sexta-feira, 23 de maio de 2008

Gangues aterrorizam alunos

Alunos da escola Maria Mãe de Deus localizado no Brasil Novo, na zona norte da capital, estão reclamando da falta de segurança, principalmente dos alunos matriculados durante o turno da noite. Os membros de gangue ficam todos os dias na frente da escola, provocando brigas e xingamentos entre os alunos, pais e mestre daquela Unidade de Ensino Fundamental.

A suspeita é de que os próprios membros de gangue vendem drogas na frente das escolas situado no próprio bairro. Os mais prejudicados são alunos que estuda no período da noite, a saída se torna um perigo para todos que estão na parte interior da escola.

“Ano passado nossa escola por falta de segurança foi invadida várias vezes por vândalos que invadiram nossa escola atrais de alunos, o motivo seria de um aluno não ter pagado a sua droga, e todos os membros da gangue vieram ameaçar dentro da escola, e na saída dos outros alunos que estudam a noite no mesmo local. Mesmo fora da escola os membros de gangues provocam os funcionários e professores tanto da escola Maria Mãe de Deus como outras escolas do bairro Brasil Novo, uns dos fatos que ocorrem em 2007 foi de um menor que tinha acabado de participa de uma quadra junina da escola e foi confundindo com membro de gangue entre duas que já estava no local entre um duelo de vida e morte e o quem levou a pior foi o aluno que faleceu na hora, vitima de terçadadas. Como devemos trabalhar e ensinar vivendo aterrorizado por vândalos? Como nossos alunos, professores e funcionários devemos ser comportar nesta situação sem segurança nas ruas e até mesmo dentro de nossas escolas”, desabafou uma professora de não quis ser identificar.

Muitas das escolas situado no bairro estão com as janelas quebradas, e quando começa as aulas no horário do turno da noite, os membros jogam ovo e pedras nas janelas com intuição de acerta em algum aluno que esta estudando. Ainda os professores que leciona na escola e que moram em outros bairros estão com medo de sair quando chega o termino da aula.

“Não adianta o meu pai vir me pegar na escola, assim mesmo somos perseguidos e xingamentos pelos marginais que estão na saída do portão da escola. Eles não têm um pingo de respeito e moral na frente dos alunos, muitos tiram as calças e mostra o bumbum e outros começam a grita desmoralizando a roupa que estamos vestindo, e por fim vêm os gritos de palavrões e ameaças de agressões. Gostaria de pedir ao secretario de segurança e até mesmo o coronel da policia militar que desse mais um pouco de atenção na segurança do nosso bairro, principalmente dos alunos que estudam a noite”, disse Carlos Quaresma, 19 anos, aluno da escola Maria Mãe de Deus.

O presidente e moradores do bairro Brasil Novo, já fizeram vários atos de protesto e solicitação para os órgãos públicos, como segurança, limpeza nas ruas, iluminação, água tratada, pinturas e placas de trânsito e melhoria de posto de saúde. Vários abaixo assinados já foram entregue e até agora nenhum órgão do governo e da prefeitura tomaram medidas de prevenção para o bairro.

Nenhum comentário: