terça-feira, 30 de junho de 2009

Cruzeiro do Sul e Estrela do Norte conquistam a quadra junina

O concurso de quadrilhas do Arraiá no Meio do Mundo, encerrado no domingo, 28, no Parque de Exposições da Fazendinha, teve dois vencedores. O título de 2009 foi conquistado pela Cruzeiro do Sul e Estrela do Norte, que empataram em notas. A entrega da premiação foi feita pela secretária especial do Desenvolvimento Social, Nazaré Farias, que no ato representou o governador Waldez Góes.
As torcidas organizadas lotaram a arena para acompanhar o evento. Pela ordem, Cruzeiro do Sul e Estrela do Norte ficaram em primeiro lugar, seguidas de Sorriso Cristalino, de Laranjal do Jari, 2º lugar; Tradição Junina, 3º lugar; Imperatriz, 4º lugar e Revelação, 5º lugar.
Cláudio Vaes, da Estrela do Norte, disse que a garra e a determinação da quadrilha foram essenciais para o resultado positivo. “Muita gente não acreditava que nós voltaríamos a vencer. Agradeço a todos que direta e indiretamente contribuíram para esta conquista”, desabafou. O grupo disputou com 24 pares e teve como tema “Laguinho: A História do Bairro mais Tradicional de Macapá”.
Já o presidente da Cruzeiro do Sul, Anderval Gregório, explicou que o grupo estava preparado para conquistar o título de 2009. Por duas vezes (2003 e 2006) havia sido vice-campeã. Anderval disse que a harmonia foi fundamental para sagra-se campeã deste ano. A quadrilha disputou com 18 pares juninos. O tema foi “Nas Margens do Lago Encantado”. É uma releitura da obra o Lago do Cisne, um balé, readaptado para quadra junina.
A presidente da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), Daiana Ramos avaliou de forma positiva o Arraiá no Meio do Mundo este ano. Daiana acrescentou que um reflexo disto foi o alto investimento que os grupos juninos fizeram. “Eles se preocuparam mais em apresentar um espetáculo diferente, com temas diferentes e criativos. Agradeço ao Governo do Estado, Prefeitura de Macapá e a todas as entidades públicas e privadas que apostaram no evento e ao incentivo à cultura”, disse. Para ela, os grupos juninos atingiram a expectativa da organização e do público. A maior estrutura física e apoio resultaram no sucesso do evento este ano.
A secretária especial do Desenvolvimento Social, Nazaré Farias, destacou que o Governo do Estado avança cada vez mais no incentivo às manifestações culturais. A quadra junina é uma delas. O aumento do espaço do Parque de Exposições da Fazendinha para apresentações de quadrilhas estilizadas e o envolvimento de outros setores do governo, permitiram também a geração de emprego e renda para vendedores ambulantes, artesãos, lanchonetes e outros profissionais do mercado formal e informal. “O público ficou satisfeito com o que viu e apreciou”, analisou.
Nazaré Farias disse que durante o Arraiá no Meio do Mundo não foi registrado nenhum incidente grave. A participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Civil e outros setores da Defesa Social asseguraram a segurança da população.


Núcleo de Jornalismo Institucional
Telefones: 3212- 1169
dcn@secom.ap.gov.br

Nenhum comentário: