sábado, 26 de abril de 2008

Terrenos baldios com foco de Dengue

As maiorias dos terrenos baldios que se encontra abandonado na capital, estão com foco de Dengue, causando perigo e segurança para os moradores que mora próximo dos locais. Varias denuncias já foram encaminhadas para o Secretario de Saúde e ao Secretario de Vigilância Sanitária para tomar conhecimento dos fatos que pode aumento os casos de Dengue durante o período chuvoso.

A Dengue é uma doença febril aguda, epidemiológica, cuja agente etiológico transmissor pelo mosquito Aedesalgypti. O seu período de incubação pode variar de 03 a 15 dias, e se a pessoa não tomar cuidados ou precações pode até morre.

Conforme a Secretaria de Urbanização do Amapá (UMBA) existe mais de 430 terrenos abandonados somente na capital e pode ter um numero muito maior. Os proprietários deste terreno baldios já foram notificados pela Secretaria de Saúde do Município, e até agora os donos de lotes não deram uma solução para a limpeza dessas áreas desocupadas.

“Todos os proprietários deste terreno baldios poderia ser punidos, isso é um crime e desrespeito para sociedade, nossas vidas ficam em risco com estes locais abandonados isso pode ocorre uma epidemia de Dengue. A Secretaria de Saúde do Município poderia entra com uma ação ao Ministério Público contra estes irresponsáveis que continua colocando perigo para os moradores que reside nas proximidades de risco de contaminação da doença”. Irritado explicou Rafael Silva, morador da Pedro Baião. oro em risco com estes locais abandonados com risco de ocorre uma epidemia de Dengue.nsi

Os três primeiros meses tiveram uma queda no índice de casos de Dengue em toda capital. As equipes de agente de endemias estão realizados uma campanha de orientação junto a população que vive no centro e nas periferias da cidade, muitos serviços dos agentes é a dificuldade de entrar nos terrenos que estão com foco do mosquito transmissor, pelo fato dos lotes estarem coberto de matos e lixos no local.

“A Dengue têm que ser controlada por todos nós moradores, exclusivamente de quem usa terrenos baldios, pois elas causam um risco de transmissão do foco do mosquito. Devemos orientar e ajudar os órgãos competentes para que o caso não venha aumenta em nossa cidade, através de limpeza nos quintais, conversar e orientar os proprietários de terrenos na limpeza e manutenção desses lotes, para evitar o foco da dengue. Só assim devemos se proteger contra a transmissão de contagio da doença. Vamos todos lutar contra a dengue”. Disse Paulo Machado, Técnico de Enfermagem.

Para quem deseja denuncias os abusos de proprietários de terrenos baldios, que encontra abandonado com risco para a vida, ou para a saúde, e demais casos de abusos relacionados à campanha de prevenção da Dengue é só ligar para (096) 3223-5095 e 3223-5124.

Nenhum comentário: