A iniciativa da entrega da Cesta Suplementar de Alimentos faz parte do programa Escola Viva. De acordo com a lei nº 1751/2009 PMM. Em 2011 foram entregues 20 mil cestas, onde os critérios estabelecidos para o acesso ao benefício era ser aluno matriculado na rede de ensino do Município, está inserido no Programa Bolsa Família Federal e ter idade máxima de 16 anos.
Em 2012, a Prefeitura de Macapá e a Secretaria de Educação do Município estabeleceram a meta em atender todos os alunos da rede municipal de ensino, inclusive os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A distribuição da cesta suplementar de alimentos garante ao estudante do município de Macapá a complementação alimentar. Cada cesta contém 16 itens que complementam a alimentação dos alunos mesmo no período das férias escolares.
A entrega das 31 mil cestas será realizada no período de 08 a 27 de fevereiro. Na área urbana da capital a cerimônia de entrega acontecerá na zona norte da cidade no dia 08 de fevereiro, às 8h, na Escola Municipal José Leoves Teixeira, na Rua Renascimento no Bairro Renascer s/nº. As 23 escolas desta zona da cidade atenderão 12 mil 103 alunos.
Na zona sul de Macapá a cerimônia de entrega acontecerá no dia 10 de fevereiro, às 08h, na Escola Municipal Amapá, localizada na Rua Jovino Dinoá, nº 3188, Bairro do Trem. As 31 escolas, da zona sul atenderão 15 mil e 63 alunos.
Na zona Rural da Capital a entrega nas localidades de Curralinho, Campina Grande, Tessalônica São Joaquim do Rio Pedreira e Maruanum será dia 15 de fevereiro. Para região do Pacuí as datas previstas para a distribuição da cesta será nos dias 16 e 17 de fevereiro. Para as escolas da região Ribeirinha e Arquipélago do Bailique as datas estão previstas para o período de 23 a 27 de fevereiro de 2012.
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