As escolas de samba começam na terça-feira, 7, os ensaios técnicos no Sambódromo. Passistas, comissão de frente, rainha da bateria, alas coreografadas, mestre-sala e porta-bandeira, bateria e outros elementos que compõem uma agremiação estarão na Ivaldo Veras fazendo os últimos ajustes antes dos desfiles de 18 e 19 de fevereiro.
Durante os ensaios são feitas a marcação de tempo e do espaço de apresentação, teste de som e demais ajustes que equilibram o desfile e são julgados como quesitos.
Duas escolas ensaiam por dia com o tempo de uma hora e vinte minutos. O sistema de cronometragem da Liga das Escolas de Samba faz a marcação do tempo das escolas, adaptando também seus instrumentos. Os coordenadores da Liesa fazem ainda a sinalização de início e fim do desfile. Eles são os responsáveis por desligar a sonorização da pista, caso a escola ultrapasse o tempo permitido.
As escolas só podem alterar o horário se houver falha técnica. Nesse caso, o cronômetro é paralisado até a regularização do problema, e é concedido mais dez minutos para que os participantes se arrumem para o reinício.
Além do espaço e tempo, o som também é testado, por isso a necessidade de intérpretes oficiais e músicos para a marcação dos parâmetros técnicos e ajuste da mesa de som. O áudio de todos os ensaios é gravado para serem incluídos como adequação final dos equipamentos de sonorização, que serão programados na mesa de som nos desfiles.
A Liesa dá direito a cada agremiação de indicar um técnico para acompanhar os profissionais da Liga na mesa, este, porém, não poderá manusear os equipamentos.
O prazo para as escolas pedirem alteração de horário de apresentação em consenso com outra encerrou nesta sexta-feira, 3. A partir de agora os representantes devem cumprir o que foi acordado entre os conselheiros da Liga.
Mesmo sendo ensaio, as escolas que não cumprirem o que está acertado serão penalizadas. Só terão acesso à pista, além dos que ensaiam, conselheiros, equipe da Liesa e pessoas identificadas pertencentes às agremiações.
Horário dos ensaios
Data: 07/02 (terça-feira)
21h às 22h20: 1ª agremiação - Emissário da Cegonha
22h30 às 23h50: 2ª agremiação - Piratas Estilizados
Data: 08/02 (quarta-feira)
21h às 22h20: 1ª agremiação - Unidos do Buritizal
22h30 às 23h50: 2ª agremiação - Império do Povo
Data: 09/02 (quinta-feira)
21h às 22h20: 1ª agremiação - Cidade de Macapá
22h30 às 23h50: 2ª agremiação - Boêmios do Laguinho
Data: 10/02 (sexta-feira)
21h às 22h20: 1ª agremiação - Piratas da Batucada
22h30 às 23h50: 2ª agremiação - Solidariedade
Data: 11/02 (sábado)
21h às 22h20: 1ª agremiação - Império da Zona Norte
22h30 às 23h50: 2ª agremiação - Maracatú da Favela
Nenhum comentário:
Postar um comentário