A procura de candidatos ao Vestibular 2010 da Universidade do Estado do Amapá foi o maior de todos os anos. O quantitativo expressivo de 17.469 inscritos superou o recorde de 17.300 registrados no processo seletivo de 2007. O Reitor da instituição, professor José Maria da Silva, destaca a credibilidade alcançada pela UEAP como um dos fatores que motivaram a acentuada procura.
Para o gestor, também foram atrativos para inscrição neste vestibular: os tipos de cursos ofertados e a infraestrutura que a universidade oferece; a estratégia de inscrição compreendida no período de 40 dias, com abertura de três postos em Macapá (Campus universitário, Central de Atendimento Super Fácil da Zona Norte e Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida), dois em Santana (Central de Atendimento Super Fácil e Escola Estadual Augusto Antunes), e nas escolas sede de cada município; além do apoio da imprensa local na divulgação de todos esses fatores.
Dentro da política do Governo de acesso à formação superior, que institui reservas de vagas nos vestibulares da UEAP, o número de candidatos no processo seletivo 2010 assume a seguinte forma: afrodescendentes, 275; indígenas, 58; pessoas com deficiência, 43; rede pública de ensino, 14.032; rede privada de ensino, 2.896. Ainda é garantida a participação neste ano de 165 treineiros, que não disputam vaga.
A maior concentração de inscritos permanece na cota destinada a candidatos oriundos da escola pública, em que a reserva de vagas é proporcional ao percentual de inscritos, sendo neste vestibular de 2010, de 80,33%. Nessa cota, a garantia de participação no concurso dá-se pela gratuidade de inscrição, um dos principais aspectos da política estadual de educação para a formação superior.
Os candidatos ao Vestibular 2010 da UEAP pertencem a todos os municípios do Amapá e de outros nove estados da federação: Amazonas, Rondônia, Pará, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Baia, Minas Gerais e São Paulo. Eles estarão concorrendo a 550 vagas, distribuídas em turmas de 50 alunos, de onze cursos oferecidos pela instituição.
A concorrência maior está no curso de Licenciatura em Pedagogia, com 58.3 candidatos por vaga, seguida do novo curso de Engenharia Ambiental, com 45.56 candidato/vaga. Em terceiro lugar, está o curso de Licenciatura em Letras, com uma concorrência de 44.6 para uma vaga, e na seqüência, o curso de Tecnologia em Design, com 40.72 candidatos por vaga.
Os cursos mais procurados seguem sendo: Engenharia Florestal (38.18), Licenciatura em Filosofia (29.92), Licenciatura em Ciências (26.34), Engenharia Química (19.86), Licenciatura em Química (18.68), Engenharia de Produção (15.40), Engenharia de Pesca (11.82).
Provas - A primeira fase do Vestibular 2010 da UEAP, constituída de Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, com 60 questões, de caráter eliminatório e classificatório, acontecerá no próximo dia 29 de novembro. A segunda fase, também de caráter eliminatório e classificatório, constituída de Prova Subjetiva específica e Redação, acontecerá nos dias 3 e 4 de janeiro.
O período de entrega do cartão de confirmação de inscrição, com o local e horário da Prova Objetiva, será de 16 a 27 de novembro em Macapá, no Campus da UEAP, em Santana, na Escola Estadual Augusto Antunes e Central de Atendimento Super Fácil, e no interior do estado, nas escolas sede dos municípios.
Keila Gibson – ASCOM/UEAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário