quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial: Amapá apresenta 3º Forte

O Governo do Amapá apresenta, durante o Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Belém (PA) até domingo, 1º, o Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor do Amapá – 3º Forte.
O programa é considerado pelas organizações da sociedade civil (associações de moradores, de mulheres, da juventude, culturais, filantrópicas, ambientais, educacionais, quilombolas extrativistas e indígenas) um avanço no diálogo com o Estado. O 3 Forte tem um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento e a autogestão destas organizações.
Como estratégia de atuação o 3º Forte prevê a organização de um banco de dados e a criação de um balcão de serviços com capacidade e estrutura física para a qualificação da gestão das organizações sociais que estão no programa desde 2008.
“O Fórum é uma oportunidade ímpar que temos para mostrar como o Amapá está preocupado em fortalecer estas organizações para que elas caminhem para a autogestão”, disse Nazaré Farias, secretária especial de Desenvolvimento Social.
Dentre as diversas organizações presentes ao FSM estiveram a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AP) e o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS/AP), que receberam apoio do Governo do Estado.
Os representantes destas associações vão aproveitar o espaço do FSM para aprofundar a formulação de propostas e trocar experiências na articulação dos movimentos sociais, redes e outras organizações da sociedade civil organizada.
Para que o grande público visitante ou participante do Fórum Social Mundial pudesse conhecer e entender melhor esta política, o Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, distribuiu kits promocionais.
Foram cerca de três mil kits contendo uma sacola com folder, DVD e camisa. Todo o material foi confeccionado em dois idiomas: português e inglês. Os dois estandes que o Amapá ocupa no FSM também estão ambientados com baners nos dois idiomas.
FSM
O Fórum Social Mundial deve reunir aproximadamente 120 mil pessoas, entre representantes de entidades da sociedade civil, de movimentos sociais e de ONGs. O evento acontece no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, nas Universidades Federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra). A nona edição do FSM tem o tema “Um outro mundo possível”.

Nenhum comentário: