quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Banda festeja 44 anos e arrasta multidão

A cada edição, A Banda ganha novos adeptos. São crianças, jovens, adultos e famílias que se reúnem para ver ou acompanhar o evento que percorreu ruas e avenidas de Macapá na terça-feira, 24. Considerado o mais tradicional bloco do Estado do Amapá, este ano a estimativa de público foi de pouco mais de 100 mil brincantes. A novidade foi à construção de duas arquibancadas na Avenida Feliciano Coelho, no trecho entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, no bairro do Trem.
O governador Waldez Góes, acompanhado do vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho e secretários, percorreu todo o trajeto. Waldez foi saudado pelos foliões, que faziam questão de tirar uma foto ao seu lado. Da sacada dos prédios, casas e apartamentos o público vibrou e dançou com a passagem da Banda. “Fico feliz em ver a população de todas as classes participando da festa de forma ordeira. A Banda é democrática. Todos se divertem e até expõem suas reivindicações, seus desejos e seus sonhos”, avaliou o governador.
O Governo do Estado repassou recursos para a realização da folia. José Figueiredo, o Savino, um dos coordenadores do bloco, não conteve a emoção ao recordar como surgiu a idéia de criar A Banda. O bloco que leva o nome da música do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. “Há 44 anos realizamos a festa. Ao longo de mais de quatro décadas o evento arrasta mais e mais pessoas. Aqui todos se divertem de graça”, diz Savino.
Um forte esquema de segurança foi montado para inibir a ação de gangues, conter os ânimos dos foliões mais exaltados devido ao consumo de bebidas e brigas. A cada esquina era possível observar a presença da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Civil. O GTA, do alto, acompanhou toda a movimentação.
Para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e incentivar o sexo seguro, ao longo do trajeto foram distribuídos preservativos e panfletos educativos à população. Quem aproveitou para faturar um dinheiro a mais foram os vendedores ambulantes. Lanches, bebidas, refrigerantes, água mineral, óculos, fantasias e máscaras foram os mais procurados.
A ambulante Maria dos Santos veio do bairro Zerão e comemorou o fato de ter vendido tudo em menos de três horas. “Agente aproveita esse momento para ganhar um trocado a mais. Agente se diverte com A Banda e ainda fatura”, destacou.

Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212- 1169

Nenhum comentário: