sábado, 4 de janeiro de 2014

Mazagão recebe ônibus adaptados para cadeirantes, mas donos de vans boicotam o serviço

Mazagão recebeu esta semana os primeiros ônibus com acessibilidade de toda a história do município. A medida atendeu recomendação do Ministério Público Estadual, através do promotor local.

Há cerca de 120 dias, o MPE notificou a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) a determinar que os veículos que fazem linha para Mazagão passagem a ser adaptados para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Como as vans e micro-ônibus que operam no trecho não puderam atender a medida, a Setrap recorreu às empresas de ônibus, que colocaram inicialmente em circulação dois veículos adaptados.

Além de serem adaptados para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, os veículos fazem o trecho Mazagão – Santana ao custo de R$ 3, enquanto que o valor cobrado nas vans chega a R$ 8.

A população de Mazagão aprovou a medida, mas os donos de vans e micro-ônibus fizeram pressão para boicotar o serviço. Houve, inclusive, ameaças de interromper o tráfego das balsas que atendem a travessia do rio Matapi. Para evitar prejuízos à população, a Setrap solicitou que a empresa Siãothur interrompesse o serviço enquanto dialoga com os donos das vans.

Entretanto, a Prefeitura de Mazagão – que aprovou a entrada dos ônibus com elevadores a custo baixo – acenou com o interesse de regulamentar o serviço na área do município. Com isso, os ônibus circulariam em Mazagão e deixariam os passageiros no chamado “Trevão”, tríplice limite rodoviário entre os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. 

Nenhum comentário: