Mais de cem delegadas representarão Macapá em Brasília durante a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A conferência da capital o aconteceu no dia 7de outubro e mobilizou milhares de mulheres, elegendo 106 delegadas.
As conferências acontecem desde 2004, depois da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada a Presidência da República, em 2003.
Desde então, destacam-se algumas conquistas, entre elas o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontece em três etapas complementares: as conferências municipais/regionais, que ocorreram no período de 1º de julho a 30 de setembro; as conferências estaduais que começaram no período de 1º de setembro e se encerram no dia 15 de novembro; as conferências temáticas que acontecem de 1º de julho a 15 de novembro e a etapa nacional marcada para o período de 12 a 15 de dezembro.
O tema da Carta Magna da Conferência será: ‘A Perspectiva de Gênero como Política Transversal na Gestão Municipal visando o Enfrentamento da Pobreza e Superação da Desigualdade entre Homens e Mulheres’. No Amapá, a delegação de mulheres será coordenada por Ester de Paula, coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
De acordo com Ester de Paula, a idéia é analisar e avaliar o que já foi feito pelas mulheres do Município de Macapá, apresentar novas propostas para que o cotidiano das macapaenses, amapaenses e brasileiras seja interferido, levando em consideração a condição econômica, social e cultural das mulheres, repactuar novos princípios e diretrizes aprovados na II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, por fim, lutar para que as propostas das mulheres de Macapá cheguem até Brasília para que sejam realmente implementadas através de verbas, projetos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário