terça-feira, 30 de junho de 2009

Empresários investem na capacitação de seus colaboradores

POR: Flávia Fontes

As rápidas mudanças, provocadas pelo efeito da globalização e concorrência no mercado, exigem cada vez mais das empresas, sejam de grande ou pequeno porte. Muitos investem na capacitação de seus colaboradores para se alcançar a principal meta que levará aos “lucros”. E, sair vivo desta concorrência significa conquistar um território chamado cliente.
Para muitos especialistas em consultoria de mercado, a satisfação do cliente está diretamente relacionada ao capital humano do empreendimento. Na busca pela excelência operacional, este capital determina a velocidade e o nível de sistematização que, consequentemente, impacta o cliente.
Soluções e Inovações
Baseado nesta realidade, o Grupo Seama nesta terça-feira, 30, o Centro de Treinamento Seama Trainning, que oferecerá aos profissionais do Amapá a oportunidade de qualificação em qualquer área de atuação, isso sem que eles precisem se deslocar para outros estados.
Segundo a Coordenadora do Seama Trainning, Bia Pina, o novo empreendimento disponibilizará treinamentos de forma corporativa e formatará suas atividades de acordo com as necessidades das empresas.
“O foco do nosso Centro de Treinamento é buscar o conhecimento de ponta e transmiti-lo para o mercado, ajudando na capacitação e alavancagem do Know-how dos profissionais. Para isso trabalharemos com parcerias estratégicas e grandes fornecedores de Tecnologia”, ressalta Bia.
O lançamento do Seama Trainning acontecerá no Salão de Atos da Faculdade Seama a partir das 18h30.

SERVIÇO:
Departamento de Jornalismo e Imprensa da Faculdade Seama
E-mail: jornal@seama.edu.br
Fones: (96) 2101 5151 ramal 5160

Cruzeiro do Sul e Estrela do Norte conquistam a quadra junina

O concurso de quadrilhas do Arraiá no Meio do Mundo, encerrado no domingo, 28, no Parque de Exposições da Fazendinha, teve dois vencedores. O título de 2009 foi conquistado pela Cruzeiro do Sul e Estrela do Norte, que empataram em notas. A entrega da premiação foi feita pela secretária especial do Desenvolvimento Social, Nazaré Farias, que no ato representou o governador Waldez Góes.
As torcidas organizadas lotaram a arena para acompanhar o evento. Pela ordem, Cruzeiro do Sul e Estrela do Norte ficaram em primeiro lugar, seguidas de Sorriso Cristalino, de Laranjal do Jari, 2º lugar; Tradição Junina, 3º lugar; Imperatriz, 4º lugar e Revelação, 5º lugar.
Cláudio Vaes, da Estrela do Norte, disse que a garra e a determinação da quadrilha foram essenciais para o resultado positivo. “Muita gente não acreditava que nós voltaríamos a vencer. Agradeço a todos que direta e indiretamente contribuíram para esta conquista”, desabafou. O grupo disputou com 24 pares e teve como tema “Laguinho: A História do Bairro mais Tradicional de Macapá”.
Já o presidente da Cruzeiro do Sul, Anderval Gregório, explicou que o grupo estava preparado para conquistar o título de 2009. Por duas vezes (2003 e 2006) havia sido vice-campeã. Anderval disse que a harmonia foi fundamental para sagra-se campeã deste ano. A quadrilha disputou com 18 pares juninos. O tema foi “Nas Margens do Lago Encantado”. É uma releitura da obra o Lago do Cisne, um balé, readaptado para quadra junina.
A presidente da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), Daiana Ramos avaliou de forma positiva o Arraiá no Meio do Mundo este ano. Daiana acrescentou que um reflexo disto foi o alto investimento que os grupos juninos fizeram. “Eles se preocuparam mais em apresentar um espetáculo diferente, com temas diferentes e criativos. Agradeço ao Governo do Estado, Prefeitura de Macapá e a todas as entidades públicas e privadas que apostaram no evento e ao incentivo à cultura”, disse. Para ela, os grupos juninos atingiram a expectativa da organização e do público. A maior estrutura física e apoio resultaram no sucesso do evento este ano.
A secretária especial do Desenvolvimento Social, Nazaré Farias, destacou que o Governo do Estado avança cada vez mais no incentivo às manifestações culturais. A quadra junina é uma delas. O aumento do espaço do Parque de Exposições da Fazendinha para apresentações de quadrilhas estilizadas e o envolvimento de outros setores do governo, permitiram também a geração de emprego e renda para vendedores ambulantes, artesãos, lanchonetes e outros profissionais do mercado formal e informal. “O público ficou satisfeito com o que viu e apreciou”, analisou.
Nazaré Farias disse que durante o Arraiá no Meio do Mundo não foi registrado nenhum incidente grave. A participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Civil e outros setores da Defesa Social asseguraram a segurança da população.


Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212- 1169
dcn@secom.ap.gov.br

Arqueólogos descobrem cemitério indígena em Laranjal do Jarí

Um grande sítio arqueológico recém-descoberto em Laranjal do Jari, cidade distante cerca de 270 quilômetros de Macapá, chamou atenção da população, estudiosos, arqueólogos e das autoridades locais. O achado ocorreu entre os meses de maio e junho deste ano. A descoberta está localizada na área onde será construída pelo Governo do Estado à Escola Técnica do Amapá. No local foram encontrados cerâmicas arqueológicas, louças e 50 urnas funerárias (com restos mortais de uma civilização bem antiga). A área escavada na descoberta do sítio arqueológico foi de 4 mil metros quadrados.
O arqueólogo do Iepa João Saldanha, um dos técnicos do Governo do Estado responsável pelo achado, explicou que os artefatos encontrados no terreno remetem para uma civilização indígena, que teria vivido no local. “Na verdade trata-se de uma grande aldeia indígena com muitas urnas funerárias e com vestígios de quem habitou aquele local há mais de mil anos”.
Estudos preliminares realizados pelos arqueólogos João Saldanha e Mariana Cabral, revelam que o material encontrado, principalmente os artefatos e louças cerâmicas é rico em decoração. Esse importante detalhe levou os arqueólogos a acreditarem que o local foi habitado por uma etnia indígena que teve fortes ligações com a civilização antiga da guiana, haja vista que os desenhos e traços identificados nas peças que foram encontradas trazem traços e características muito semelhantes.
A descoberta foi feita com autorização prévia do Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Inphan). Saldanha garantiu que todo material extraído do Sítio Arqueológico passará por uma assepsia e trabalho de montagem a fim de recuperar o formato original de cada objeto. O translado do material de Laranjal do Jari à Macapá foi feito em um caminhão.
Saldanha explicou que a descoberta do Sítio Arqueológico ocorreu casualmente. A Secretaria de Estado dos Transportes, por intermédio da Gerência de Meio Ambiente requereu vistoria na área onde a Escola Técnica do Amapá será construída com o objetivo de identificar eventuais impactos ambientais e descobertas arqueológicas. A descoberta do Sítio Arqueológico obrigou o Estado a paralisar as obras de construção da Escola Técnica, mas segundo Saldanha, o trabalho de escavação arqueológica já foi concluído e em breve as obras serão reiniciadas.

Informações: 3212- 5342/ 8121- 0131
Edy wilson Silva
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Escola Estadual José do Patrocínio vence Gincana Escolar

Em meio a gritos, lágrimas e muita emoção, os alunos e professores da Escola Estadual José do Patrocínio, do Distrito de Fazendinha, comemoraram a conquista do primeiro lugar na Gincana Escolar 2009, do Arraiá no Meio do Mundo. A escola recebeu ainda, o troféu de melhor torcida e quadrilha junina. O encerramento aconteceu no sábado, 27, no Parque de Exposições da Fazendinha. A arena ficou tomada por estudantes e público em geral. Ao todo, 25 escolas, entre estadual e municipal, participaram do evento. Mais de 15 mil estudantes participaram, a maioria de Macapá.
O título de melhor casal caipira ficou com CCA, que também conquistou o segundo lugar na Gincana Escolar, seguida pela escola estadual Raimunda dos Passos (3º lugar), escola estadual Francisco Walcir, de Santana, (4º lugar) e a escola municipal Hildemar Maia, que representou o Projovem, e conquistou o 5° lugar.
O diretor da escola estadual José do Patrocínio, Raimundo Nonato, enumerou uma série de fatores que contribuíram para o sucesso dos alunos na Gincana, entre eles: a garra, perseverança e trabalho em equipe. “Desde o primeiro dia que assumi a direção da escola apostei no talento da juventude de Fazendinha. No caso da Gincana, os professores e demais servidores também tiveram papel importante na conquista”, disse emocionado o diretor da escola que possui regularmente matriculados 1.422 estudantes, divididos no ensino fundamental, 3ª e 4ª etapas e ensino médio.
O secretário de Políticas para a Juventude, Marco Jhonny, disse não ter sido nenhuma surpresa o sucesso da Gincana Escolar. Para ele, o incentivo e as ações promovidas pelo Governo do Estado têm elevado a auto-estima da juventude amapaense e criado oportunidades de qualificação e acesso ao mercado de trabalho.
Durante a Gincana foram arrecadados mais de 15 mil brinquedos. Eles serão doados no Dia das Crianças e no Natal da Solidariedade. “Os alunos estão de parabéns por participarem de forma harmônica, felizes e acima de tudo com garra. Isto é resultado de um projeto de governo que aposta e vê a juventude como uma força”, avaliou Marco Jhonny.
A Gincana Escolar envolveu competições típicas da quadra junina como: subida no pau de sebo, quebra-pote, corrida no saco, corrida do ovo, corrida da agulha, cabo de guerra, acerte a cesta, acerte o gol e passagem de bastão. Foi coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude em parceria com as Secretarias da Educação, Cultura, Desporto e Lazer e Coordenadoria de Juventude do município de Macapá.

Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212- 1169

Senador diz que PEC para exigência do diploma deve ser apresentada até 1º de julho

Redação Portal IMPRENSA

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que a exige a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão, afirmou que a proposta "será apresentada no mais tardar até as 18h da próxima quarta-feira, 1º de julho".
Geraldo Magela/Ag. Senado
Antônio Carlos Valadares
Segundo a Agência Brasil, o senador espera que a PEC conte com pelo menos 50 assinaturas de apoio no início da semana que vem. "Pretendo ampliar ainda mais o apoio à proposta e, com isso, criar condições para que sua tramitação ocorra de forma ágil", afirmou.
Para ser aprovada, a PEC deve passar primeiramente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois ter pelo menos 49 dos 81 votos dos senadores em dois turnos.
"Não acredito que a proposta venha a ser considerada inconstitucional, porque é uma situação bastante similar à PEC da Verticalização Política. Na época o STF [Supremo Tribunal Federal] julgou que as alianças entre partidos nos estados teria de, obrigatoriamente, ser estendida a todo o país. Mas por meio de uma PEC o Congresso Nacional conseguiu mudar a situação", disse à Agência Brasil.

Sistema FIEAP realiza Colonia de Ferias.

O Serviço Social da Indústria (SESI-AP), entidade componente do Sistema FIEAP realizará no período de 6 a 17 de julho, das 8h às 12h, nas dependências do Centro de Atividades Homero Charles Platon – SESI, Colônia de Férias 2009, com o tema Preservação Ambiental: “Somos a Geração que preserva o Meio Ambiente”.
Destinada a crianças na faixa etária de 05 a 14 anos, o Projeto será desenvolvido através de atividades lúdicas, físico-esportivas e artístico-culturais.
O objetivo é educar e conscientizar as crianças para a preservação ambiental, através de atividades sócio-educativas.
A meta é atender 340 crianças, entre alunos da escola do SESI, demais escolas, dependentes de industriários e outros segmentos da comunidade. Os participantes receberão um kit com camiseta, boné e sacola.
As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de julho no SESI. Informações podem ser obtidas na Unidade de Lazer ou pelos fones: 3084-8802 e 3084-8820.

COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

SENAI realiza cursos do Programa Amapá Trabalhador.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é parceiro do Governo do Estado na execução do Programa Amapá Trabalhador.
Estão iniciando duas turmas do curso de Carpintaria no Centro de Educação Técnica Francisco Leite – SENAI Macapá.
O objetivo do Programa Amapá Trabalhador é qualificar o trabalhador no mercado de trabalho, bem como incentivar a elevação da escolaridade e o empreendedorismo. Os cursos são destinados aos trabalhadores em situação de desemprego ou subemprego, trabalhadores formais e informais, urbanos e rurais.
Curso
O curso de Carpintaria, que encerra no dia 10 de julho, tem carga horária de 40 horas e capacitará 40 alunos, nos turnos manhã e noite.

COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Arraiá no Meio do Mundo envolve segurança, saúde, cultura e economia

O Arraiá no Meio do Mundo considerado o maior festejo junino da Amazônia, realizado pelo Governo do Amapá em parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), tem como programação para esta quinta-feira, 25, a partir das 23 horas, o show do cantor e compositor nordestino Alcymar Monteiro, o Rei do forró no Brasil. Além de shows dos artistas locais Rambold Campos e Osmar Junior, e muitas outras atrações. A programação do Arraiá prossegue até o dia 28.
As festividades do Arraiá no Meio do Mundo reúnem dezenas de atrações e atividades que envolvem diversos segmentos importantes do setor social, cultural, econômico, saúde, segurança, e infraestrutura.
Durante a programação, os visitantes vão contar com apresentação de quadrilhas, shows musicais, escolha de miss caipira, gincana junina estudantil, praça de alimentação, parque de diversões, Point do Servidor, feira de artesanato, além de ritmos como frevo, baião e muito mais.
O secretário de Estado da Cultura do Amapá (Secult), João Alcindo Costa Milhomem, ressaltou que todo o investimento prevê uma mudança radical no conceito de festividade junina no Amapá. Milhomem também destacou que durante o Arraiá no Meio do Mundo, dezenas de artistas locais e outros segmentos da cultura amapaense terão a oportunidade de mostrar o seu talento. São atores de teatro, artistas plásticos, mímicos, palhaços, cantores, poetas, músicos, entre outros.
Os investimentos repassados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Macapá para a quadra junina deste ano somam mais de R$ 700 mil. Os recursos foram destinados para as entidades folclóricas de Macapá, Santana e demais municípios. Ao todo são 69 grupos juninos em todo o Estado.
Economia
Para o evento deste ano o Governo do Amapá por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), disponibilizou financiamento de R$ 34 mil através do Fundmicro, desse valor, cerca de R$ 10 mil, foram financiados e serão utilizados pelos empreendedores dentro do perfil Hot Money, que financia eventos de pouca duração. Os valores para cada empreendedor variam de R$ 200 a mil reais.
Além do financiamento e comercialização de espaços, a Sete também desenvolveu através do Sine, a intermediação de trabalhadores para serviços temporários na programação do Arraiá. Segundo o balanço da Sete, o primeiro Arraiá no Meio do Mundo realizado em 2008 gerou aproximadamente 600 empregos temporários e faturou cerca de R$ 500 mil. A expectativa para 2009 é superar esses valores.
A Sete cadastrou 170 empreenderes para atuarem na venda de alimentos durante o Arraiá no Meio do Mundo. Foram estruturados 56 boxes com dois espaços, nove boxes simples e 48 barracas para abrigar os empreendedores. Os profissionais receberam capacitação em higiene, manipulação de alimentos e técnicas de venda pelo Sebrae-AP. Todos os participantes estarão identificados com a camiseta do evento. Empreendedores da alimentação (comidas típicas) estarão usando avental, toucas e luvas higiênicas.
Segurança
Além de proporcionar trabalho, lazer e diversão para a comunidade amapaense durante o Arraiá, o Governo através da Polícia Militar preparou um esquema de segurança que vai atuar durante o evento. Foi instalada uma base da Polícia Militar na área interna do Parque, com sistema de rádio divido em 20 patrulhas, em três pontos estratégicos do parque. A PM conta com 150 homens dos órgãos da Defesa Social que atuarão durante toda a programação. Além de cinco viaturas e seis motos.
A Companhia Independente de Trânsito (Citran), patrulha do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, também farão parte do esquema de segurança do Arraiá. Segundo o coronel Carlos Corrêa, nos três primeiros dias do evento não houve registro de ocorrência, isso mostra um salto de 100% na segurança da população.
Saúde
Preocupada com a grande concentração de pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) instalou três postos de saúde que funcionarão em casos de urgência e emergência durante a programação do Arraiá no Meio do Mundo. Os postos foram montados nos arredores da arena de shows, na área de apresentação das quadrilhas juninas, e na entrada principal do Parque de Exposições.
De acordo com o secretário de Saúde Pedro Paulo Dias de Carvalho, a Sesa conta com equipes de saúde compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, coordenadores, motorista, além da equipe de apoio. “Nós atuaremos nos serviços de urgência e emergência. Para isso será montado um posto de atendimento para casos mais simples como curativos, dores de pressão alta. Em casos mais graves, o paciente receberá os primeiros atendimentos no local e em seguida será encaminhado a uma unidade de saúde mais especializada”, informou o secretário.


Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Diocese de Macapá lança cartaz do Círio 2009

O bispo diocesano Dom Pedro José Conti e a comissão organizadora do Círio 2009 apresentaram à imprensa, nesta quinta-feira, 25, o cartaz do Círio de Nazaré, cujo tema é “Maria, Mãe da Justiça e da Paz” com o lema, É bonita demais a mão que conduz a bandeira da paz. O lançamento ocorreu às 9 horas, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição.
O tema do Círio está em consonância com o lema da Campanha da Fraternidade, deste ano, “Fraternidade, Justiça e Paz”.
“Nós estamos invocando Maria, mãe da justiça e da paz, pela simples razão de que sabemos como estes dons de Deus sempre devem ser gerados e zelados”, explicou o bispo diocesano Dom Pedro.
O lema do cartaz “É bonita demais a mão que conduz a bandeira da paz”, foi baseado no refrão de “É bonita demais”, música do cantor e compositor Zé Vicente. O refrão que é conhecido pelas comunidades eclesiais de base, é um forte apelo a vivenciar a cultura da paz.
No centro do cartaz está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a estrela da evangelização, tendo no colo seu filho Jesus, “O príncipe da paz”.
“A justiça e a paz precisam de homens e mulheres justos e pacificadores, pessoas corajosas que pratiquem a justiça e semeiem a paz”, disse o bispo.
Ao redor da imagem, aparece um grupo de marabaixo mostrando que a paz é desejo de todas as culturas. É a semente do verbo que estimula a construir o shalom (paz). “Embora encontremos sinais de morte no espaço cultural, devemos caminhar em direção à vida, ninguém quer a morte. É a terra, o planeta, o cosmo que pede a paz simbolizada na plataforma onde se encontram os atores sociais”, detalhou padre Aldenor dos Santos, coordenador de eventos do Círio.
O primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Macapá, foi realizado em novembro de 1934. Desde então, só aumenta o número de fiéis peregrinos. No ano passado 150 mil pessoas acompanharam a procissão. A expectativa é que neste ano mais pessoas participem das várias atividades programadas para o Círio.

Graça Penafort
Assessor de Comunicação

Setur começa os preparativos da Festa de São Tiago

Uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) viajou nesta quinta, 25, para o município de Mazagão, distante cerca de 30 km da capital Macapá. Os técnicos começam a preparar os roteiros turísticos para a Festa de São Tiago, que acontece todo mês de julho e relembra a guerra entre Mouros e Cristãos.
A cidade de Mazagão foi fundada em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias de colonos portugueses vindos da costa africana, em decorrência dos conflitos políticos e religiosos entre portugueses e muçulmanos. Por suas heranças culturais e históricas, as ruas de Mazagão Velho, todos os anos viram palco de encenações populares que retratam as batalhas entre cristãos (portugueses) e mouros (mulçumanos), que disputavam na África a hegemonia da fé no continente africano sob domínio português.
A cada ano cresce a quantidade de pessoas que se deslocam para a cidade durante a festa que tem caráter religioso, folclórico e que faz alusão a lenda de São Tiago, que seria um soldado misterioso que apareceu nas batalhas no continente africano, lutando ao lado dos cristãos e que colaborou fortemente para sua vitória. Em Mazagão, os atores são os próprios moradores da comunidade.
Para entender melhor a encenação é preciso saber um pouco mais sobre a história. Os mulçumanos eram liderados pelo rei Caldeira. A guerra se estendia com vantagem para os portugueses. A estratégia de Caldeira era pedir o fim da guerra e presentear os cristãos com comidas envenenadas. Os lusitanos perceberam que a esmola era demais e jogaram parte da comida para os animais dos mouros. À noite, os mouros deram um baile de máscaras na intenção de facilitar a vida dos cristãos que quisessem mudar de lado, com as mascarás eles podiam virar a casaca sem serem reconhecidos pelos chefões. Na festa, os cristãos levaram a melhor, compareceram mascarados e distribuíram a comida envenenada para os mouros. Até o rei Caldeira acabou morto com o fracasso de sua estratégia.
Durante a Festa de São Tiago acontecem peças teatrais nas ruas e ainda a Feira de Artesanato Especial que apresentará cestas, vasos, colares de sementes, miniatura de bonecos, cadeiras, mesas, etc. O destaque são realmente as peças de cerâmica. Na próxima semana a Setur vai divulgar oficialmente a data do evento este ano. Segundo Nilda Silva, coordenadora da programação, este ano a festa vai incluir alvorada de fogos, procissão e baile de máscaras. A festa acontece sempre na segunda quinzena de julho.


Bianca Castro
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Deck do Curiaú será liberado para o Macapá Verão

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) vai liberar até o dia 2 de julho o Deck Panorâmico do Curiaú, para ser utilizado durante a programação do Macapá Verão deste ano. A área de lazer foi interditada pelo Corpo de Bombeiros desde o mês de Março, por conta de um incidente ocorrido no local.
A Seinf em parceria com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) está realizando devidas correções em toda a rede elétrica, bem como a troca de postes e instalação de cabo especial submerso. A CEA está adequando a tensão elétrica do local que passará a ser trifásica. Técnicos ainda trabalham na instalação de refletores.
Para facilitar o trêfego de veículos durante os eventos do Macapá Verão a Seinf está construindo um estacionamento e bicicletário nas proximidades da Casa do Forno, que deverão ser entregues no início do mês de julho.
“As adequações do Deck já foram feitas pela Seinf, falta apenas a conclusão do estacionamento, bicicletário e a finalização da parte elétrica que está sendo realizada pela CEA. A previsão é entregar a obra até o início do Macapá Verão”, garantiu o diretor de obras da Seinf, Odailson Benjamim.
O Deck agora possui 13 malocas cobertas em cavaco e mesas confeccionadas em madeira de lei, dois quiosques cobertos com telha cerâmica tipo Plan, áreas de atendimento e cozinha, dois conjuntos de banheiros para portadores de necessidades especiais, sistema de esgoto sanitário com fossa e sumidouro, salão de beleza, restaurante e piscina natural com escadaria.


Valdecir Bittencourt
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ilha de Santana e Jari fazem a final do Feminino de Futebol 2009

Nesta quinta-feira, 25, no campo da Aerpa em Santana, acontece o jogo final entre as equipes da Ilha de Santana e Jari Esporte Clube, que vai consagrar a grande campeã do Campeonato de Futebol Feminino 2009, promovido pelo Governo do Estado.
A competição que começou em abril será encerrada com uma grande festa, que vai premiar do 1º até o 4º lugar. O público que comparecer em massa, poderá ganhar por meio de sorteio, vários prêmios como: bicicleta, microsistem, aparelho reprodutor de DVD, máquina de lavar roupa, entre outros.
A programação tem início previsto para as 18 horas com a realização da partida preliminar entre Estrela Esporte Clube e Pacoval Esporte Clube, que disputarão o 3º e 4º lugar. Logo em seguida, a grande final entre Ilha de Santana e Jari, que joga pelo empate após ter vencido a Ilha, na primeira partida por 2 a 1.
A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que vem coordenando a competição, fará a premiação aos vencedores. O Campeão recebe R$ 1 mil, troféu e medalhas; o Vice-Campeão recebe R$ 500, troféu e medalhas; o 3º lugar recebe R$ 300, troféu e medalhas e o 4º lugar recebe R$ 200 e troféu.
Foram quase dois meses de disputa onde 39 equipes de vários municípios se enfrentaram na busca do título. A tabela foi subdividida em seis pólos, em Macapá - Boné Azul, Poeirão, Zerão e Marabaixo III. Em Santana – Campo da AERPA, no bairro Paraíso e o Pólo Rural, nos outros municípios.
Foram 57 jogos realizados, com quase 300 gols marcados proporcionando uma média de cinco gols por partida. Todo material esportivo utilizado pelas equipes na competição, inclusive dos árbitros, foram doados pelo Governo do Estado.
Confira as equipes que participaram da Terceira Edição do Campeonato de Futebol Feminino: Abacate da Pedreira, América Amapaense, AGAF, Associação Esportiva Juventude, Associação Esportiva Social e Cultural Marabaixo I, Associação Máster de Ferreira Gomes, Associação Recreativa Congos, Associação Poeirão, Marabaixo III, Atlético Amapaense, Bertolina, Barcelona, Canário Esporte Clube, Cia Norte, Coração Esporte Clube, Costa do Marfim, Curiaú Atlético Clube, Criciúma, Esporte Clube Macapá, Estrela do Horizonte, Expresso Norte Clube, Fazendinha, Fonte Nova, Fortaleza, Grêmio São Pedro, Holanda, Ilha de Santana, Ipê Esporte Clube, Jari Esporte Clube, Juventus Esporte Clube, Lagoa Esporte Clube, Marilia Esporte Clube, Norte Esporte Clube, Portuguesa, Radar Esporte Clube, Resgate, Ruanda e Scorpion.


Rodolfo Santos
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169 / 9131-5512

Sema divulga Semana do Meio Ambiente em Oiapoque

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgou esta semana, relatório das ações desenvolvidas no município de Oiapoque durante a Semana do Meio Ambiente. O evento ocorreu de 15 a 20 de junho. Na abertura do evento o prefeito de Oiapoque Agnaldo Rocha, fez o plantio simbólico de mudas de plantas frutíferas em frente ao prédio da Sema.
Entre as temáticas abordadas, destacaram-se: a instituição do Conselho Municipal do Meio Ambiente; apresentação da metodologia para a elaboração da Agenda 21 Local; instituição do Fórum Agenda 21; descentralização da Educação Ambiental em Oiapoque; reunião dos Secretários Municipais de Meio Ambiente; reunião extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) e visita dirigida na Aldeia do Encruzo, da Funai e dos empreendimentos locais com os parceiros do programa, Ministério do Meio Ambiente, Eletronorte, Prefeituras, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial, Câmara de Vereadores e Coema.
No dia 16, a programação envolveu alunos das escolas municipais e estaduais. Dia 17, aconteceu o Fórum das Entidades não-governamentais para compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente, e ainda uma visita dirigida a três aldeias indígenas que estão em construção, que ficam localizadas nos quilômetros 40 e 50, da BR-156, e visita à aldeia do Mangue. Dia 18 de junho, houve a apresentação do Seminário da Agenda 21 Local, com a participação da técnica Adriane Goldini, analista ambiental da Agenda 21 Local do Ministério do Meio Ambiente. Dia 19 de junho, a equipe fez uma visita dirigida à Aldeia do Encruzo, com os povos indígenas o qual participaram o Ministério do Meio Ambiente, a Funai, Eletronorte, Sema, Coema e os secretários municipais do Estado do Amapá. A abertura foi feita pelos caciques e pelo prefeito do Oiapoque, Agnaldo Rocha.
De acordo com o secretário da Sema, Paulo Figueira, a programação e o segundo Encontro de Secretários Municipal de Meio Ambiente em Oiapoque, foi positivo, uma vez que o principal tema foi a instalação da Agenda 21 local. “Não tenho dúvida de que a transferência de algumas ações ambientais aos municípios vai funcionar de forma eficiente no Amapá. Para isto, a Sema esta capacitando os gestores municipais para que possam assumir algumas atribuições como licenciamento, educação ambiental, etc”, ressaltou Paulo Figueira.

Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96) 3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br

Tocantins sedia V Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Tocantins sedia nesta sexta-feira, 26, dois eventos importantes dentro do contexto de desenvolvimento da região Amazônica, o V Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a 5ª Reunião Ordinária do Condel/Sudam - Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, no Palácio Araguaia, em Palmas. Os dois eventos reunirão os nove governadores da Amazônia Legal, entre os quais o governador Marcelo Miranda, anfitrião da programação, governador Waldez Góes do Amapá além de ministros, palestrantes e representantes de ministérios.
Os trabalhos iniciarão às 8h com café da manhã aos participantes da reunião do Condel/Sudam. Às 10h15, inicia o Fórum de Governadores da Amazônia Legal que conta com a participação de Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.
A reunião dos conselheiros da Sudam tratará da política de apoio à pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias; do andamento da elaboração do PRDA - Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia e assuntos referentes ao FNO - Fundo Constitucional de financiamento do Norte.
Fórum
Quanto ao fórum de governadores, que ocorre das 10h15 às 13h45, tem como objetivo fortalecer a política de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem, por exemplo, a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.
Durante o evento será realizada a 3ª Reunião da CGPAS - Comissão Gestora do Plano Amazônia Sustentável, que será presidida pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. Também será ministrada a palestra “O Estágio Atual das Negociações Internacionais em Mudança de Clima”, pelo embaixador extraordinário de Mudanças Climáticas do Itamaraty, Sérgio Serra. Outro tema apresentado no evento será “O Enfrentamento da Crise”, pelo subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ao final do encontro, previsto para às 12h30, haverá debate entre os governadores.
O V Fórum resultará na Carta de Palmas, um documento que será elaborado e assinado pelos governadores da Amazônia Legal a partir das discussões do evento e que norteará as ações dos respectivos estados e será lida ao final do evento.
Presenças confirmadas
Segundo a coordenação do evento, até a terça-feira, 23, já haviam confirmado presença os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. Também confirmaram participação o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, e os representantes dos ministérios da Integração Nacional, o superintendete de Desenvolvimento da Amazônia, Djalma Bezerra Melo; dos Transportes, o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; da Casa Civil, o diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rogério Guees Soares; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatine; Ministério do Desenvolvimento Agrário, a assessora da Secretaria Extraordinária, Shirley Anny Abreu do Nascimento; e o representante do Ministério da Justiça, o secretário executivo, Luiz Paulo Barreto.


Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br

Sesc apresenta: Amapá, exuberante por natureza

O Serviço Social do Comércio, em parceria com o SENAI e gráfica FOTOVIDA, apresentará, na Galeria Antônio Munhoz Lopes, a exposição “Amapá exuberante por natureza” do fotógrafo Roberto Almeida. Vernissage será dia 26/06 na própria galeria no Sesc Araxá às 19h. Entrada franca.
“Há pelo menos três aspectos que me levam a eternizar imagens. Em primeiro lugar sou movido por uma onda de entusiasmo que me leva a registrar aquele instante. Depois do registro feito, o que me encanta é a própria materialização da foto e em terceiro lugar, passo longos momentos imaginando a trajetória que será percorrida por aquela imagem: por quantas mãos e olhos irá passar? Quantas e que emoções aquela foto vai despertar? Por quantos anos aquela imagem irá perdurar” (Roberto Almeida).
PERÍODO DE EXPOSIÇÃO
26/06/09 a 26/07/09
Local: Galeria de Artes Antônio Munhoz Lopes - SESC Araxá
Horário de funcionamento: 09h às 11h30 e das 14h às 17h
Visitas Monitoradas


Emília Borges
SESC/AP - Serviço Social do Comércio
ASCOM - Assessoria de Comunicação e Marketing
(0xx96) 3241-4440 - Ramal 235

Senador junta 40 assinaturas para apresentar PEC que torna obrigatória exigência do diploma

Redação Portal IMPRENSA

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que na última terça-feira (23) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) para tornar obrigatória a exigência do diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista, já conseguiu juntar 40 assinaturas de apoio.
Para poder apresentar o PEC, eram necessárias 27 assinaturas. Segundo a Agência Brasil, a proposta de Valadares torna obrigatório o diploma para exercer o Jornalismo, além de tornar facultativa a exigência do diploma para colaboradores.
"Com todo o respeito que tenho ao Supremo Tribunal Federal, foi uma decisão equivocada. O jornalista é um profissional cujo trabalho é reconhecido. É uma tradição a legitimidade. O Brasil não pode retroceder. Como um senador socialista, não poderia deixar de recolher as assinaturas e protocolar a PEC", declarou o senador.
Com o objetivo de aperfeiçoar o texto do PEC, Valadares ainda vai solicitar que o Senado realize audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), com representantes de associações e federações de jornalistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de estudantes e jornalistas.
No dia 17 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou, por oito votos a um, a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

SESI divulga resultado do torneio de Tênis de Mesa.

O Serviço Social da Indústria (SESI-AP), entidade componente do Sistema FIEAP realizou domingo, 21 de junho, na sede dos Escoteiros Marcílio Dias, torneio de Tênis de Mesa referente aos Jogos do SESI 2009 - Fase estadual.
Na modalidade Masculino o primeiro e o segundo lugar foram conquistados por trabalhadores-atletas da empresa CICAL: em 1º ficou Alexandre Cabral, e em 2º, Círio das Graças Nascimento Pires. Em terceiro e quarto lugar foram classificados trabalhadores da Eletronorte: 3º Lugar - Thiago Sampaio Lourenço e 4º Lugar - Carlos Guilherme de Oliveira Júnior.
Na modalidade Feminino, o 1º lugar foi conquistado por Maria Helena Cardoso Cabral dos Correios.
Participam do torneio as empresas: Correios, Cical, Enterpa, BNB, Eletronorte, Gebral, Anglo Ferrous e Oi.


SESI a serviço da Indústria do Amapá.
COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

Sims divulga programação para o Arraiá no Meio do Mundo

Os servidores da Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (Sims) coordenados pela secretária Marília Góes, trabalham a todo vapor para a realização da programação do órgão no segundo Arraiá do Meio do Mundo, no próximo sábado, 27, no Parque de Exposições da Fazendinha.
A programação preparada pelos servidores da Sims terá início a partir das 18 horas com a apresentação da Quadrilha Junina dos Idosos “Viva a Vida”, com a participação de cerca de quarenta idosos do Centro de Mobilização Vitória Régia do Município de Santana. Em seguida terá a apresentação do Grupo de Boi Bumbá “Brilho de Santo Antônio”, coordenado pelo Frei Ernane da Igreja dos Capuchinhos. Além da primeira Quadrilha dos Cadeirantes onde cerca de 30 portadores de necessidades especiais devem participar do evento. Os cadeirantes prometem fazer uma bela apresentação para as pessoas que forem prestigiar a programação. “O evento será mais um momento de superação, estamos ansiosos para participar do Arraiá”, disse o vice- presidente da Associação de Portadores de Deficiência Física, Fernando Oliveira.
Além das apresentações, a Sims irá realizar a quadrilha dos servidores e a escolha da Miss e do Mister Caipira da Secretaria. Durante o evento serão realizadas atividades com temáticas juninas como: pau de sebo, corrida do saco, corrida do ovo, entre outras dinâmicas. A programação da Sims será realizada no Point do Servidor, localizado na Maloca Central do Parque de Exposições.

Lílian Guimarães
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96) 3212-1169

Arraiá no Meio do Mundo apresenta Alcymar Monteiro

O Arraiá no Meio do Mundo, a maior festa junina da Amazônia realizada pelo Governo do Estado do Amapá em parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) apresenta nesta quinta-feira 25, o show do cantor e compositor nordestino Alcymar Monteiro, o Rei do forró no Brasil.
Alcymar Monteiro é pernambucano nascido na cidade do Recife. Iniciou a carreira cantando aos cinco anos, logo depois passou pelos programas de calouros e bandas de baile. Quinto filho de uma família de nove irmãos, oriunda da região do Cariri, sul do Ceará. Tem sua formação musical voltada para o folclore e a tradicionalidade.
Neto de violeiro, sobrinho de sanfoneiro, família originária de Santa Cruz do Capibaribe, Estado de Pernambuco, fez teatro, estudou música no conservatório Alberto Neopomuceno em Fortaleza, onde também cursou o 3º ano de letras na Universidade do Vale do Acaraú–CE.
Residindo atualmente em Recife/PE, desde 1985, tem três filhos, um cearense e dois pernambucanos, compadre e amigo íntimo do Pai do Forró Luiz Gonzaga, seguidor rítmico da obra de Jackson do Pandeiro, os dois sustentáculos da verdadeira cultura popular, nordestina e brasileira.
Tem 39 trabalhos lançados, sendo três no exterior, Europa, Japão e Estados Unidos, o mais recente trabalho tem como título: “O Verdadeiro Forró” porque o mundo é um grande forró. A música nordestina é o principal ingrediente desta festa que tem o sabor da cultura do Brasil. Pesquisador e estudioso das variedades rítmicas e folclóricas do nordeste do Brasil, já produziu e interpretou a trilha sonora no projeto vaquejadas brasileiras I,II e III circuito do Estado de Pernambuco.
Alcymar Monteiro participou do Festival de Montreaux, (França) Festival Latino Americana em Milão (Itália) e apresentou-se também em IMST, na Áustria, Laussane, e Zurich na Suíça. Como Cantor já gravou com artistas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Sivuca, Dominguinhos, Marinês, Tânia Alves, etc. Como Autor já foi gravado por artista como: Luiz Gonzaga, Fagner, Alceu Valença, Dominguinhos, Sivuca, Jair Rodrigues, Zé Ramalho, Elba Ramalho.
Duas vezes indicado ao Prêmio Sharp de Música, ganhou os troféus: Luiz Gonzaga, Rock Beer, Forró Verso e Viola, co-produziu o Clip “Festa Brasileira”, 3º colocado no festival nordestino de clip em Pernambuco. Criou e interpretou a trilha sonora das vaquejadas brasileiras, hoje o segundo maior evento desportivo cultural do Brasil, projeto que levou a se apresentar no programa de Jô Soares, sendo reprisado em rede nacional de televisão.

Valdecir Bittencourt
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Sistema FIEAP inicia cursos do Programa Amapá Traba lhador no interior do Estado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Amapá) é parceiro do Governo do Estado na execução do Programa Amapá Trabalhador.
Esta semana estão iniciando cursos nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque.
O objetivo é qualificar, inserir e reinserir o trabalhador no mercado de trabalho, bem como incentivar a elevação da escolaridade e o empreendedorismo. Os cursos são destinados aos trabalhadores em situação de desemprego ou subemprego, trabalhadores formais e informais, urbanos e rurais.
Cursos
No Laranjal do Jari iniciaram dia 24, as matérias específicas do curso Instalador Hidráulico.
No Oiapoque começaram os cursos de Pedreiro, Ferreiro Armador, Carpinteiro, Instalador Hidráulico e Eletricista Predial.


COMUNICAÇÃO SISTEMA – FIEAP
FONE: 3084-8944

terça-feira, 23 de junho de 2009

Colônia de Férias - Sistema FIEAP.

O Serviço Social da Indústria (SESI-AP), entidade componente do
Sistema FIEAP realizará no período de 6 a 17 de julho, das 8h às 12h,
nas dependências do Centro de Atividades Homero Charles Platon – SESI,
Colônia de Férias 2009, com o tema Preservação Ambiental: “Somos a
Geração que preserva o Meio Ambiente”.
Destinada a crianças na faixa etária de 05 a 14 anos, o Projeto será
desenvolvido através de atividades lúdicas, físico-esportivas e
artístico-culturais.
O objetivo é educar e conscientizar as crianças para a preservação
ambiental, através de atividades sócio-educativas.
A meta é atender 340 crianças, entre alunos da escola do SESI, demais
escolas, dependentes de industriários e outros segmentos da
comunidade. Os participantes receberão um kit com camiseta, boné e
sacola.
As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de julho no SESI.
Informações podem ser obtidas na Unidade de Lazer ou pelos fones:
3084-8802 e 3084-8820.

COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP
FONE: 3084-8944

Acadêmicos amapaenses participam de projeto e põem em prática seus conhecimentos

Acadêmicos de diversas áreas de estudo socializarão conhecimento com estudantes do Ensino Médio. Essa é uma oportunidade dada pelo Colégio Seama aos graduandos de instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, para que sejam práticados conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O nome do Programa é “Saber +” e visa multiplicar conhecimentos junto ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao aproveitamento nos estudos. Os acadêmicos foram selecionados através de análise de curriculum e entrevistas, os 12 alunos serão monitores e receberão bolsa auxilio no valor de R$ 200,00.
Para a Coordenadora do Programa Saber+, Tatiana Duarte, o projeto trabalhará a autonomia, afetividade, autoconfiança e responsabilidade, tanto do aluno que aprenderá, quanto do acadêmico que ensinará. “Os dois lados aprendem neste projeto, ganham juntos”, explica.
Até o momento, 380 estudantes do Ensino médio estão inscritos no Programa que, além de trabalhar conteúdos didáticos, lida com as mudanças relativas ao Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. A idéia já foi aprovada pelos responsáveis dos participantes. Iolene Ribeiro é avó de um adolescente que integra o Programa e acredita na iniciativa. “O Saber+ servirá como um reforço e preparação para o ENEM. Espero que minha neta participe, para ela obter conhecimentos abrangentes”, conclui.

SERVIÇO:

Departamento de Jornalismo e Imprensa da Faculdade Seama
E-mail: jornal@seama.edu.br
Fones: (96) 2101 5151 ramal 5160

Arraiá: Eliminatórias da etapa estadual prosseguem até dia 24

As eliminatórias da etapa estadual do Festival dos Folguedos Juninos do Arraiá no Meio do Mundo iniciaram neste domingo, 21, no Parque de Exposição de Fazendinha. Nesta etapa quarenta grupos juninos se apresentarão, sendo dez apresentações por noite. A etapa final do festival acontece entre os dias 26 e 27, com a disputa entre vinte quadrilhas classificadas. O evento é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap).
O Festival Estadual conta com apresentação de 36 quadrilhas que disputarão a etapa final, sendo classificados apenas 18 grupos juninos. As quadrilhas classificadas na etapa final irão disputar o título de Campeã do Arraiá no Meio do Mundo.
Os quesitos julgados no festival junino são: indumentária, tema, passos de quadrilhas, miss caipira, marcador, danças, conjunto, harmonia de passos, criatividade, entrada e saída. Cada quesito terá nota mínima de seis e no máximo 10 pontos. O festival conta com vinte jurados, sendo dois para cada quesito. De acordo com a coordenação da Fefap, dos vinte jurados, quatro são da Cidade de Belém.
A Campeã dos Folguedos Juninos deste ano receberá como prêmio R$ 5 mil mais troféu; o 2º lugar, R$ 4 mil; 3º lugar, R$ 3 mil; 4º lugar, R$ 2 mil e o 5º lugar R$ 1 mil. Os investimentos repassados para a quadra junina deste ano pelo Governo do Estado e Prefeitura de Macapá somam mais de R$ 700 mil. Os recursos foram destinados para as entidades folclóricas de Macapá, Santana e demais municípios. Ao todo são 69 grupos juninos em todo o Estado.
Dia 28, acontece a premiação das quadrilhas vencedoras do concurso junino e show nacional com a Banda Forró Pra Namorar que fará que fará o encerramento do Arraia.
Em 2008, o Título de Campeã do festival junino do Arraiá no Meio do Mundo foi para a quadrilha Sorriso Cristalino do município de Laranjal do Jarí, em 2ª lugar ficou a Tradição Junina, de Macapá, em 3ª lugar Revelação também de Macapá, a 4ª colocada foi a Estrela Santanense do município de Santana.


Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Sead convoca aprovados no concurso público de 2005

Os aprovados no concurso público em 2005 começaram nesta segunda-feira, dia 22, a entregar a documentação para serem integrados ao quadro de funcionários da Secretaria de Estado da Educação. Nesta primeira etapa foram chamados 256 educadores. Os nomes dos convocados estão publicados no Diário Oficial do Estado no dia 5 de junho, com circulação no dia 15 deste mês. Eles têm 10 dias úteis para apresentar toda a documentação exigida.
“A documentação necessária é a mesma exigida em edital. Após a entrega dos documentos, os candidatos serão encaminhados para a realização de exames de saúde. Em seguida, iremos marcar a data para a posse”, explicou o secretário de Administração, Wellington de Carvalho Campos.
Os novos profissionais irão substituir os professores do contrato administrativo. Eles devem ficar à disposição da Secretaria de Educação, a partir de agosto. “Acreditamos que até o início das aulas, no segundo semestre todos estejam com a situação regularizada”.
No total, devem ser chamados 654 profissionais. Mas tudo vai depender da necessidade da Secretaria de Educação, alerta o secretário. Wellington Campos disse ainda que o Estado está obedecendo a um cronograma. “A ordem do governador Waldez Góes é chamar todos. Mas isso vai acontecer de forma gradativa. Ou seja, conforme a secretaria for solicitando, nós estaremos fazendo novas convocações até que todos sejam chamados”, explicou.
A lista também está disponível na home Page da Sead, www.sead.ap.gov.br.


Emerson Renon
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Deputado Miro Teixeira estuda criação de nova lei para regulamentar profissão de jornalista

Redação Portal IMPRENSA

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) estuda criar uma proposta de lei para regulamentar a profissão de jornalista, após a decisão do STF em abolir o diploma como exigência à imprensa. O objetivo do parlamentar é enviar matéria para análise do Congresso, com base em artigos constitucionais.
"Acho que nós podemos repensar o assunto. Assim que ouvir uma manifestação da Fenaj, vou procurar me manifestar, porque imagino haver um campo para se construir um projeto de lei, com uma regulamentação que esteja dentro dos balizamentos contidos nos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal", avaliou Teixeira.
Na ocasião, o deputado ressaltou que a decisão do STF não levou em consideração os avanços do jornalismo no país. Teixeira exemplificou com a questão da advocacia brasileira, antes de livre exercício e hoje regulada por Exame de Ordem (OAB) e graduação específica.
A criação de uma nova regulamentação aos jornalistas também é defendida pela Associação Brasileira de Imprensa. De acordo com Maurício Azedo, presidente da entidade, se a decisão do STF se baseou pelo anacronismo da lei, criada na ditadura militar, a constituição dará base para criação de nova matéria. A informação é da Agência Câmara.

Aluna da Escola Visconde de Mauá fica em 2º lugar em concurso de redação.

Aluna da 4ª série da Escola Visconde de Mauá (EVMA), pertencente ao
Serviço Social da Indústria (SESI - AP), entidade componente do
Sistema FIEAP, ficou em 2º lugar no concurso de redação promovido pelo
Programa Educacional de Resistência as Drogas Proerd, coordenado pela
Polícia Militar.
A aluna Larissa Cambraia, estudante da 4ª série da EVMA, participou do
concurso de redação com o tema “Uma vida saudável longe das drogas”, e
ficou em 2º lugar.
O Proerd, programa do governo estadual, vem sendo trabalhado de
maneira preventiva dentro das escolas, por meio de cartilhas
educacionais, de forma lúdica passando informações aos alunos sobre os
malefícios da droga.
Em sete anos de existência no Estado, o Proerd já atendeu
aproximadamente 61 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a
15 anos. Até o final deste ano, o Proerd, pretende formar cerca de 75
mil alunos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Arraiá no Meio do Mundo inicia neste domingo

O Governo do Amapá em parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá realiza neste domingo, 21, a Maior Festa da Amazônia, o Arraiá no Meio do Mundo, que acontece no Parque de Exposição da Fazendinha. O evento ocorrerá de 21 a 28 de junho, no horário de 15 às 2h30. No primeiro dia, da programação, haverá cortejo com bonecos gigantes perna de pau e fanfarra.
Durante o evento os visitantes poderão contar com Shows, apresentações de quadrilhas, venda de artesanatos, escolha de miss caipira, venda de comidas típicas, gincanas escolares, parque de diversões e point do servidor.
Durante toda a programação do Arraiá no Meio do Mundo, o Point do Servidor funcionará das 16 às 22 horas com atrações musicais, concurso de miss caipira, brincadeiras, gincana cultural, poesias, shows, apresentação de quadrilhas entres outras atrações promovidas pelos próprios servidores. O espaço é destinado à integração dos servidores públicos estaduais com a comunidade.
De 22 a 27, a partir das 15 horas, a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) realizarão gincanas escolares com a participação de alunos de 30 escolas estaduais e municipais.
No dia 25, a festa fica por conta dos artistas locais Rambold Campos e Osmar Junior, a festa continua com show nacional de Alcimar Monteiro, atração especial no evento do ano passado e que este ano vai mostrar ao público uma composição especial, que fez em homenagem a Macapá.
No Dia 28 haverá a apresentação e premiação das quadrilhas campeãs do festival estadual e o show nacional da Banda Forró pra Namorar encerrando a programação.
Os investimentos repassados para a quadra junina deste ano pelo Governo do Estado e Prefeitura de Macapá somam mais de R$ 700 mil. Os recursos foram destinados para as entidades folclóricas de Macapá, Santana e demais municípios.
Segundo a presidente da Fefap, Daiane Ramos, do montante repassado pelo Governo do Amapá, cada grupo junino recebeu R$ 4 mil para custear a confecção das indumentárias, o restante será utilizado para pagamento de premiação e jurados para o festival estadual. Ao Total são 69 grupos juninos em todo Estado.
As eliminatórias do festival junino acontecem de 21 a 24 deste mês, a partir das 19 horas, com apresentação de 39 quadrilhas classificadas nas eliminatórias municipais, sendo classificadas nove por noite. Nos dias 26 e 27, acontecem as finais do festival com a disputa entre as 18 quadrilhas.
Confira a programação do Arraiá no Meio do Mundo
Período: de 21 à 28 de junho /2009
Local: Parque de exposições da Fazendinha (Cidade Junina)
Horário: de 15 às 02:30 horas
21 de junho
18:15 horas - Cortejo com bonecos gigantes perna de pau e fanfarra, dando início à programação.
22 à 27 de junho
15 às 18 horas - Gincana estudantil coordenada pela Sejuv/Sedel e Seed com a participação de alunos de 30 escolas estaduais e municipais.
21 à 28 de junho
16 às 22 horas - Point do Servidor (maloca cultural), com atividades culturais, apresentação de quadrilhas, concurso de Miss Caipira e show de forró.
21 á 24 de junho
19 horas às 2 horas - Eliminatórias do festival junino com presentações das 36 quadrilhas classificadas (9 por noite) nos pólos municipais.
25 de junho
21 horas- Show com os artistas locais Rambold Campos e Osmar Jr.
23 horas- Show do artista nacional Alcimar Monteiro
26 e 27 junho
19 horas às 2 horas-finais do festival com disputa entre as 18 quadrilhas classificadas (9 por noite)
28 de junho
20 horas - Apresentação e premiação das quadrilhas campeãs.
23 horas - Show da banda nacional Forró pra Namorar.
01 horas - Encerramento da programação

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Bombeiros montam esquema especial para festa junina

O Corpo de Bombeiros montou um esquema de segurança para os oito dias de Arraiá do Meio do Mundo, que ocorre no período de 21 e 28 deste mês, no Parque de Exposições da Fazendinha.
A instituição está fiscalizando os locais onde acontecerão os eventos. O objetivo é alertar para cuidados nessa época de quadra junina e período de férias escolares, que geralmente aumenta o número de acidentes, em função do manuseio de fogos de artifício, bombinhas e estalinhos, brincadeiras com pipas.
O Corpo de Bombeiros vai atuar na prevenção de acidentes advindos da quadra junina e férias escolares, quando acontecem brincadeiras com fogos de artifícios, como também as solturas de pipas com linhas que utilizam o chamado cerol. As crianças estão entre as vitimas mais freqüentes.
Os Bombeiros alertam para os cuidados que a população deve tomar no uso de material inflamável. Deve evitar lugares fechados (casas, carros), atirar em direção de outras pessoas, instalações elétricas ou de gás. Fogueira, fogos de artifícios são as principais causas de queimaduras no período do ano.

Eliazar Bezerra
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96) 3212-1169 / 9902-8164

Setur realiza receptivo para Arraiá no Meio do Mundo 2009

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realiza, no período de 19 a 28 deste mês, o receptivo para o Arraiá no Meio do Mundo aos turistas que chegam à cidade. A ação acontece no Parque de Exposição da Fazendinha, Estação Rodoviária de Macapá e Aeroporto Internacional de Macapá.
O evento conta com a participação de 30 técnicos da Setur e 12 alunos do curso de Turismo e Hotelaria do Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa). Durante o receptivo haverá a apresentação do grupo Trio Bom do Forró que estará recebendo os turistas no Aeroporto.
O objetivo do Receptivo é proporcionar aos turistas e ao público em geral uma recepção alegre e descontraída, em um ambiente extremamente único e singular no Brasil, o Meio do Mundo, promovendo a festa junina amapaense, de forma organizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá e Federação das Entidades Folclóricas do Amapá.
A meta da Setur é recepcionar cerca de 2000 visitantes. Na oportunidade, os técnicos da Secretaria estarão realizando no Parque da Fazendinha, a foto comemorativa do Arraiá que será gratuita.

Serviço:
Secretaria de Estado do Turismo:

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Por oito votos a um, STF derruba obrigatoriedade do diploma de Jornalismo

Por Thaís Naldoni e Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, às 15h30 desta quarta-feira (17), o julgamento do Recurso Extraordinário (RE 511961), no qual o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no estado de São Paulo (Sertesp) e o Ministério Público Federal (MPF) questionam a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista.
A matéria, que tem como relator o presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, se arrasta desde 2001. Já em 2006, em julgamento de medida cautelar, o STF garantiu o direito de exercer a atividade aos jornalistas que já atuavam na profissão, independentemente do registro.
Depois da introdução e leitura dos autos por Gilmar Mendes, representantes do Sertesp, do Ministério Público Federal (MPF), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Advocacia Geral da União (AGU) argumentaram em favor e contra a obrigatoriedade do diploma.
Após recesso, Gilmar Mendes leu sua argumentação e votou contra a obrigatoridade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. "O jornalista é um profissional diferenciado por se dedicar inteiramente è liberdade de expressão", disse. "A formação acadêmica não pode ser a única responsável pela formação do profissional, mas deve servir como base", completou. "A Constituição Federal de 1988, ao garantir a ampla liberdade de expressão, não recepcionou o decreto-lei 972/69, que exigia o diploma", afirmou por fim.
Em seguida, a ministra Carmen Lúcia acompanhou o voto do relator e também se mostrou contrária a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, assim como os ministros Ricardo Lewandowski, Eros Grau e Carlos Ayres Britto.
Por concordar com o que foi argumentado anteriormente ao seu parecer, o ministro Cesar Peluso foi breve em suas palavras e seguiu os votos anteriores. Elen Gracie não fez comentários sobre a pauta e também acompanhou o voto do relator. Celso de Mello fechou a votação e também foi contra a necessidade da formação específica.
A votação unânime da matéria foi impedida pela manifestação do ministro Marco Aurélio Mello, que se declarou uma pessoa de "alma irriquieta" e votou contrário ao relator, sustentando a necessidade do curso superior em Jornalismo como critério básico para o exerícicio da profissão. "Minha sina é divergir", completou o ministro.
Dos 11 ministros, dois deles - Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito - não estiveram presentes na sessão.
Argumentações pró e contra
Pelo Sertesp, falou a advogada Taís Borja Gasparian. Segundo ela, a exigência do diploma é incompatível com a Constituição Federal em aos menos três pontos, entre eles, a liberdade do exercício de qualquer trabalho e a liberdade de manifestação de pensamento e expressão. Além disso, de acordo com advogada, o diploma de Jornalismo não de faz necessário, já que a profissão não exige especificidades técnicas. "O Jornalismo é uma atividade intelectual, desprovida de técnica específica. Exige-se, na verdade, técnicas de assimilação e difusão de informações, formação cultural, domínio do idioma, retidão de caráter, compromisso com a informação e com o público", disse.
O Sertesp defende, ainda, que a discussão pelo diploma é nada mais uma disputa entre a reserva de mercado e o interesse público. "Nos Estados Unidos, embora a maior parte dos profissionais tenha cursado o Jornalismo, o diploma não é exigido, assim como na Itália e Alemanha", finalizou Taís.
Contra a obrigatoriedade do diploma, houve ainda a manifestação do Ministério Público Federal (MPF).
Pelo diploma
Pela Fenaj, quem se pronunciou foi o advogado João Roberto Egydio Piza Fontes. Para ele, está incorreto que se vá ao órgão máximo da Justiça do país para tentar derrubar uma Lei simplesmente por fazer. "Trata-se de um interesse corporativo, que pode gerar precarização das relações de trabalho. Com a não exigência de diploma, as empresas poderão contratar qualquer pessoa como jornalista, como bem quiser", disse.
Fontes listou diversas matérias da grade curricular de um curso regular de Jornalismo, para ilustrar que há a necessidade de uma formação específica para os que desejarem atuar na profissão. Segundo ele, em casos de localidades em que não há jornalistas formados ou possibilidade de formação já são previstos pela Lei com a figura do "provisionado" - que recebe a licença para trabalhar - e os colaboradores também são reconhecidos e não precisam de formação específica. "Estamos falando de pessoas que passam o dia todo na redação, trabalhando de maneira regular".
A Advocacia Geral da União (AGU), através de Grace Maria Fernandes Mendonça, também defendeu a necessidade da exigência do diploma.

Secretaria da Educação informa novo formato do Enem

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Ensino Médio, realizou esta semana reunião com diretores, técnicos e representantes de alunos para repassar informações sobre o novo formato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Nos estados em que houve adesão de universidades federais o exame servirá como processo seletivo.
Como no Amapá as duas universidades, federal e estadual não aderiram ao exame os estudantes continuam participando apenas como voluntários. “O objetivo desta reunião foi divulgar as informações sobre as alterações dos exames e incentivar a maior participação dos alunos amapaenses”, explicou Dina Guedes, gerente do Núcleo de Ensino Média
Este ano o Enem terá dois dias de provas (3 e 4 de outubro de 2009) pois o número de questões aumentou de 63 para 180. A prova está mais abrangente, abordando questões mais próximas da realidade dos estudantes. As inscrições devem ser feitas somente no site do Ministério da Educação até o dia 17 de julho.
Em 2008, 42.218 alunos estavam matriculas nas 90 escolas que oferecem o ensino médio em todo o Estado. Deste total, 52 são escolas que funcionam com o sistema regular e 38 com o sistema modular. “O estudante amapaense precisa entender que as notas do Enem servem para pleitear uma bolsa no Prouni. Esta bolsa pode ser integral ou parcial. Se parcial o Governo do Estado pode financiar até 25%”, alerta Dina.
O novo Enem permitirá que o estudante escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país, desde que ela tenha aderido ao novo sistema. Será permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas. As notas da prova objetiva serão divulgadas no dia 4 de dezembro. O resultado final, incluindo a redação, está previsto para o dia 8 de janeiro de 2010.

Márcia Serrano
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Defesa Civil mantém estado de alerta em Laranjal do Jari

Em dois dias, o nível do rio Jari baixou 15 centímetros. Mas a Defesa Civil mantém o estado de alerta no município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá. “Os números são favoráveis, mais ainda é cedo para que as famílias retornem para suas casas”, disse o tenente coronel, José Mont’Alverne, comandante da operação em Laranjal do Jari.
Segundo o relatório divulgado esta manhã pela Defesa Civil, 11 pessoas estão desabrigadas e 37 desalojadas. Uma equipe da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) está na cidade fazendo o cadastramento das famílias atingidas pela cheia.
Aproximadamente 40 bombeiros de Macapá continuam na região. “Estamos tendo esse cuidado por conta das fortes chuvas que continuam caindo na cidade”, informou Mont’Alverne. Os bombeiros vão continuar acompanhando o comportamento da maré.
“Na próxima segunda-feira, dia 22, é dia de lua nova. Ela influência diretamente no nível do rio. Se as águas continuarem baixando após essa data, é um indicativo de que a maré não irá mais subir e consequentemente não acontecerá o transbordamento do rio”, informou.

Emerson Renon
Assessor de Comunicação

Governo do Amapá realizará Fest Açaí em Julho

O Governo do Amapá, Prefeitura de Macapá, Sebrae e Embrapa realizam nos dia 3, 4 e 5 de julho, no Parque de Exposições da Fazendinha o primeiro Fest Açaí. O objetivo é popularizar o programa “Açaí do Amapá” gerenciado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, que permite o financiamento e o acompanhamento de produção de açaí para empreendedores, além de resgatar a valorização do produto junto à população do Estado.
Durante o festival haverá exposições de toda a cadeia produtiva e comercialização do açaí. Os coordenadores irão mostrar como funciona todo o maquinário e as novidades tecnológicas para o beneficiamento do açaí. A população ainda terá acesso a todos os pacotes de financiamento para compra de equipamentos para início no processo de produção.
Durante o evento haverá seminários sobre como é desenvolvida a cadeia produtiva do açaí no Amapá, as formas de financiamento, como ocorre a comercialização e exportação do produto. A programação incluirá apresentações culturais, feira de artesanato e uma praça de alimentação com todas as iguarias desenvolvidas a partir do açaí.
Segundo a Setur, cerca de 10 mil pessoas são esperadas no evento. “Estamos preparando uma grande estrutura para receber a população e esperamos também, muitos turistas, pois o evento acontece no início das férias. O programa Açaí do Amapá é um grande trabalho da Setec e estamos ajudando na organização deste evento”, explicou a
secretária de Turismo do Estado, Ana Célia Brazão.
O evento terá a participação das Secretarias de Estado do Turismo, Indústria e Comércio, Infra-Estrutura, Cultura, Comunicação, Trabalho e Empreendedorismo e Esporte e Lazer.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Governo e Centro Frei Daniel de Samarate inauguram Capela

O Governo do Amapá em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate inauguraram na manhã desta terça-feira, 16, a Capela Nossa Senhora de Caná, localizada no interior do complexo de atendimento médico do Centro Frei Daniel. A capela foi idealizada pelo diretor da Instituição Frei Apolônio Troezzi. A solenidade contou com a presença do governador Waldez Góes, secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) Marília Góes, deputado estadual Manoel Mandi e Comunidade.
“Finalmente conseguimos realizar um sonho, dar ao médico dos médicos, Jesus Cristo, o consultório número um deste centro, onde as pessoas podem se aproximar mais de Deus”, disse o diretor do Centro, Frei Apolônio Troezzi.
A obra foi construída no prazo de um ano com a parceria do Governo do Estado, por meio da Sims, que efetuou doações, e continua apoiando diversos projetos sociais do Centro. Voluntários que atuam na Instituição também contribuíram com doações para a construção da obra.
“Agradecemos a Deus pela oportunidade de participar desse projeto social e ajudar a entregar a nossa comunidade uma capela nova, onde as pessoas podem se aproximar mais de Deus e da vida espiritual”, ressaltou o governador Waldez Góes.
Atualmente o Centro de promoção Humana Frei Daniel de Samarate atende várias especialidades médicas como: clínica geral, odontologia, pediatria, prevenção de câncer uterino, exames de pré-natal e laboratório clínico. O Centro realiza também projetos sociais como: doação de pães, confeccionados pela Casa de Pão Santo Antônio e atende Mães Jovens no projeto Berçário Móvel.

Valdecir Bittencourt
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Empresa Cidade de Macapá é advertida pela EMTU e promete retomar diálogo com Setap

POR: RENIVALDO COSTA


A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) advertiu nesta terça-feira, 16, a empresa Viação Cidade de Macapá pelas declarações sobre uma suposta redução da tarifa de ônibus para R$ 1, além de negativa em receber passageiros que utilizem vale-transporte e carteira de meia-passagem.
A advertência foi feita durante reunião entre o presidente da EMTU, Aroldo Tavares Matos, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap), Antônio José Mayhe Raunheitti e o gerente da Cidade de Macapá, Altemar Alcântara. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, no gabinete da EMTU.
Para o presidente do Setap, Antônio José, a reunião representou o fim do embate público entre a entidade e sua associada. “Tratou-se de uma situação bastante delicada, mas que foi contornada”.
A EMTU advertiu que a empresa não pode cobrar a tarifa de R$ 1 tampouco criar uma situação de insegurança e desinformação entre os usuários sob pena de perder a concessão. O representante da Cidade de Macapá prometeu retomar o diálogo junto ao sindicato da categoria, buscando um entendimento acerca das pendências que a empresa tem junto à entidade.
Entenda o caso
A Empresa Cidade de Macapá divulgou nota na última quarta-feira, 10, anunciando que passaria a cobrar tarifa de R$ 1 e se recusaria a receber cartões de vale-transporte e de meia-passagem como forma de burlar o pagamento de ações trabalhistas que redundaram no bloqueio das contas do Setap.
Na sexta-feira, 12, a empresa foi notificada pela EMTU de que não poderia tomar essa atitude e recuou. Uma reunião foi marcada para segunda-feira, 15, mas foi remarcada para terça-feira, porque o presidente do Setap estava em viagem.

Coordenação do Círio 2009 reúne com órgão públicos

Representantes de órgãos públicos reuniram-se na segunda-feira, 15, com padre Paulo Ney, coordenador de peregrinação do Círio 2009, para organizar as visitas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré às entidades. O encontro ocorreu no colégio Diocesano com a presença de 70 pessoas.
“Queremos construir com vocês este momento”, disse padre Paulo ao apresentar o cronograma de peregrinações, marcadas para o período de 14 de setembro a 10 de outubro, nos bairros das zonas norte e sul da cidade.
Cada órgão deverá preparar o ambiente e a celebração envolvendo o maior número de pessoas. Serão distribuídos 15 mil livrinhos com subsídios para as celebrações. A pretensão é que o Círio não fique restrito à procissão, mas seja envolvente em todas as dimensões com uma forte proposta evangelizadora, na simbologia de Maria, que traz em seus braços Jesus, o salvador do mundo.
O tema do Círio é “Maria, mãe da justiça e da paz”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, cujo lema é Fraternidade, Justiça e Paz.
Este ano há novidades. Entre elas, a missa campal, dia 11, será às 7 horas. Haverá o Círio dos ciclistas e dos motoqueiros; a volta da romaria fluvial, de Santana a Macapá, e da procissão das luzes saindo da paróquia Jesus de Nazaré rumo à Catedral de São José.
Também na Igreja Jesus de Nazaré será realizado o novenário, seguido de arraial com apresentação de cantores regionais, bandas católicas e vendas de comidas típicas.
Além da equipe de peregrinações, a de liturgia, coordenada por Sônia Lacerda e a de eventos, sob a coordenação de padre Aldenor, estão trabalhando na organização do Círio 2009.
A programação detalhada está no site www.ciriodemacapa.com.br.
No dia 25 será apresentado à imprensa o cartaz do Círio, às 8h30, na catedral de São José.

Graça Penafort
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
32121169
dcn@secom.ap.gov.br

SERGINHO LAUS MARCA NOVO RECORDE MUNDIAL

No dia 08 de junho de 2009, o surfista profissional Serginho Laus quebrou mais um recorde mundial surfando a Pororoca do Rio Araguari, no estado do Amapá. Em 2005, o paranaense tinha obtido a marca de 10,1km surfando a mesma onda sem parar, e agora quatro anos depois o especialista em ondas de marés alcançou a distância de 11,8km em 36 minutos de onda interrupta que variou de meio a um metro de altura.
O feito marca o fim de uma temporada de inverno com as maiores ondas de Pororoca dos últimos 15 anos no rio Araguari, considerado o Havaí das ondas de rio (Tidal Bores). Com isso a equipe Surfando na Selva deve encaminhar para Londres, Inglaterra, todo o material da Expedição Guinness Book para que a nova marca seja homologada.
“Estou muito feliz com a quebra do recorde. Dedico ele para a minha esposa e minha filha, que acreditaram nessa longa temporada! Estava bem confiante, pois neste ano permaneci de fevereiro até agora no rio Araguari, surfando toda lua cheia e nova. Sabia de como a onda iria se comportar e o que deveria fazer”, desabafa emocionado Laus. “Com a ajuda da equipe Surfando na Selva; o Zeca, Márcio, Côti, Daniel e Sgt. Renê; ganhei mais inspiração e segurança para que esse feito fosse realizado”.
Laus tinha acabado que fazer a produção da Pororoca para a cineasta Tizuka Yamazaki, que captava imagens da região para o Ministério do Turismo e terminava o seu novo longa metragem chamado; Amazônia Caruãna. “A boa vibração da equipe e da própria Tizuka contagiou a todos e quando eles finalizaram o trabalho, fiquei mais dois dias para tentar bater o recorde na última pororoca desse primeiro semestre. E deu sorte!!! Obrigado a todos...”, lembra o especialista em pororocas.
A missão contou também com o apoio especial da Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) através do Batalhão Ambiental pela pessoa do primeiro sargento; Renê Rego. “O Coronel Sérgio me passou essa missão na Pororoca e é um prazer fazer parte desse feito, mesmo porque participei da primeira quebra do recorde em 2005. Fico muito feliz em saber que o Serginho leva e representa muito bem o nosso estado e nosso país para o mundo todo”, relata Sgt. Renê.
“A Polícia Militar do Estado do Amapá já possui uma parceria nas expedições do Laus, em que foca a preservação do meio ambiente e catalisa informações sobre a região do baixo Araguari para nós. E esse apoio é baseado na confiança e no trabalho que esse profissional conseguiu atingir com a pororoca. A PMAP parabeniza nosso recordista mundial”, diz Coronel Sérgio Leitão, sub-comandante da PMAP.
TECNOLOGIA NO RECORDE DA POROROCA
Com o GPS Garmin Foretrex 201 no pulso, Serginho Laus conseguiu marcar com precisão a velocidade que atingiu surfando a pororoca; 19,6km/h, além da distância do recorde; 11,8km e o tempo de permanência; 36 minutos. “Esse equipamento oferece precisão no trajeto que fiz para ultrapassar a marca antiga. Ganhei ele da Santa GPS – Garmin, para que pudesse navegar na pororoca e construir dados mais detalhados do surf na selva”, diz Laus.
Para a Expedição Pororoca / Guinness Book 2009 Laus contou com o patrocínio da OUTDO, OGIO, GOOFY e o apoio da Policia Militar do Amapá (PMAP) com o Batalhão Ambiental, a Santa GPS – Garmin, Academia Gustavo Borges, Pro-Lite, Ediouro Publicações e o Instituto Pororoca.
Recorde quebrado por Laus, após 09 anos de domínio dos ingleses:
Ano: 1996 a 2005
David Lawson
9,1km
Rio Severn, na Inglaterra.
Recorde antigo:
Ano: 2005 a 2009
Serginho Laus
10,1km
33’15’’ minutos
Recorde atual:
Ano: 2009
Serginho Laus
11,8km
36’minutos

Osmar Jr. recebe convidados para lançamento de novo CD

Renivaldo Costa

O show do cantor e compositor Osmar Jr. que marca o lançamento do seu novo CD está confirmado para sábado, 20, a partir das 21h. Trata-se do disco Osmar Jr. no Bar do Abreu, uma coletânea com dez músicas onde ele apresenta novas canções e regrava antigos sucessos.
O lançamento aconteceria no dia 13 mas foi adiado em função da exiguidade do tempo para expedição de todas as certidões necessárias à liberação da Avenida FAB, entre as ruas General Rondon e Tiradentes, onde será armado o palco do show.
Osmar Jr. irá receber inúmeros convidados, muitos deles assazes frequentadores do Bar do Abreu, dentre eles Fernando Canto, Cleverson Baia, Bolachinha, Amadeu Cavalcante, Marcelo Dias, Beto Oscar, Aldo Moreira, Joel Elias, Patrícia Bastos, e outros.
O CD foi gravado ao vivo no próprio Bar do Abreu no dia 7 de julho de 2008, durante um show que contou a participação dos músicos Cleverson Baía, Valério de Lucca, Beto oscar e Ceará da Cuíca. No estúdio Tarumã, onde o disco foi aperfeiçoado, houve ainda a participação dos baixistas Taronga, Alan Gomes e Odair.
De acordo com Osmar Jr. o disco é um tributo ao mais tradicional ponto de encontro da boemia amapaense. O local já foi classificado pelo saudoso jornalista Hélio Pennafort como “o espaço mais democrático do Amapá”. “Sou frequentador do Bar do Abreu há mais de 20 anos e vinha pensando neste projeto há bastante tempo”, confessa o poetinha.
De acordo com o jornalista Emanuel Reis, frequentador do local, o Bar do Abreu começou meio que por acaso nos longínquos anos 80, na avenida Ernestino Borges, Laguinho. Contudo, logo ganhou adeptos. "Boa parte já viajou para o andar de cima, outros atravessaram as últimas duas décadas seguindo o Bar do Abreu nas muitas mudanças dele até o atual endereço, na Galeria Comercial da Avenida FAB. Por isso, o Bar do Abreu não tem fregueses e, sim, seguidores. Sempre fiéis ao sagrado ritual do boteco. São os abreulistas juramentados. Cultuadores de um bom bate-papo regado a uma cerva maravilhosamente gelada", relata.
Para a produção do CD, Osmar Jr. contou com o apoio de José Ronaldo Abreu, proprietário do bar, além do patrocínio de João Milhomem, José Carlos Tavares, André Barreto e Alejandro Cadena.
Dentre as faixas do disco esta a inédita “O abreu abriu o bar” (Osmar Jr.) além de regravações de Fernando Canto (“Pedra negra”, que venceu festivais no final dos anos 70 e foi censurada), Zito Borborena (“Ilha do Marajó”) e sucessos conhecidos como “Pedra do Rio” e “Kizomba”.
O lançamento do CD será também ocasião em que Osmar Jr. também comemora mais um aniversário. Um palco será montado na Avenida FAB, em frente ao Bar do Abreu e a entrada será franca. O CD já está à venda no Abreu. Informações 3224 2847 (José Ronaldo Abreu)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Novo recorde de permanência na pororoca

O Governo do Amapá o realizará nesta terça-feira, 16, às 9h45, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, entrevista coletiva com o surfista Sergio Laus que estabeleceu um novo recorde mundial de permanência na onda da Pororoca

Diagro realiza medidas emergenciais de controle sanitário

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) mobilizou desde a última sexta-feira, 12, duas barreiras de controle sanitário na Rodovia Alceu Paulo Ramos, antiga Rodovia do Curiaú. A fiscalização foi acionada devido a confirmação da peste suína clássica em animais de duas propriedades na APA do Curiaú. Mesmo não oferecendo risco ao homem, a doença merece atenção porque pode trazer prejuízos à economia, já que impede a comercialização e a exportação da carne de porco.
A peste suína clássica foi confirmada esta semana, por meio de exames em material colhido de animais que morreram de forma seqüencial nas propriedades onde foram detectados os focos. Os exames foram realizados em Recife pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) credenciado do Ministério da Agricultura.
De acordo com o cadastro da Diagro existem aproximadamente 30 criadores na área perifocal (um raio de 10 km em forma circular do foco) e contém em média cerca de 795 animais suínos, desse total foram registrados a morte de 268 animais, dentro da área perifocal.
O Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 100 mil em um plano emergencial. A ação contará inicialmente com 40 agentes do Ministério da Agricultura, Diagro e Polícia Ambiental, incluindo veterinários, zootecnistas e técnicos agropecuários.
As medidas tomadas fazem parte de um plano de contingência do Governo Estadual com base na Instrução Normativa 27 do Ministério Agricultura e prevê a proibição do trânsito de qualquer animal na área de foco, a restrição do acesso de pessoas na área. As barreiras estão sendo realizadas por técnicos da Diagro e policiais ambientais, que permanecerão em dois pontos da Rodovia. O primeiro localizado na entrada da comunidade do Curiaú e o outro na Vila da Ressaca da Pedreira.
De acordo com Dênis Quintas coordenador do Programa Estadual de Sanidade Suídea da Diagro está proibido o transporte de animais vivos ou abatidos nesta região.
Durante toda esta semana os técnicos da Diagro estarão visitando propriedades para a coleta de material para o controle da doença. Em março deste ano, a doença foi diagnosticada na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.
Histórico
Denominada de peste suína Clássica (PSC), também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal nos suínos e o mais importante não é transmissível ao homem. Foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. A doença pode ser aguda, crônica e inaparente. A PSC é causada por um vírus denominado RNA e pertence ao gênero pestisvirus da família Flaviviridae.


Erika Amim
Assessoria de comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
erika@secom.ap.gov.br
Fone (96) 3212-1169

Minha Casa, Minha Vida registra cerca de 5,5 mil inscrições no Amapá

O programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal contabilizou até agora cerca de 5,5 mil inscrições no Amapá. A informação é da Coordenadora de Habitação da Secretaria de Estado da Infra-estrutura (Seinf), Anna Izabel Albuquerque. As inscrições iniciaram dia 8 deste mês. Em média são computados mil cadastros por dia. Para receber as inscrições, o Governo do Estado instalou oficialmente três Postos de Atendimento. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas confirmem suas inscrições até o dia 3 de julho, data de encerramento do cadastro para a compra da casa própria. As inscrições podem ser feitas no horário das 8 às 18 horas.
A Coordenadora de Habitação explicou que o papel do Governo do Estado no programa Minha Casa, Minha Vida, se restringe à realização das inscrições das pessoas interessadas em comprar os imóveis e a doação à Caixa Econômica Federal (CEF) dos loteamentos onde as casas serão construídas. As áreas previstas ficam localizadas no Marabaixo e BR-156. A seleção dos beneficiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida será feita exclusivamente pela CEF.
Anna Izabel ressaltou que as inscrições podem ser feitas em três locais diferentes: Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá (Cepa), no Buritizal; Centro de Convenções Azevedo Picanço, no Centro; e no Superfácil, da zona norte.
Para ter acesso ao programa, a pessoa não pode ter uma renda superior a três salários mínimos e nem ter participado de nenhum programa habitacional dos governos Federal, Estadual e Municipal, pois o programa prioriza pessoas que tenham renda de zero, até três salários mínimos. A mensalidade será de apenas 10% da renda. Exemplo, se a pessoa ganhar apenas um salário mínimo, a parcela será de R$ 50,00 por mês, podendo pagar a casa em até 10 anos.

INFORMAÇÕES: 0800 726-0101/ 0800 725- 7474
Edy Wilson Silva
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212-1169/ 9909- 0461

sábado, 13 de junho de 2009

Festival Municipal dos Folguedos juninos inicia neste sábado

A Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) realizará neste sábado, 13, no Sambódromo, a partir das 18 horas, o Festival Municipal dos Folguedos Juninos. 42 grupos disputam a etapa, sendo 14 apresentações por noite. Os classificados ganham direito de participar da etapa Estadual no Arraiá no Meio do Mundo.
As seletivas ocorrem de 13 a 15 de junho. As apresentações das quadrilhas classificadas para disputar o título de campeã municipal acontecem nos dias 16 e 17, no Sambódromo, às 19 horas. Os quesitos julgados no festival junino são: indumentária, tema, passos de quadrilhas, miss caipira, marcador, danças, conjunto, harmonia de passos, criatividade, entrada e saída. Cada quesito terá nota mínima de seis e no máximo 10 pontos. O festival conta com jurados, sendo dois para cada quesito.
A campeã dos folguedos juninos deste ano receberá como prêmio R$ 7 mil mais troféu; o 2º lugar, R$ 3,5 mil; 3º lugar, R$ 2,5 mil; 4º lugar, R$ 1mil. Os investimentos repassados para a quadra junina deste ano pelo Governo do Estado e Prefeitura de Macapá somam mais de R$ 700 mil. Os recursos foram destinados para as entidades folclóricas de Macapá, Santana e demais municípios.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
(96)3212-1169/9902-5780

Parque do Forte comemora três anos neste sábado, 13

Neste sábado, 13, o show “Francisco Forró e Frevo” de Chico César marca as comemorações de aniversario do Parque do Forte, que completará três anos. Na solenidade ocorrerá também a abertura oficial do Arraiá no Meio do Mundo, a maior festa junina da Amazônia. O evento iniciará a partir das 17 horas no Parque do Forte com cortejo junino e fanfarra temática, venda de artesanato e iguarias, atividades esportivas e recreativas.
O evento é promovido pelo Governo do Amapá por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A partir das 18h30 iniciam as atividades de palco. A programação conta também com a dupla “Os Cabuçus”, Grupos folclóricos (bois e pássaros), e quadrilhas juninas (Revelação, Estrela santanense, Pequena Dama, Explode Coração e Piranhas do Matuto), além de shows artísticos com cantores locais entre outras atrações. O show “Francisco Forró e Frevo” do cantor e compositor Chico César será a atração principal do evento e fará o encerramento da programação.
A abertura oficial do “Arraiá no Meio do Mundo”, está prevista para às 22 horas, o evento é promovido pelo Governo do Amapá em parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap).
O Arraiá no Meio do Mundo acontecerá no período de 21 a 28 deste mês, no Parque de Exposição da Fazendinha, quando ocorre a etapa estadual do Festival de Grupos Juninos. Nesta etapa serão realizadas as eliminatórias e as finais do concurso das quadrilhas juninas amapaenses.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
(96)3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br

Sesa terá postos de atendimento no Arraiá no Meio do Mundo

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), colocará à disposição da população três postos de atendimento que funcionarão em casos de urgência e emergência no Parque de Exposições da Fazendinha, durante a programação do Arraia no Meio do Mundo. O evento que será realizado no período de 21 a 28 de junho, contará com apresentação de diversas atrações, grupos de dança, grupos de quadrilha, shows musicais, etc.
Os postos serão instalados na entrada do Parque de Exposições da Fazendinha, arena de shows e parque de diversões. Cada posto contará com médico, enfermeiro, quatro técnicos em enfermagem, um técnico em serviço administrativo e motorista. O serviço de emergência terá também duas unidades móveis com consultório médico posicionadas em locais estratégicos para pronto-atendimento.

Wellington Silva
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169

Empresa baixa tarifa para não pagar divida trabalhista

A empresa Cidade de Macapá corre o risco de perder o contrato de concessão para exploração do serviço de transporte de passageiros na capital. A medida deve ser tomada pela Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) em função da atitude da vição em anunciar que vai deixar de aceitar a bilhetagem de meia-passagem e de usuários do cartão de vale-transporte, a partir de 1º de julho, além de ter afirmado que iria cobrar tarifa única de R$ 1, apenas para passageiros pagantes, enquanto o sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Macapá não passasse para as mãos da EMTU.
Na última quarta-feira, 10, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá, Antônio José Mayhe Raunheiti, encaminhou documento ao presidente da EMTU, Aroldo Matos, pedindo providências quanto à conduta desastrosa da empresa.
No documento, o Setap afirma que a intenção da empresa é burlar o pagamento de ações trabalhistas na Justiça do Trabalho. O assessor de comunicação do Setap, Renivaldo Costa, confirma a informação e diz que a empresa Cidade de Macapá deve mais de R$ 1 milhão em dividas trabalhistas. Na semana passada, por conta destas dívidas, as contas do sindicato foram bloqueadas. “A situação é a seguinte: mensalmente, temos repassada parte do faturamento da empresa Cidade de Macapá e remetido à Justiça do Trabalho para pagamento das dívidas da empresa. O senhor Laurindo Júnior, então, como forma de burlar a justiça, veio com essa história da bilhetagem eletrônica para desviar as atenções e não pagar aquilo que deve”, esclarece o assessor
Renivaldo Costa também explica que o sistema de bilhetagem foi assumido pelas empresas por orientação da EMTU. “O investimento desse sistema foi todo custeado pelos empresários, com exceção de Laurindo Junior, que não aceitou contribuir. Estamos cientes que uma lei repassou essa atribuição à EMTU, mas até agora a empresa não adquiriu os equipamentos nem contratou o pessoal necessário à sua execução, o que não se faz em 20 dias, como quer a empresa Cidade de Macapá”, explica.
Ele também criticou a nota divulgada pela empresa, onde anuncia que a partir de 1º de julho, não aceitará cartões de vale-transporte nem carteiras de meia-passagem, apenas passageiros que paguem R$ 1. “E como ficam os trabalhadores que recebem vale-transporte de suas empresas. E os estudantes? Não seria o caso então de pedir ao Procon que intervenha, pois se a Cidade de Macapá vai cobrar tarifa de R$ 1, os estudantes então só pagam 50 centavos, que é a meia-passagem, garantida em lei”.
Laurindo Júnior além de ser descredenciado da EMTU e perder a concessão para transporte de passageiros pode perder parte do patrimônio, já que inúmeras das ações na justiça trabalhista em que foi condenado, pedem a penhora de bens.

"ORGULHO DE VOCÊ"

Se queres saber tenho orgulho de você
De ser teu assim tão completamente
Desse envolvimento meigo que aproxima a gente
A cada dia me entrego muito a este querer
Se queres saber gosto da gente assim
Do carinho que emotiva e domina
Você assim delicada e feliz, minha menina
É com essa ternura que trago você para mim
Se queres saber esse amor nos faz bem
Dar sentido as nossas vidas agora
Não dá para imaginar você indo embora
Seu porto seguro sou eu, e seu amor também
Se queres saber seu amor me conquista um bocado
Mexe com minha sensibilidade e tesão
Entre poesia e realidade, dividimos emoção
Confesso que tenho orgulho de ser seu namorado.

Edy wilson Silva Poeta Amapaense
Em: 12/06/2009.

Diagro realiza medidas emergenciais de controle sanitário

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) mobilizou em caráter emergencial na manhã desta sexta-feira,12, duas barreiras de controle sanitário que funcionarão 24 horas, na Rodovia Alceu Paulo Ramos, antiga Rodovia do Curiaú.
A fiscalização foi acionada devido a confirmação da peste suína clássica em animais de duas propriedades na APA do Curiaú. Mesmo não oferecendo risco ao homem, a doença merece atenção porque pode trazer prejuízos à economia, já que impede a comercialização e a exportação da carne de porco.
A peste suína clássica foi confirmada esta semana, por meio de exames em material colhido de animais que morreram de forma seqüencial nas propriedades onde foram detectados os focos. Os exames foram realizados em Recife pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) credenciado do Ministério da Agricultura.
As medidas tomadas fazem parte de um plano de contingência do Governo Estadual com base na Instrução Normativa 27 do Ministério Agricultura e prevê a proibição do trânsito de qualquer animal na área de foco, a restrição do acesso de pessoas na área. As barreiras estão sendo realizadas por técnicos da Diagro e policiais militares, que permanecerão em dois pontos da Rodovia. O primeiro localizado na entrada da comunidade do Curiaú e o outro na Vila da Ressaca da Pedreira.
De acordo com Dênis Quintas coordenador do Programa Estadual de Sanidade Suídea da Diagro não vai ser permitido o transporte de animais vivos ou abatidos nesta região.
Durante toda esta semana os técnicos da Diagro estarão visitando propriedades para a coleta de material para o controle da doença.
Em março deste ano, a doença foi diagnosticada na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.
Histórico
Denominada de peste suína Clássica (PSC), também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal nos suínos e o mais importante não é transmissível ao homem. Foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. A doença pode ser aguda, crônica e inaparente. A PSC é causada por um vírus denominado RNA e pertence ao gênero pestisvirus da família Flaviviridae.


Erika Amim
Assessoria de comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
erika@secom.ap.gov.br
Fone (96) 3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br
www.amapa.gov.br

sexta-feira, 12 de junho de 2009

'Lançamento CD Osmar Júnior' em Amazônia Brasil

Horário: 20 junho 2009 de 21:00 a 23:00
Local: Bar do Abreu
Organizado por: José Ronaldo Abreu
Descrição do evento:
Osmar Jr. lança CD em homenagem ao Bar do Abreu
O cantor e compositor Osmar Jr. volta aos palcos no próximo sábado, dia 13 de junho para o lançamento do seu novo CD. Trata-se do disco Osmar Jr. no Bar do Abreu, uma coletânea com dez músicas onde ele apresenta novas canções e regrava antigos sucessos.
O CD foi gravado ao vivo no próprio Bar do Abreu no dia 7 de julho de 2008, durante um show que contou a participação dos músicos Cleverson Baía, Valério de Lucca, Beto oscar e Ceará da Cuíca. No estúdio Tarumã, onde o disco foi aperfeiçoado, houve ainda a participação dos baixistas Taronga, Alan Gomes e Odair.
De acordo com Osmar Jr. o disco é um tributo ao mais tradicional ponto de encontro da boemia amapaense. O local já foi classificado pelo saudoso jornalista Hélio Pennafort como “o espaço mais democrático do Amapá”. “Sou frequentador do Bar do Abreu há mais de 20 anos e vinha pensando neste projeto há bastante tempo”, confessa o poetinha.
Para a produção do CD, Osmar Jr. contou com o apoio de José Ronaldo Abreu, proprietário do bar, além do patrocínio de João Milhomem, José Carlos Tavares, André Barreto e Alejandro Cadena.
Dentre as faixas do disco esta a inédita “O abreu abriu o bar” (Osmar Jr.) além de regravações de Fernando Canto (“Pedra negra”, que venceu festivais no final dos anos 70 e foi censurada), Zito Borborena (“Ilha do Marajó”) e sucessos conhecidos como “Pedra do Rio” e “Kizomba”.
O lançamento do CD será na noite de 13 de junho, ocasião em que Osmar Jr. também comemora mais um aniversário. Um palco será montado na Avenida FAB, em frente ao Bar do Abreu e a entrada será franca. O CD já está à venda no Abreu. Informações 3224 2847 (José Ronaldo Abreu)

Governo do Estado aposta em Gestão Ambiental na BR-156

Por: Edy Wilson Silva

Após percorrer cerca de 1,4 mil quilômetros de estrada pela BR-156, os técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) visitaram cinco cidades do Amapá para entregar a premiação da Gincana Ecológica sobre Meio Ambiente e a BR-156, ocorrida ano passado. O prêmio foi entregue a 22 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual e municipal. As cidades contempladas com o Programa de Gestão Ambiental da Setrap foram Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque, todas situadas às margens da BR-156. A programação integrou a Semana Estadual do Meio Ambiente, cujo tema foi “Gestão Compartilhada da Política de Meio Ambiente do Amapá”.
Durante a entrega dos prêmios ocorrida de 2 à 4 deste mês, alunos, servidores públicos e a comunidade em geral residente nestes municípios tiveram a oportunidade de conhecer melhor a proposta do Governo do Estado com a Gestão Ambiental da BR – 156. Na ocasião a Setrap também anunciou para o mês de julho a capacitação de professores sobre Educação Ambiental e a Rodovia BR-156.
O Gerente de Meio Ambiente da Setrap, Paulo Inácio Josaphat, ressaltou que discutir e trabalhar gestão ambiental ao longo da BR – 156 tem sido um desafio não apenas do Governo do Estado, mas de todos os envolvidos com a construção da estrada: Comunidades, empresas de construção e órgãos de licenciamento ambiental nas esferas federal e estadual. O objetivo, segundo o Gerente é garantir a construção e a manutenção da BR – 156, conforme prevê a leis ambientais em obras de infra-estrutura. “A participação efetiva das comunidades residentes ao longo da BR-156 é fundamental para que tenhamos uma BR sempre limpa e conservada do ponto de vista ambiental”.
Para o Coordenador da Gestão Ambiental da BR -156/Norte, Valmir Antunes da Silva, implementar a Gestão Ambiental da BR -156, exigiu a adoção de práticas construtivas e reconheceu o meio ambiente como um dos itens na tomada de decisão. “Importante mudança de paradigma e conceito acerca da execução da obra da BR- 156, levando em conta as questões ambientais, respeitando a natureza, na qual estão inseridos os homens, os animais e os recursos naturais”, arrematou.

Sete municípios foram beneficiados com o Edital de Subvenções

Crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais em situação de vulnerabilidade social estão entre os beneficiados com a celebração de convênios entre o Governo do Amapá e organizações sociais ocorrido na manhã desta quarta-feira, 10, no Palácio do Setentrião. Ao todo, 31 entidades e 11 prefeituras tiveram projetos aprovados no Edital de Subvenções Sociais 2009.
A Associação Educacional Amor de Mãe, que atende cerca de cem crianças em Santana, recebeu 20 mil reais. A APAE de Laranjal do Jarí que desenvolve dois projetos voltados para crianças e idosos e recebeu cerca de 80 mil reais. A Associação Prol da Vida no município de Oiapoque que desenvolve o Projeto Brincar é Viver destinado a 50 crianças recebeu 20mil reais. No total, são 36 projetos contemplados com recursos em sete municípios. São aproximadamente R$ 2 milhões disponibilizados pelo Governo do Estado para execução de projetos sociais.
A representante da Associação de Mulheres do Baixo Cajari, Marinalda Costa, viajou seis horas de barco para participar do evento. O projeto desenvolvido pela Associação beneficia 75 famílias e foi contemplada com 23 mil reais. Marilda falou da importância do investimento em projetos sociais, principalmente em lugares distantes e agradeceu o investimento do Governo do Estado.
Durante o evento, o Frei Ernane Costa que representou todas as organizações na composição da mesa, agradeceu o empenho do Governo do Estado no fortalecimento da rede de proteção social.

Lílian Guimarães
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contato: (96)3212-1169

Parque do Forte comemora três anos neste sábado

O Governo do Amapá por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará no próximo sábado, 13, uma extensa programação para comemorar o terceiro aniversario do Parque do Forte. A abertura oficial do Arraia no Meio do Mundo, a maior festa junina da Amazônia, será no mesmo evento. A programação iniciará a partir das 17 horas no Parque do Forte com cortejo junino e fanfarra temática, venda de artesanato e iguarias, atividades esportivas e recreativas.
A partir das 18h30 iniciam as atividades de palco com a dupla “Os Cabuçus”, apresentação de Grupos folclóricos (bois e pássaros), quadrilhas juninas entre outras atrações. Às 22 horas será a abertura oficial do “Arraiá no Meio do Mundo”, promovido pelo Governo do Amapá em parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), logo após acontece o parabéns ao Parque e show pirotécnico.
Este ano, o show nacional fica a cargo do cantor e compositor Chico César que fará o encerramento da programação. A praça é um dos principais pontos turísticos de Macapá e um dos lugares mais visitado pela população.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
(96)3212-1169/9902-5780

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Governo do Amapá lança cronograma de concursos nesta quarta-feira

O governador Waldez Góes fará nesta quarta-feira, 10, às 15h30, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o anúncio do cronograma dos concursos públicos para o biênio 2009/2010 e assinatura dos decretos de autorização para os concursos dos setores econômico e de infraestrutura.
De acordo com o secretário especial de Desenvolvimento da Gestão, Joel Rodrigues, os editais devem ser publicados ainda este mês. Para a infraestrutura, serão oferecidas vagas nas áreas de Saneamento, Viária, Desenvolvimento Regional e Urbano, Engenharia Rodoviária, Engenharia de Transportes, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Sanitária, Geologia, Engenharia Química, Engenharia Naval, Edificações, Estradas, Agrimensura, Desenho, Edificações, Engenharia de Produção, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica.
Ainda estão previstos concursos públicos para Educação, Polícia Técnico-Científica, Defensoria Pública, Segurança Pública, Receita Estadual e para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
A valorização e a recuperação salarial do funcionalismo público amapaense são compromissos que o Governo do Estado estabeleceu com a criação da Agenda do Servidor no início de 2003, e desde então vem sendo cumpridos pelo governador Waldez Góes. Em março o Governo fez a revisão geral de todos os salários do serviço público estadual com reajuste de 5% linear para todas as categorias civis e militares, ativos e inativos do quadro estadual.
De 2003 até o presente momento, foram empossados 6.080 novos servidores públicos, que significa o maior número de concursos públicos já realizados no Estado.
A contratação de novos servidores, a reorganização do quadro funcional e os reajustes salariais são algumas das políticas implementadas pelo governo, visando a valorização do funcionalismo do Estado.

Rodolfo Santos
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169 / 9966-0281
rodolfosantos@secom.ap.gov.br