terça-feira, 25 de setembro de 2012

CTMac aponta avanços no trânsito de Macapá




A companhia de Trânsito e Transporte de Macapá rebate as críticas negativas quanto aos investimentos na área de transito da cidade de Macapá e aponta os dados que comprovam melhoria significa nesta área. “E certo que não resolvemos todos os problemas, até porque eles crescem junto com a cidade, mas nós trabalhamos muito e temos resultado a apresentar. Talvez por causa do processo eleitoral, as pessoas esqueçam de como a cidade estava quando assumimos a gestão, mas se fizermos uma retrospectiva, veremos que muitos avanços aconteceram. Os candidatos tem todo o direito de criticar a gestão sim, mas com responsabilidade e honestidade para não jogar no lixo todo o esforço dos trabalhadores da prefeitura”, enfatiza o diretor de Transito da CTMac Jair Coelho.
Jair ressalta que a falta de investimentos do governo do estado e a retenção de recursos do IPVA, por exemplo, tem trazido muitas dificuldade para a prefeitura, mas reforça que mesmo assim, a CTMac tem investido para melhorar o trânsito da cidade e cita o cinturão de ciclofaixas que está sendo instalados na cidade com um desses avanços. “Nenhum prefeito teve a coragem de instalar um metro se quer, de ciclofaixa na cidade. Mas nós estamos fazendo, mesmo sem apoio do governo. Hoje o ciclistas anda na rua Hamilton Silva com segurança e rapidez. E em breve ele vai poder sair da congos e chegar a ponte Sérgio Arruda usando uma via exclusiva, que é a ciclofaixa. Esse é um exemplo do quanto avançamos na melhoria do trânsito da cidade. É um sonho da população que está virando realidade. Mas tem candidato criticando por criticar. E tem também muita gente torcendo para que as coisas dêem errado, o que é lamentável. Mas o trabalho está aí. Só não vê quem não quer, mesmo”, diz Jair.
Ciclofaixa:
Está em curso a instalação de um cinturão de ciclofaixas que vai ligar a zona sul a zona norte de Macapá. A ciclofaixa também tem um sentido sul, saindo do Congós, passando pelo centro comercial e chegando a rodovia JK. Hoje o trabalho está na terceira etapa que vai da rua Hamilton Silva passando pela avenida Felciano Coelho até a rua São José
Semáforos:
Em 2009 haviam 27 semáforos com mais 30 anos de uso na cidade. Todos foram substituídos por novos. Hoje são 77 instalados em pontos de grande movimentação.
Sinalização horizontal e vertical
Foram revitalizadas e instaladas mais 200 faixas de pedestres em frente as escolas estaduais e municipais. Cerca de 50 Pontos de conflito foram eliminados com a sinalização vertical. Mais de 3 mil novas placas foram instaladas. Além da revitalização de todas as rotatórias da cidade.
Mudanças de vias
Estudos possibilitaram mudança que trouxeram resutados significativos para a fluidez do trânsito. A rua Leopoldo Machado é um exemplo disso. A pista foi triplicada e hoje é uma das principais vias no sentido norte/sul.
Estacionamento
Mais de 500 novas vagas de estacionamento foram criadas no centro comercial, na orla de Macapá, aeroporto e outros pontos da cidade.
Educação
O departamento de educação da CTMac faz ininterruptas campanhas de educação no transito em frente as escolas e em pontos de grande movimentação, visando o combate as imprudências e prevenção de acidentes. O projeto Amigos da Escolas que forma orientadores na faixa de pedestres é um exemplo desse esforço.
Fiscalização
Só em 2012, a CTMac retirou mais 400 veículos irregulares de circulação. São motos e carros que estão sem documentos ou que estavam sendo usadas no transporte clandestino de passageiros.

Nenhum comentário: