sinais de trânsito das grandes cidades, encontram-se circenses, músicos, dançarinos, atores, entre outros. Esses artistas possuem a chance de se inscrever no Edital Artes na Rua 2013, lançado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, que recebe projetos até 10 de outubro. A iniciativa possui o investimento total de R$ 3 milhões, com prêmios de até R$ 60 mil.
Ao todo serão contemplados 70 projetos nas seguintes modalidades: montagem ou circulação de espetáculos de rua; performances cênicas ou intervenções na rua; registro e memória de grupos e suas atividades. Podem se inscrever e concorrer ao Prêmio pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, e somente serão aceitas inscrições de projetos enviadas pelo correio (Sedex ou carta registrada).
O Prêmio visa a reconstituir o espaço público como um ambiente propício para a prática artística. Os artistas de rua são profissionais legítimos e que transformam o espaço urbano, levando alegria e cultura dos mais variados segmentos artísticos para motoristas e pedestres. Em reconhecimento a isso, a Funarte lança o Prêmio todos os anos, que desde 2011 aceita projetos circences, teatrais ou de dança, sabendo que esses segmentos se complementam.
A Fundação Nacional das Artes – Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura, é responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas para música, dança, artes visuais e circo. Por isso, a Funarte concede bolsas e prêmios, mantém programas de circulação de artistas e bens culturais, além de promover oficinas. No momento, além do Prêmio Artes na Rua, a Fundação está com mais cinco editais abertos.
Agosto, considerado mês da fotografia, é o mês em que a Funarte contribui com o segmento lançando o Prêmio Marc Ferrez, que esse ano está recebendo inscrições até 18 de setembro. O Prêmio Mulheres nas Artes Visuais, específico para o público feminino, encerra suas inscrições no dia 30 desse mês. O Iberescena e o Ibermusicas são editais ibero-americanos, e o Microprojetos Pantanal, voltado aos artistas e produtores da região, recebe projetos até 5 de setembro.

Para obter mais informações sobre os editais, entre outras iniciativas da Funarte, acesse o portal da Fundação: www.funarte.gov.br. 

Nenhum comentário: