sábado, 7 de novembro de 2009

Festival do Açaí aquece a economia no Vale do Jarí

O Governo do Amapá por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, a Associação dos Trabalhadores Extrativistas de Açaí dos Estados do Pará e Amapá (ATEAEPA) e a Associação Agroextrativista Vegetal dos Produtores e Produtoras Familiar Rural de Laranjal do Jari (AGROJARI) realizam no período de 6 a 8 de novembro, em Laranjal do Jarí, o III Festival do Açaí. Evento que aquece economicamente a Região do Vale do Jarí sendo uma oportunidade de bons negócios aos microempreendedores participantes.
Este ano além das iguarias e guloseimas feitas com o açaí, durante o Festival também serão comercializados produtos feitos a partir da mandioca, raiz comestível farta naquela Região, utilizada para a produção da farinha de mandioca, a farinha de tapioca, tucupi, beijú, dentre outros, assim beneficiando os agroextrativistas deste segmento.
Outros atrativos do festival são as gincanas que vão desde a prática de colheita, como a subida no açaizeiro, e até de quem consegue beber mais açaí. As atrações culturais e artísticas como: Banda Versátes, Banda Destak, Banda Esquema Andrade, grupo de hip-hop, Dj Dani Cabrita do Pará, outros e a Escolha da Rainha e Princesa do Açaí.
A 1ª edição do Festival do Açaí aconteceu em 2007, como uns dos produtos do Programa Açaí da Amazônia, iniciativa do Governo do Estado do Amapá em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) que beneficiou 48 trabalhadores extrativistas do açaí dos Estados do Pará e Amapá e revelou a área do Vale do Jarí como grande potencial econômico para o Amapá em relação ao fruto do açaí.
E diante do sucesso de público e de movimentação econômica veio a aceitação da população da região, e o Festival passou a fazer parte do calendário de eventos do Estado por meio de projeto de lei. E hoje o Festival do Açaí é um evento que gera ocupações temporárias, emprego e renda para trabalhadores e empreendedores de Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí, Monte Dourado (PA) e até mesmo de Macapá.
Certificação de Trabalhadores do Vale do Jari
No mesmo período a SETE também realizará aos trabalhadores de Laranjal e Vitória do Jarí a entrega de certificados do Programa Amapá Trabalhador.
Em Vitória do Jarí a entrega será na sexta-feira, às 15 horas, no Centro de Múltiplo Uso, para 79 trabalhadores qualificados na 3ª Etapa do Programa nos cursos de Doces e Compotas, Técnicas de Vendas com Informática Básica, Qualidade de Serviço de Bar e Mecânica de Condicionadores de Ar Refrigeradores.
Em Laranjal do Jarí a entrega será no sabado, às 10 horas, na Câmara de Vereadores, para 205 trabalhadores qualificados na 4ª Etapa nos cursos: Carpinteiro Ferreiro Armador Instalador hidráulico Pedreiro Pintor de parede com pintura texturizada, Carpintaria(forma e telhadista), Leitura de desenho e interpretação de projetos de obras, Assentador de cerâmica, Planejamento e orçamento de obras, e Pedreiro concreteiro.

Arielle Martins
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário: