sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sesa vai intensificar atendimento durante carnaval

Vários postos com capacidade para atendimentos de urgência e emergência serão montados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) durante o período de carnaval. Os pontos serão montados durante os eventos contidos na programação do sambódromo e carnaval de rua. As ações serão coordenadas pela equipe da Coordenadoria Regional de Saúde.
No sambódromo, o posto de atendimento será mantido nos dois dias de apresentação das escolas de samba (dias 21 e 22) e também durante a passagem dos blocos carnavalescos e apuração, na quarta-feira de cinzas. Já na Banda, dia 24, a Sesa montará dois pontos para atender aos foliões: em frente ao Banco do Brasil (Parque do Forte) e na Praça da Bandeira.
De acordo com a coordenadora das ações, Raimunda Gracinete Espíndola, a Sesa irá disponibilizar profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além da equipe de apoio e medicamentos. Segundo ela, os atendimentos mais comuns nestes tipos de eventos são dores de cabeça, febre, dor de dente, pressão alta, dispnéia (dificuldade para respirar), náuseas, desmaios e escoriações – a maioria causada por quedas.
“Nós montamos os pontos de urgência e emergência para estarmos preparados para qualquer incidente”, ponderou o secretário estadual de saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho.
A programação da secretaria se estenderá também com a distribuição de preservativos e atividades educativas, que ficarão a cargo dos blocos da saúde, como o Saúde Folia e o Bloco da Camisinha.

Ascom Sesa
Núcleo de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário: