terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Greenpeace usa boi gigante em ato contra desmatamento no PA

BELÉM - Para protestar contra o desmatamento e o avanço da pecuária da Amazônia, ativitas do Greenpeace inflaram um boi de 6 metros de altura em uma área desmatada ilegalmente por fazendeiros de gado dentro da reserva extrativista Verde Para Sempre, no Pará. A minifestação aconteceu neste domingo (18).
Em quatro anos, a reserva teve desmatados mais de 40 mil hectares de sua área total de 1,2 milhão de hectares, de acordo com o órgão. Em sobrevôo recente pela região, o Greenpeace identificou novos desmatamentos dentro da reserva, ainda não apontados pelo sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Entre 1990 e 2003, o rebanho bovino cresceu 240%, passando de 26,6 milhões para 64 milhões de cabeças de gado. Segundo estudo do Imazon, os Estados do Mato Grosso e Pará, juntos, concentram 60% do rebanho bovino da Amazônia.
Reunião
Segundo o Greenpeace, durante reunião realizada neste final de semana, lideranças comunitárias relataram diversos problemas sociais e ambientais relacionados com o fato da reserva extrativista só existir no papel.
Entre os problemas levantados, estão a ausência de placas de sinalização indicando os limites da reserva; a demora dos créditos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prometidos pelo presidente do órgão em 2005; e a exploração madeireira que persiste e as invasões de barcos pesqueiros que são constantes.

Fonte: Portal Amazônia, com informações do Greenpeace - A.L

Nenhum comentário: