quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Reitor da UEAP visita Escolas Famílias Agrícolas

Em cumprimento à agenda de construção de um curso superior para os egressos das Escolas Famílias Agrícolas e Agroextrativistas do estado, o reitor da UEAP (Universidade do Estado do Amapá), Prof. Dr. José Maria da Silva, esteve em visita técnica, no último dia 23, na Escola Família Agrícola do Cedro (EFACE), no município de Tartarugalzinho. Acompanhado da Pró-Reitora de Graduação, Profa. MsC. Nazaré Guimarães, o gestor visitou as dependências laboratoriais da escola e conheceu mais de perto a realidade da instituição.
A visita à escola família da comunidade do Cedro é a terceira – as demais foram na Escola Família Agroextrativista do Carvão e na Escola Família Agrícola de São Joaquim do Pacuí – de um total de cinco que deverão ser complementadas nos próximos dias pela equipe da UEAP. A estratégia consiste em levantar informações para a formulação de uma proposta de curso superior que contemple as formações técnicas adotadas por cada escola família (agrícola, agropecuária e agroextrativista), fazendo uso de seus laboratórios e de suas experiências no campo.
Das cinco escolas famílias do Amapá, a Escola Família Agrícola do Cedro é a mais nova, com cinco anos de existência, oferece ensino fundamental e médio, e entra como parceira em projetos institucionais para a constituição de laboratórios, a exemplo do plantio de feijão e – futuramente - de milho em projeto pertencente à Embrapa-AP. Mas há também experiências laboratoriais com a criação de galinhas, porco, e plantio e reprodução de mudas.
Até o final de 2008 foram atendidos pela EFACE 88 estudantes, distribuídos em três turmas, através da pedagogia da alternância, em que o aluno vive como interno da instituição por 15 dias e nos dias restantes do mês retorna para casa com planos de estudo direcionados à sua realidade domiciliar. A partir do ingresso de novos alunos, em 2009, a expectativa é que o contingente atendido suba para até 150 alunos. Em todas as escolas famílias do Amapá já são cerca de 200 o número de alunos formados no ensino técnico profissionalizante..

Nenhum comentário: