sábado, 22 de maio de 2010

Qual é a importância do Marabaixo para o folclore local?






RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

AUTORIA: Claudionor dos Santos.

100% dos entrevistados falaram que o Marabaixo representa a cultura do Amapá, através dele pode-se resgatar as origens, antepassado de um povo sofrido e que hoje vem lutando com resistência à valorização da cultura local, pois o Marabaixo representa a nossa história, o reconhecimento das raízes afro-descendentes do Estado.
Percebe-se que o grupo que procura preservar essa cultura tem a consciência da importância desse folclore para o estado, entretanto, precisa-se conquistar a sociedade para a valorização, divulgação, preservação e envolvimento com essa cultura.
Necessita-se acreditar em uma mudança de consciência para com a cultura do Marabaixo, é como declara Esmeraldina dos Santos (2002, p. 38) “as pessoas ainda não acreditam na nossa cultura, no poder da vida que ela tem, na resistência, luta e vitória. Eu acreditei, falei que era uma mudança na minha vida, eu quero, eu posso valorizar as minhas origens.” Esta é a história do nosso povo e que ainda não terminou, aqueles que ficaram devem registrá-la para que nem o tempo possa apagá-la.
De acordo com a pesquisa realizada o Marabaixo é um folclore Amapaense, que pode contribuir com o desenvolvimento do Estado, pois este é referência histórica do povo, ele retrata toda influência de uma geração e ancestrais, em que as belezas dos corpos se misturam com a sensualidade da roda das saias e envolve os dançarinos com os arrasta pés, e o toque de nossas caixas.
Esta afirmação se consolida quando se analisa a fala de algumas pessoas que já fazem parte do movimento folclórico, ou seja, do nosso Marabaixo. Entre os entrevistados, durante o processo de coleta de dados, destacam-se as idéias e o interesse de ver a nossa cultura sendo valorizada, divulgada em todos os setores do estado e do país, principalmente por professores, estudantes, jovens, e por todos da sociedade local.
Neste sentido, não podemos nos apresentar com nossa identidade nos lugares por onde passamos sem fazermos referências ao nosso folclore que é o Marabaixo, nossos pontos turísticos que é o Marco Zero, Fortaleza de São José de Macapá, Igreja de São José de Macapá, do Trapiche Eliezer Levi, a Pororoca, Equinócio e muitos outros. E reconhecer os trabalhos e obras daqueles que passaram e passam por está terra para contar nossas histórias vividas de sofrimentos e lutas.
O Marabaixo diz quem é, enquanto amazônidas, Amapaense, Afro-Macapaense, e todos os que fizeram e fazem parte desse povo. Há necessidade de transforma nossos valores em uma identidade cultural, em espaço de união e raça da origem que nos representa sem discriminação de cor e idade para o progresso da cultura local.

Nenhum comentário: