sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CEA elabora plano de ação para a redução de perdas de energia


Por: Mauro Silva / CEA

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) elaborou um Plano de Redução de Perdas de Energia como ferramenta destinada a reduzir as perdas técnicas e comerciais a dar mais eficiência ao uso da rede elétrica. O plano prioriza as ações de fiscalização, instalação de medidores, atualização cadastral, redução da inadimplência e melhoria da qualidade da energia.
Desenvolvido pelo um Grupo de Trabalho constituído para esse fim, o plano foi apresentado à Diretoria Executiva, que aprovou a proposta. Segundo o engenheiro eletricista da CEA, Mário Freire, o plano tem como objetivo básico a redução das perdas técnicas, não técnicas e aumento de faturamento e arrecadação.
“O conjunto das ações contidas no plano tem como meta a redução das perdas totais, para o patamar de 34,2%, em dois anos, como estabelecido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para o reconhecimento tarifário”, destacou.
O plano de redução de perdas pretende a ordenação de todas as ações realizadas pelos diversos setores da CEA, a interação das equipes, o estabelecimento de procedimentos necessários à continuidade do processo, a redução de custos de suprimentos, dentre outros.
A proposta prevê ainda a conscientização dos consumidores via campanha publicitária quanto aos seus direitos e deveres inerentes ao fornecimento, uso e pagamento das faturas de energia elétrica, com vistas à redução das fraudes e o nível de inadimplência para com a CEA.
Para a Diretoria Executiva, os resultados esperados com o plano são os melhores possíveis. Com a sua implantação, espera-se uma significativa melhora na qualidade de energia para aproximadamente seis mil clientes da CEA, através das reformas dos circuitos, beneficiando uma população estimada em 24 mil habitantes.
De acordo com o plano, para o ano de 2014, definiu-se como meta, perdas de energia de aproximadamente 38,3% e adimplência 94%. O alcance desses resultados está condicionado às realizações das tarefas do plano de atividades.
A expectativa, após a conclusão desta fase de implementação do projeto, é a de que se tenha uma continuidade na tendência de redução dos índices de perdas elétricas e espera-se ainda, com as ações do plano, uma redução das perdas de energia para 34,2% até o final de 2015, aumentar os valores de energia faturada dos atuais 57,5% para 65,8% e reduzir a sobrecarga dos transformadores de distribuição e subestações.
Por sugestão do presidente da CEA, Francisco Almendra, foi criado um comitê permanente para implementar a execução da proposta. O comitê é formado por representantes da Diretoria de Operação (DOP), Diretoria de Planejamento e Expansão (DPE), Assessoria da Presidência (Aspre), Procuradoria Jurídica (Projur), Assessoria de Comunicação (Ascom), Departamento Comercial (Dcom) e Comissão de Licitação (CL). O comitê é coordenado pelo o engenheiro eletricista Mário Freire.

Nenhum comentário: