terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Caminhos de Glória

Glória Perez volta ao seu universo novelesco para criar a nova trama multicultural da Globo

Etienne Jacintho - O Estado de S.Paulo

- .
Um amor impossível e um casamento prometido realizado, a princípio, sem amor compõem o enredo inicial da trama de Glória Perez, Caminho das Índias, que estreia nesta segunda, 19, no horário das 9 da Globo. A mocinha é Maya (Juliana Paes) e seu par é Bahuan (Márcio Garcia). O marido prometido é Raj (Rodrigo Lombardi) que, por fim, se apaixonará por Maya. Faz-se aí o triângulo amoroso da vez.
Loucura é tratada com seriedade e humor
Qualquer semelhança com O Clone (2001) não é coincidência. Caminho das Índias traz de volta elementos clássicos do universo novelesco de Glória Perez e explora personagens e situações que o público adora por serem bem executados. Com a nova novela, pode-se dizer que a autora realiza uma trilogia que começou em 1995, com Explode Coração. As três novelas apresentam, como trama central, um triângulo amoroso e a impossibilidade de um amor por causa de diferenças culturais.
Preconceito?
Glória Perez, porém, não gosta da comparação. Na apresentação da novela para os jornalistas, no Rio, a autora afirmou que isso é "preconceito". "A única comparação possível entre as duas novelas é que elas falam de culturas diferentes da nossa. Vê só como as pessoas são preconceituosas? O que é diferente vai tudo para o mesmo saco", disse.
Paixões impossíveis em culturas diferentes não são novidade na teledramaturgia, na literatura ou no cinema. Por isso, a realização é o que conta. A autora pode usar esse mundo ficcional dela para contar histórias no Marrocos, na Índia, na China, no Japão, no Iraque... Suas novelas conquistam bom ibope, os bordões que cria retumbam nas ruas e seus personagens se tornam alvos de discussões. Glória é pop.

Nenhum comentário: