sábado, 22 de setembro de 2012

MUNICÍPIO INAUGURA MAIS DE 200 METROS DE PASSARELAS DE CONCRETO EM ÁREA ALAGADA DO PACOVAL





Mais uma etapa do projeto “Passarelas da Cidadania” foi inaugurada hoje, 21, na avenida Pará, bairro Pacoval, zona Norte da cidade. São 220 metros de pontes de concreto que dão acesso a centenas de casas construídas no alagado.
O projeto do município começou ano passado com mais de 570 metros construídos em outra parte da área. A execução do serviço utilizou mão de obra local, onde os próprios moradores puderam colaborar em sistema de mutirão.
A idéia é levar o projeto a outros locais da cidade onde o acesso seja prejudicado pela corrosão da madeira das pontes, o que representa um grave risco à população como disse o senador Gilvam Borges. “Essa população estava vivendo com um risco imenso de cair nessa água ou de sofrer um acidente por conta das tábuas podres. Agora, essa possibilidade foi afastada”.
Para Marcos Jucá, secretário de obras do município, a estrutura apresenta uma durabilidade muito superior a que havia, o que gera economia para os cofres da prefeitura. “Não existe comparação entre as pontes de concreto que estão aqui e as de madeira que já não seguravam nem mais o peso dos moradores. Isto é segurança para eles”, considerou.
Com a conclusão na avenida Pará, o projeto deve ser colocado em prática em outros bairros que enfrentam o mesmo problema. Pontes de concreto já existem na cidade paraense de Afuá e no Bailique, com total aprovação da comunidade.
Um dos pontos lembrados pelos moradores é a segurança. O outro é a facilidade de acesso tanto para crianças quanto para idosos e cadeirantes. É o caso de Luís Silva, 21, que além de ser paraplégico era obrigado a ficar em casa por não conseguir locomover a cadeira por causa das tábuas podres das pontes. “Com as passarelas de concreto voltei a sair de casa. Posso ir à casa dos colegas, ao comércio e á igreja. Isso não tem preço”, concluiu.

Nenhum comentário: