terça-feira, 18 de maio de 2010

Associação adquire R$ 200 mil para o Bolsa Verde

A Associação Comunitária do Estado do Amapá (Aceap) lançou no dia 14, sexta-feira, o programa Bolsa Verde, que visa a reciclagem de banners para a confecção de bolsas. O projeto vai envolver 100 mulheres desempregadas, que já tenham noções de costura. Embora as mulheres sejam o público-alvo, os homens também podem participar.
O curso da Aceap, com duração de três meses, atingirá as redes de supermercados. A ideia é fazer com que as redes troquem os sacos plásticos e adotem as bolsas, amenizando o impacto ambiental. Mariana dos Santos, presidente da associação, ressalta a importância dessa característica: “Buscamos inserir as mulheres no mercado de trabalho, sem nos esquecer da responsabilidade ambiental, da sustentabilidade”.
Fundada em agosto de 1990, a Aceap conta com outros projetos de inclusão social, como cursos de informática e secretariado. A aluna Ludizane Cordeiro, 25, mãe de três filhos e casada, está desempregada e tem grandes expectativas sobre o Bolsa Verde. Ela já fez os cursos de secretariado e informática. “Cada vez mais quero adquirir conhecimentos, tentar um emprego e me firmar no mercado de trabalho”, diz. A irmã dela, Luzivane Cordeiro, 26, solteira, também entrou no curso e pensa em montar uma empresa com a família. “Fiz cursos de secretariado, empreendedorismo e bijuteria. Com mais esse, vou somar conhecimento pra tocar minha vida e da minha família pra frente”, conta Luzivane.
Socióloga e analista de planejamento e orçamento, Rosemary Brito é professora de cooperativismo e associativismo e tem boas expectativas sobre a primeira turma. "Essa é uma turma bem variada, de todas a idades. Gosto muito de trabalhar com a comunidade. Escuto os anseios da comunidade e tento passar a todos tudo o que aprendi, seja como socióloga, seja como pessoa."
Durante o lançamento do Bolsa Verde, a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) incentivou as mulheres da Aceap. Foi ela quem conseguiu os recursos com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em Brasília. “Tive muita força de vontade pra superar todos os obstáculos que a vida me proporcionou. Só dependia de mim. Hoje sou deputada. Esse projeto vai lhes abrir portas. Só depende de vocês agora. E só por virem aqui, já é uma vitória”.
A Associação Comunitária do Estado do Amapá fica na Av. José A. de Mont'Alverne, 1288, Congós. Telefone: 3227-0035.

Lucas Penafort
Assessoria de Imprensa
8140-2360

Nenhum comentário: