sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sebrae no Amapá e Guiana Francesa se reúnem para estreitar relação comercial





Por: Denyse Quintas / SEBRAE



Firmar o interesse em estabelecer uma maior relação comercial entre o Amapá e a Europa, por meio da Guiana Francesa, foi o tema de uma reunião, na visita técnica da delegação da Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa no Sebrae no Amapá, que aconteceu na manhã desta terça-feira (7), na sala de reunião do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE).
A visita da comitiva, foi organizada pela superintendência com o apoio da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, iniciou com participação dos dirigentes, presidente do CDE, Alfeu Dantas Junior, João Carlos Alvarenga (diretor superintendente) e Waldeir Ribeiro (diretor de administração e finanças), Artur Sotão, Assessor do presidente do CDE e a colaboradora,Francinne Murielle, da Unidade de Atendimento Coletivo. A delegação da Guiana, por sua vez, veio representada por membros da Câmara de Comércio, da Comissão de Relações Internacionais, Comissão de Desenvolvimento Econômico, Comissão de Transportes, entre outras autoridades.
Na reunião, duas questões foram citadas prioritárias para que as relações comerciais ocorram: a importância de se dar prioridade ao problema do transporte entre os países, principalmente com a construção da ponte binacional, e a questão dos vistos para turistas e empresários que buscam negócios. Ambos concordam que é preciso tornar mais fácil a circulação de pessoas entre os países.
Para o presidente do Conselho do Sebrae, Alfeu Dantas Junior, a visita da delegação da Guiana Francesa ao Amapá significa o interesse para que seja efetivada uma relação comercial alinhada com que o Estado quer estabelecer. É um trabalho contínuo para criar no Arco Norte a integração entre o Amapá, Guiana Francesa e o Suriname um ambiente onde ambos possam vender e também de fazer importação de produtos que são consumidos no Amapá, mas que tem entrada pelo sul do Brasil.
O diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, diz que a questão da conclusão da ponte que ligará a Guiana Francesa ao Brasil, pelo Amapá, gera expectativa de momentos melhores no relacionamento comercial, turístico e industrial entre Brasil e Guiana. “A vinda de comitivas empresariais é muito importante para embasar as estratégias políticas que precisarão ser desenvolvidas para que possamos efetivamente nos aproximar deste território francês e, consequentemente, da União Europeia”.
Jean Paul Le Pelletier, presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa, integrante da delegação, falou sobre o interesse do seu país num acordo privado e internacional. “A formação dos transportadores sobre as legislações nos dois países pode ser feita em parceria com as entidades ligadas ao transporte”, finaliza.

Nenhum comentário: