sexta-feira, 12 de junho de 2009

Governo do Estado aposta em Gestão Ambiental na BR-156

Por: Edy Wilson Silva

Após percorrer cerca de 1,4 mil quilômetros de estrada pela BR-156, os técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) visitaram cinco cidades do Amapá para entregar a premiação da Gincana Ecológica sobre Meio Ambiente e a BR-156, ocorrida ano passado. O prêmio foi entregue a 22 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual e municipal. As cidades contempladas com o Programa de Gestão Ambiental da Setrap foram Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque, todas situadas às margens da BR-156. A programação integrou a Semana Estadual do Meio Ambiente, cujo tema foi “Gestão Compartilhada da Política de Meio Ambiente do Amapá”.
Durante a entrega dos prêmios ocorrida de 2 à 4 deste mês, alunos, servidores públicos e a comunidade em geral residente nestes municípios tiveram a oportunidade de conhecer melhor a proposta do Governo do Estado com a Gestão Ambiental da BR – 156. Na ocasião a Setrap também anunciou para o mês de julho a capacitação de professores sobre Educação Ambiental e a Rodovia BR-156.
O Gerente de Meio Ambiente da Setrap, Paulo Inácio Josaphat, ressaltou que discutir e trabalhar gestão ambiental ao longo da BR – 156 tem sido um desafio não apenas do Governo do Estado, mas de todos os envolvidos com a construção da estrada: Comunidades, empresas de construção e órgãos de licenciamento ambiental nas esferas federal e estadual. O objetivo, segundo o Gerente é garantir a construção e a manutenção da BR – 156, conforme prevê a leis ambientais em obras de infra-estrutura. “A participação efetiva das comunidades residentes ao longo da BR-156 é fundamental para que tenhamos uma BR sempre limpa e conservada do ponto de vista ambiental”.
Para o Coordenador da Gestão Ambiental da BR -156/Norte, Valmir Antunes da Silva, implementar a Gestão Ambiental da BR -156, exigiu a adoção de práticas construtivas e reconheceu o meio ambiente como um dos itens na tomada de decisão. “Importante mudança de paradigma e conceito acerca da execução da obra da BR- 156, levando em conta as questões ambientais, respeitando a natureza, na qual estão inseridos os homens, os animais e os recursos naturais”, arrematou.

Nenhum comentário: