quarta-feira, 12 de setembro de 2012

NOVO MINISTRO DO SUPREMO TEORI ZAVASCKI ESTEVE NO AMAPÁ EM 2009 PARA CONHECER O CASAMENTO COMUNITÁRIO




Por: Heraldo Costa

Para muitos foi surpresa a indicação do Ministro do STJ TEORI ZAVASCKI para ocupar a vaga de César Peluso no STF. Alguns sequer haviam ouvido falar no nome do novo Ministro.
Mas a classe jurídica do Amapá e muitos casais não ficaram surpresos.
Dono de um curriculum invejável, o Ministro Teori Zavascki sempre foi um homem preocupado com sua carreira e com o povo brasileiro.
Como que antevendo o futuro, no ano de 2009, Teori Zavascki saiu para uma visita a vários Estados Brasileiros, principalmente àqueles que tinham projetos do judiciário na mídia nacional.
E assim, no dia 27 de novembro de 2009, o novo Ministro do Supremo chegou ao Amapá e aqui conheceu o TJAP, a Justiça Itinerante e o Projeto Casamento Comunitário.
Nascido em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes - SC, o Ministro Teori Zavascki tinha um sonho de conhecer o extremo norte do Brasil, eis que no outro extremo de onde nasceu e atuou.
No ano de 2009, quando surgiu a oportunidade, não deixou passar e veio conhecer o Amapá.
A data coincidiu com a realização da maior edição do Projeto Casamento Comunitário, a 46ª Edição, com 946 casais, ao lado da Fortaleza de Macapá.
O Ministro Teori disse que estava encantando como um Projeto do Judiciário atendia e beneficiava tantas pessoas.
O Juiz Heraldo Costa, Coordenador do Projeto Casamento Comunitário, que esteve em contato com o Ministro Teori Zavascki naquele dia, disse que 'foi uma grata surpresa saber que aquele Ministro do STJ está prestes a se tornar Ministro da mais alta Corte do Pais. No contato e conversa que mantivemos, ele se mostrou uma pessoa muito preocupada com o Judiciário Brasileiro e de como esse Judiciário pode estar mais perto da população. Me parabenizou pela iniciativa dos Casamentos Comunitários e disse que iria fazer referência das coisas boas que viu no Amapá em seus votos no STJ".
Naquela edição do Casamento Comunitário, o Ministro Zavascki foi presidente de honra e entregou certidões de casamentos a vários casais, mostrando estar muito à vontade em terras do Amapá.

Nenhum comentário: