quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sema divulga Semana do Meio Ambiente em Oiapoque

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgou esta semana, relatório das ações desenvolvidas no município de Oiapoque durante a Semana do Meio Ambiente. O evento ocorreu de 15 a 20 de junho. Na abertura do evento o prefeito de Oiapoque Agnaldo Rocha, fez o plantio simbólico de mudas de plantas frutíferas em frente ao prédio da Sema.
Entre as temáticas abordadas, destacaram-se: a instituição do Conselho Municipal do Meio Ambiente; apresentação da metodologia para a elaboração da Agenda 21 Local; instituição do Fórum Agenda 21; descentralização da Educação Ambiental em Oiapoque; reunião dos Secretários Municipais de Meio Ambiente; reunião extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) e visita dirigida na Aldeia do Encruzo, da Funai e dos empreendimentos locais com os parceiros do programa, Ministério do Meio Ambiente, Eletronorte, Prefeituras, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial, Câmara de Vereadores e Coema.
No dia 16, a programação envolveu alunos das escolas municipais e estaduais. Dia 17, aconteceu o Fórum das Entidades não-governamentais para compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente, e ainda uma visita dirigida a três aldeias indígenas que estão em construção, que ficam localizadas nos quilômetros 40 e 50, da BR-156, e visita à aldeia do Mangue. Dia 18 de junho, houve a apresentação do Seminário da Agenda 21 Local, com a participação da técnica Adriane Goldini, analista ambiental da Agenda 21 Local do Ministério do Meio Ambiente. Dia 19 de junho, a equipe fez uma visita dirigida à Aldeia do Encruzo, com os povos indígenas o qual participaram o Ministério do Meio Ambiente, a Funai, Eletronorte, Sema, Coema e os secretários municipais do Estado do Amapá. A abertura foi feita pelos caciques e pelo prefeito do Oiapoque, Agnaldo Rocha.
De acordo com o secretário da Sema, Paulo Figueira, a programação e o segundo Encontro de Secretários Municipal de Meio Ambiente em Oiapoque, foi positivo, uma vez que o principal tema foi a instalação da Agenda 21 local. “Não tenho dúvida de que a transferência de algumas ações ambientais aos municípios vai funcionar de forma eficiente no Amapá. Para isto, a Sema esta capacitando os gestores municipais para que possam assumir algumas atribuições como licenciamento, educação ambiental, etc”, ressaltou Paulo Figueira.

Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96) 3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br

Nenhum comentário: