terça-feira, 7 de abril de 2009

Marabaishow homenageia personalidades do Marabaixo

No último sábado, 4, o Monumento Marco Zero do Equador foi palco do para o maior show de marabaixo do Estado. A festa, organizada pelas secretarias de Estado do Turismo (Setur) e pela secretaria de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro), superou a expectativa de público e reuniu centenas de pessoas. Seis grupos misturaram novos arranjos na musicalidade tradicional do Marabaixo.
A festa que reuniu várias entidades do Marabaixo, tem como objetivo popularizar o maior ritmo do Amapá e incluir novos arranjos na musicalidade, uma forma de aperfeiçoar o toque tradicional. A idéia é transformar a cultura em um verdadeiro produto comercial e turístico.
Dezesseis grandes nomes da cultura Popular Amapaense e de grande relevância na história do Marabaixo foram homenageadas pela Secretaria de Turismo. O Governo do Estado esteve representado pelo Secretário Alberto Góes. Entre os grandes nomes do Marabaixo, foram destaques: Raimunda Barros da Costa (Diquinha), Maria José Libório (Zezé), Raimundo Lino Ramos (Pavão), Francisca Santos (Chiquinha do Bolão), Benedita Guilhermina Ramos (Biló Ramos), Esterlina Barreto (tia Ester), Josefa Silva (Zefa do Quincas), Josefa Laú (Zezinha), Lucimar (tia Luci), Maria Felízia Cardoso (tia Fefê), Maria Natalina Costa (Natalina), Raimunda Francisca Costa (Raimundinha). Raimunda do Carmo (Dica Congó), Tereza Rosa dos Santos (Tereza Arapapa), Antonia Costa (Antonia Grande) e o Caboclo.
Conhecendo a Cultura
Antes da abertura do Marabaishow, ocorreram palestras sobre todo o conteúdo histórico do Marabaixo até os dias atuais. As oficinas ministradas pelo historiador e escritor Fernando Canto, explicaram “A Viagem pela História do Marabaixo”. “O Marabaixo nos Currículos Escolares”, foi o tema abordado pela pedagoga Marilda Costa em sua explanação. O professor Ronery Brito explicou sobre “Cultura como Diferencial do Turismo”.
O Ciclo do Marabaixo começam no próximo sábado, 11, com o festejo em louvor a Santíssima Trindade. A programação inicia às 15horas, na Associação Berço do Marabaixo, na Avenida Duque de Caxias 1203, no bairro Santa Rita.

Bianca Castro
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefone: (96)3212-1169

Um comentário:

Lucia Morais disse...

Gostaria muito de ver fotos ou vídeo desse trabalho e poder mostrar aqui no Rio para meus alunos