sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dora Nascimento: Um perfil pelo seu mandato na Vice-Governadoria.




Por: Claudionor dos Santos

As mudanças são muitas mais as dificuldades ainda não foram superadas em 150 dias.

Dora Nascimento, aos 41 anos, Vice-Governadora de Carlos Camilo Góes Capiberibe, tornou-se vice pela indicação do “Partido dos Trabalhadores” (PT), veio de uma família tradicional da capital de Macapá. Sua mãe falecida se chamava Mara Nascimento e seu pai Pedro Freitas. Formada em Publicidade e Geógrafa, possui pós-graduação em Políticas Públicas e Mestre em Planejamento Urbano. Iniciou a sua carreira política como Assessora Política e Consultora na esfera Estadual e Federal.
Nas eleições de 2010 logo no primeiro turno ficou em segundo lugar e no segundo turno, abriu vantagem e venceu as eleições mais conturbadas do Estado. Ao completar 150 dias de governo em entrevista ao Jornal O Amapá, Dora Nascimento falou da sua primeira experiência na política amapaense, modelo de gestão, promessas de campanhas, projetos, internet, saúde, educação, segurança pública e concursos públicos.
O Amapá: Qual é a sua avaliação do seu mandato dos 150 dias pela sua atuação como vice-governadora?
Dora Nascimento: Eu avalio como positivo e acredito que temos que avançar nas políticas sociais no desenvolvimento industrial e econômico do nosso estado, precisa melhorar os indicadores na área da saúde, educação e da segurança pública. Assumimos o governo com problemas econômicos mais estamos dando andamentos em varias ações, mais acredito que a nossa prioridade é avançar em todos os setores.
O Amapá: Qual é a sua estratégia para continua o seu trabalho na da vice-governadoria?
Dora Nascimento: Nós estamos desenvolvendo já algumas ações principalmente pela vice-governadoria, pois a nossa função é secundaria e substituição ao governador. Mais eu não posso fica aqui parada já que nos temos uma estrutura e orçamento pra analise. Estou sempre em visitas aos prefeitos com objetivo de fazer parcerias, aconselhamentos e assessoramentos para que o nosso governo venha ajuda com base nos seus municípios e fazer uma interlocução entre os dois lados.
O Amapá: O Portal da Transparência está agradando o seu governo? Pode haver reajuste desse portal?
Dora Nascimento: O portal da transparência é um canal essencial para todos nós, é através do portal que a sociedade fica sabendo dos investimentos feitos pelo governo do estado. Este portal vai facilita e servir de exemplo para outros governantes que deseja divulgar os serviços e gastos públicos.
O Amapá: Quando o Estado do Amapá terá banda larga?
Dora Nascimento: Acredito que até neste final do ano nós já teremos a banda larga em todo o estado do Amapá.
O Amapá: A Senhora está satisfeita com o desempenho no setor da área da saúde em seu governo?
Dora Nascimento: Não digo que esteja satisfeita, pois teremos que fazer melhorias para satisfazer e amenizar os problemas que a população esteja passando. Não só melhora na questão de leitos e construção de hospital e sim melhorar na questão dos salários dos servidores da saúde e de todos os segmentos que atenda a sociedade. Procurar fazer investimentos nos hospital da rede pública tanto na manutenção como pessoal e acaba com as filas de consultas.
O Amapá: Os recadastramentos dos programas sociais estão sendo realizadas, como à senhora faria para melhorar está forma de pagamento?
Dora Nascimento: A Secretaria do SIMS tem dado algumas alternativas para melhorar a questão de cadastramentos. Para dar mais conforto para as famílias que necessita buscar esses serviços nós estamos atendendo no Super Fácil e demais localidades do nosso estado, sempre dando um conforto e melhor para os usuários.
O Amapá: Quais são os critérios adotados em seu governo para contratação temporária de pessoal?
Dora Nascimento: A contratação é de um ano e pode ser alterado de acordo com as necessidades dos serviços. Temos que acaba de uma vez com os contratos e a nossa promessa de campanha é realiza concursos públicos.
O Amapá: Existe possibilidade de realizar concursos públicos ainda este ano? Quais?
Dora Nascimento: Ainda este ano estamos planejando fazer concursos públicos nas áreas da saúde, educação, segurança e demais segmentos onde necessitam completa o quadro de funcionários.
O Amapá: É tempo de assaltos. Como à senhora avaliar a segurança do Amapá? E o que pode ser melhorado para evitar que aconteçam mais assaltos?
Dora Nascimento: Precisamos melhorar a nossa segurança, a ponte binacional vai ser inaugurada e a nossa preocupação é muita grande se tratando da segurança. Iremos investir em nossos policiais com novas infraestruturas tanto na policia militar como na policia civil.
O Amapá: Existem projetos para construções das casas habitacionais? Quantas?
Dora Nascimento: Recebi dados do secretario de infraestrutura que iremos construir dois grandes conjuntos habitacionais em nosso estado. Uns dos conjuntos vão ser construídos próximo da escola técnica e vai beneficiar seca de seis mil famílias carentes e a outra na Vila das Oliveiras. Os recursos são de parceria com o Banco BNDS e queremos entrega para os novos moradores daqui a quatro anos.
O Amapá: Qual é o objetivo do Projeto Social de Políticas Públicas?
Dora Nascimento: O Projeto ira possibilita a realidade social do estado do Amapá em nível social, culturais e ambientais. Será um canal de interlocução junto com a sociedade civil organizada. Objetivo do projeto é que ele venha ter um controle social político que irão se desenvolvido em nosso governo, iremos fazer os monitoramentos do nosso trabalho e como devem ser melhorados todos os setores.

Nenhum comentário: