quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CARNAVAL 2009

POR: Claudio Santos

Representante do Bloco Pica-Pau é a Musa da LIBA.

A jovem Daiana Maira de 16 anos foi a grande vencedora da escolha da Musa da LIBA, o evento foi realizado no último dia 31 de janeiro, no Sesc Araxá. A belíssima moça foi representante do bloco Pica-Pau, e mostrou que saber samba na passarela, e conquistou a confiança dos jurados pelo seu chame e embaraço. Parabéns a todos da diretoria do bloco.

Balneário do Curiaú recebe bateria do Maracatu da Favela.

Os brincantes da bateria da Escola de Samba Maracatu da Favela, realizou uma performance no dia 03 de fevereiro, no balneário do Curiaú onde teve a entrega da reforma do Deck. O local marcou presença de vários turistas e autoridades do município. Na oportunidade estava presente toda sua diretoria, confiante de que a escola vai trazer o titulo de campeã do carnaval 2009.



Boêmios do Laguinho faz parceria com o grupo Movimento Vento Norte.

Boêmios do Laguinho através do Movimento Vento Norte faz trabalho de inclusão social e cultural de jovens que fazem parte de grupos que participam da quadra junina. Neste ano três alas coreografadas da Universidade são formadas por integrantes dos grupos folclóricos. Todas as noites mais de 200 jovens ensaiam na quadra de Boêmios, pois são os próprios integrantes que trabalham na confecção das fantasias.
Grande parte destes jovens são filhos de trabalhadores do comércio informal e funcionários públicos que moram nas áreas consideradas periferia da Zona Norte, como Novo Horizonte, Jardim Felicidade e Pacoval.


Pagode das escolas de samba

As escolas de sambas: Maracatu da Favela, que ensaia na Aerc, Piratas da Batucada, onde realiza seus ensaios na escola Professora Guita (no estádio Glicério Marques) Unido do Buritizal na Sede do Pagode do Maurinho. Continuam todas as sextas-feiras, a partir das 23hs, o seu tradicional pagode que tem como objetivo de arrecadar fundos para aumentar os recursos da própria agremiação. Todos os brincantes estão convidados para soma e colabora com suas escolas.

Boêmios descobre talentos

A escola de samba Boêmios do Laguinho descobriu talentos promissores nos grupos juninos, uma delas é a porta-bandeira e mestre-sala. Daniela e Chocolate que vieram destes grupos. Os dois adolescentes foram descobertos e ensaiados por Heraldo Almeida e hoje é o primeiro casal da Universidade. Sucessos para o casal.


Jardim Felicidade ganha novos integrantes

Rita de Cássio e seu filho Felipe Gonçalves (filha Pele e Fifita) são os mais novos brincantes da escola de samba localizada na zona norte da capital. Os mesmo que desempenaram como brincantes pela sua escola de coração Maracatu da Favela, hoje fazem parte da agremiação Jardim Felicidade levando a bandeira verde e branca para concorre os quesitos de mestre sala e porta bandeira.



Semam pede das escolas de samba o licenciamento para ensaios.

A Secretaria de Meio Ambiente de Macapá está pedindo aos presidentes ou representantes de Escolas de Samba que procurem a Secretaria para pegar o licenciamento para que os ensaios possam acontecer sem transtornos. A licença foi solicitada pela Presidente da Liesa, porém cada agremiação deve pegar o seu documento.
Amadeu Souza, diretor da Secretario do Meio Ambiente, explica que a licença permite que os ensaios aconteçam até no máximo 23h e com volume de até 75 decibéis, seguindo determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Após este horário ou com decibel acima do permitido, qualquer órgão fiscalizador do meio ambiente pode usar o poder de policiar e pedir que o ensaio seja interrompido, seja da Semam, Políca Militar, Civil ou Federal. Assim nenhuma escola de samba será perseguida, porém é importante que a licença esteja em local visível.


.
Pagode das escolas de samba será fiscalizado pela Semam

A Secretaria do Meio Ambiente vai fiscalizar os pagodes promovidos pela escola de samba durante as sextas-feiras. O principal objetivo é avaliar se o local é próprio para a realização das festas neste período de pré-carnaval. Para que a autorização seja dada é preciso que o local da festa esteja dentro dos padrões ambientais e outras especificações previstas na Lei de Licenciamento e Fiscalização, como o volume do som, principal denúncia recebida por moradores dos locais. Os Presidentes das escolas de samba que estejam promovendo este evento procurem a Semam e solicitem uma fiscalização para que as autorizações sejam expedidas.

Nenhum comentário: