quinta-feira, 18 de junho de 2009

Secretaria da Educação informa novo formato do Enem

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Ensino Médio, realizou esta semana reunião com diretores, técnicos e representantes de alunos para repassar informações sobre o novo formato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Nos estados em que houve adesão de universidades federais o exame servirá como processo seletivo.
Como no Amapá as duas universidades, federal e estadual não aderiram ao exame os estudantes continuam participando apenas como voluntários. “O objetivo desta reunião foi divulgar as informações sobre as alterações dos exames e incentivar a maior participação dos alunos amapaenses”, explicou Dina Guedes, gerente do Núcleo de Ensino Média
Este ano o Enem terá dois dias de provas (3 e 4 de outubro de 2009) pois o número de questões aumentou de 63 para 180. A prova está mais abrangente, abordando questões mais próximas da realidade dos estudantes. As inscrições devem ser feitas somente no site do Ministério da Educação até o dia 17 de julho.
Em 2008, 42.218 alunos estavam matriculas nas 90 escolas que oferecem o ensino médio em todo o Estado. Deste total, 52 são escolas que funcionam com o sistema regular e 38 com o sistema modular. “O estudante amapaense precisa entender que as notas do Enem servem para pleitear uma bolsa no Prouni. Esta bolsa pode ser integral ou parcial. Se parcial o Governo do Estado pode financiar até 25%”, alerta Dina.
O novo Enem permitirá que o estudante escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país, desde que ela tenha aderido ao novo sistema. Será permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas. As notas da prova objetiva serão divulgadas no dia 4 de dezembro. O resultado final, incluindo a redação, está previsto para o dia 8 de janeiro de 2010.

Márcia Serrano
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário: