quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sábado é dia de vacinação

Por: Janine Cruz

Neste sábado (21), dia “D” da Semana Mundial de Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde estará com as salas de vacina das unidades de saúde da capital e dos distritos abertas de 8h às 17h, para receber a população. Esta é a primeira vez que o Ministério da Saúde introduz a campanha no território brasileiro.
Semana Mundial de Vacinação vai de 21 a 28 de abril e é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) com objetivo de imunizar crianças, adolescentes, adultos e idosos, que não receberam determinadas vacinas ao longo da vida e que estão com o cartão de vacina atrasado.
É importante ressaltar que as vacinas ofertadas fazem parte da rotina do cartão nacional de vacinação. As crianças menores de um ano poderão receber a BCG (contra a tuberculose), Hepatite B, Tetravalente (diftéria, tétano, coqueluche, influenza tipo B e graves infecções bacterianas), VOP (poliomielite ou paralisia infantil), VORH (rotavírus humano), Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C (meningite), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Tríplice Bacteriana (diftéria, tétano e coqueluche).
Já os adolescentes, de 11 a 19 anos, e os jovens, de 20 a 29 anos, podem se vacinar contra Hepatite B e outras vacinas que estiverem em atraso. Para quem está acima de 29 anos e encontra-se com a carteira vacinal atrasada podem ser imunizadas contra Difteria, Tétano e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Segundo a Coordenadora de Imunização, enfermeira, Lilian Vergara a ideia é ofertar o serviço num dia em que muitos estão de folga. “Na maioria das vezes a rotina diária das pessoas faz com que acabem deixando de cuidar da saúde. No sábado, feriado, será uma ótima oportunidade para quem não tem tempo de ir se vacinar durante a semana. A OSM criou esta data como incentivo para os sem tempo”, informou Lilian Vergara.
Durante toda a semana as unidades de saúde estarão ofertando normalmente as vacinas de rotina do calendário nacional de vacinação. É importante a apresentação do cartão de vacinal. Vale ressaltar que a vacina para H1N1 só será ofertada durante a Campanha da influenza de 05 a 25 de maio, para os grupos preestabelecidos pelo Ministério da Saúde que são: crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, gestantes e pessoas com mais de 60 anos.
Além das unidades de saúde a Divisão de Imunização, localizada na FAB, ao lado da Farmácia Popular, estará funcionando como um posto de vacina durante o sábado, dia “D” da campanha. Lilian Vergara ainda informou que por se tratar de uma campanha espontânea, não há uma meta preconizada pelo MS a ser alcançada.
“Temos uma grande expectativa para que a população compareça em nossas unidades e busque pelo serviço que será ofertado. A vacina é o meio mais eficaz de se evitar doenças imunopreveníveis. É muito importante estar em dia com as vacinas”, finalizou Lilian.

Nenhum comentário: