segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Especialista português visita Macapá a convite da direção do Sesi-Senai/AP

O Economista Fernando Cardoso, coordenador da área de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento no Instituto Marquês de Valle Flor, de Portugal, está em Macapá a convite da direção do Sesi/Senai para realizar uma reunião de trabalho e uma série de visitas técnicas com autoridades locais, acadêmicos e representantes de entidades da sociedade civil. Ele ficará na cidade nos 27, 28 e 29.

Na manhã de hoje, Fernando Cardoso reuniu-se com gestores da Casa da Indústria e representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Amapá (Sinduscon-AP). Cardoso é Doutor em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

O especialista, que está fazendo uma série de visitas em vários estados brasileiros, vem à Macapá para conhecer o que está sendo feito em relação à cooperação para transferência de conhecimento, inovação e tecnologia. O principal objetivo da visita é intensificar a cooperação Brasil/União Européia e promover a transferência de profissionais qualificados de Portugal para o Brasil. 

O economista português Fernando Cardoso terá encontro com os gestores dos governos do Estado e do Município; reitores da Unifap, Ueap, Ifap e Coordenadores de cursos da área de engenharia; Reunião com o Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Amapá (Crea).

A visita de Fernando Jorge Cardoso faz parte da agenda positiva implementada pela nova gestão do Sesi/Senai. O português é o sétimo especialista que visita o Estado, desde setembro. Além dele, já estiveram no Amapá o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, embaixador Lucien Muñoz; o engenheiro alemão especialista em gestão ambiental Uwe Menzel; o gerente geral do Centro Tecnológico para a Qualidade e Inovação (Cosmob), o italiano Alessio Gnaccarini; o escritor carioca Roberto DaMatta; Wagner de Mendonça Amorim, que  veio ao Estado para ministrar cursos de Confeitaria e Panificação Básica para o corpo docente do Senai; e o arquiteto italiano Gianfranco Franz.

Agenda
28/01 – Manhã
8h às 9h - Reunião com o prefeito de Macapá, Clécio Luís e Secretário de Governadoria da PMM, Charles Chelala.

11h às 12h - Reunião com reitor da Universidade Federal do Amapá, José Carlos Tavares e coordenadores de cursos.

28/01 – Tarde
15h às 16h - Reunião com o diretor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Clenilson Dias, Reitor da Instituição, Emanoel Alves e técnicos

16h20 às 17h20 - Reunião com o secretário de Planejamento, Orçamento e Tesouro - Seplan, José Ramalho

17h30 às 18h30 - Reunião com os coordenadores de cursos de engenharias da Universidade Estadual do Amapá - UEAP

29/01 – Manhã
9h às 10h - Reunião com o titular da Secretaria Municipal de Obras (Semob) Hilton Rogério Maia Cardoso e técnicos da Secretaria.

10h30 às 11:30 - Reunião com o Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Amapá (Crea), Laércio Aires.

Nenhum comentário: